30 de dez. de 2017

TÉCNICO EMERSON SOUZA do Campo Mourão Basquete faz avaliação técnica da equipe, relembra história da Amobasquete e aponta dificuldades no NBB 10

"Para entender o que está acontecendo com relação aos resultados do Campo Mourão Basquete dentro da quadra é necessário falar um pouco do extra quadra - projeto, gestão, diretoria,  objetivos e financeiro", diz o professor e técnico do Campo Mourão Basquete, Emerson Luis de Souza, dirigente do representante de Campo Mourão e do Estado do Paraná pelo segundo ano consecutivo no NBB - principal competição do basquete brasileiro. 
Nesta entrevista especial para o Blog do Ilivaldo Duarte ele faz uma avaliação técnica, relembra a história e conquista do sonho de disputar o NBB, mas informa também o que pensa do time, dos problemas e dificuldades encontradas até aqui nos 12 jogos da temporada NBB 10.
Professor Emerson, o time não vem bem no NBB. Como avalia a temporada do Campo Mourão Basquete no NBB 10? Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela postura e ética profissional em perguntar o meu ponto de vista sobre o atual momento do Campo Mourão Basquete no NBB. A minha análise é técnica e pode ser diferente da análise de torcedores, imprensa, patrocinadores e apoiadores. Posso dizer a todos que sinto um grande orgulho pessoal em ver a nossa cidade e o estado do Paraná sendo representada pelo segundo ano seguido pelo nosso projeto na primeira divisão do basquete brasileiro.
O time não está reeditando a boa campanha do ano passado. Para entender o que está acontecendo com os resultados dentro de quadra temos que falar um pouco do extra-quadra, sobre projeto, gestão, diretoria,  objetivos e financeiro. E gostaria de lembrar o trabalho da Amobasquete.
A amobasquete vai completar 10 anos em 2018, é um
sonho realizado com bons resultados? É uma história de 10 anos, pois em 2018 a Amobasquete completará 10 anos. São 10 anos de muitas vitórias, títulos, objetivos conquistados dentro e fora das quadras. No começo, essa representatividade era apenas a nível estadual, mas há alguns anos o Campo Mourão Basquete vem levando o nome de nossa cidade para todo o Brasil. Só que essa história não é feita só de bons momentos, mas de vários momentos com muitas dificuldades.
Quais são essas dificuldades?  As dificuldades sempre foram enormes como estão sendo agora, só que muitas vezes elas eram apenas vividas, sofridas e vencidas por poucos, de uma certa forma e de uma maneira passava despercebida por toda a cidade. Felizmente ou infelizmente, hoje todos os desafios e dificuldades do Campo Mourão Basquete não passam mais despercebidos, agora quem percebe, nota e sabe que a nossa luta não é só da nossa cidade, mas sim de toda a região, estado e país.
O nosso basquete teve também bons momentos.
Sim, tivemos momentos maravilhosos com mais de 20 títulos desde 2008, com a aprovação de nossa lei federal, além da conquista da quadra e equipamento novo, da entrada para a história do NBB como a menor cidade do Brasil a se classificar para os playoffs finais e outros momentos inesquecíveis.  Mas também tivemos momentos difíceis dentro e fora da quadra, que chegou ao ponto de quase o projeto parar depois da Liga Ouro de 2015.
Mas o mais importante é o presente onde Campo Mourão está disputando mais uma vez o NBB, e para chegarmos até aqui vivemos um drama depois do término do NBB 9.
Professor Emerson, conte um pouco das dificuldades que o Campo Mourão está enfrentando.  Ao final do NBB 9, a ex-diretoria presidida com muita ousadia pelo Nelsinho (Nelson  Pedro Martins), como já havia anunciado antecipadamente, estava de saída e tivemos uma dura missão de tentar formar uma diretoria que demorou cerca de 3 meses para ser constituída. Junto com a formação da nova diretoria começou o processo de inscrição para o NBB 10 em julho de 2017, ou seja era ´pressão´ para todo o lado.
Após inúmeras reuniões, a nova diretoria resolveu encarar o desafio de colocar Campo Mourão mais uma vez no NBB, só que com muitas dificuldades, onde o principal seria o pouco tempo para planejar o projeto, viabilizar os recursos, montar e treinar o elenco.
O time correu o risco de não disputar o NBB 10? Sim, corremos vários riscos por ter decidido jogar mais uma vez o NBB, como o de não conseguir recursos, montar e entrosar a equipe, e porque não dizer, pelo pouco tempo de preparação correr o risco de não conseguir os resultados que precisávamos dentro da quadra para conseguir o primeiro objetivo, que é a classificação para os playoffs.
Como analisa a campanha com 12 jogos realizados e os maus resultados?  Fizemos 12 jogos até agora com duas vitórias (Franca e Sorocaba), 3 derrotas por menos de 3 pontos (Bauru- atual campeão, Mogi- atual campeão Sul-Americano e Botafogo- atual
campeão da Liga Ouro. Tivemos 4 derrotas nos últimos minutos por menos de 7 pontos (Flamengo, Ceará, Vitória, Minas) e  3 derrotas mais largas (Vasco, Pinheiros e Caxias). Tudo isso com apenas três semanas de preparação, enquanto que 94% dos nossos adversários tiveram no mínimo três meses de preparação com vários campeonatos, torneios amistosos e o principal, tiveram tempo para entrosar e construir um sistema de jogo para o principal campeonato do país.
A preparação deste ano foi bem diferente da realizada na temporada anterior?   No ano passado para se ter uma ideia, começamos a montar a equipe com quatro meses de antecedência fazendo amistosos, disputando Campeonato Paranaense e  Jogos Abertos. Já neste ano, a primeira competição é o NBB ou seja, vamos montar a equipe durante a competição. Não tem segredo, só que temos que tomar alguns cuidados para não estourar os jogadores fisicamente e corrermos riscos de perdê-los por contusões.
Professor, o senhor tem falado que não podem ser analisados somente os resultados? Na minha
opinião, não podemos analisar só os resultados, temos que analisar todo o enorme trabalho que os diretores, patrocinadores, comissão técnica e a cidade de Campo Mourão fez para mais uma vez estar disputando pela segunda vez na história uma Liga Nacional - feito nunca alcançado antes por nenhuma modalidade na região da Comcam. Não tinha outro jeito, ou fazíamos assim ou estaríamos fora. O nosso objetivo como projeto é melhorar dia a dia o nosso projeto fora da quadra, que está só começando. Na próxima temporada iremos começar os trabalhos no mais tardar em agosto.
Como avalia a equipe montada ´em cima da hora´ para o NBB 10 com todas essas dificuldades? A
equipe é boa, comprometida e qualificada, mas precisamos de mais entrosamento e leitura de jogo para vencermos na reta final. Dos sete jogos mais equilibrados que perdemos, se o time tivesse vencido pouco menos da metade estaríamos em um condição na tabela totalmente diferente. Estamos focados no nosso objetivo maior que é a classificação para os playoffs,  onde começa um outro campeonato. Mas não podemos achar que isso vai ser fácil ou vai cair do céu. Temos que trabalhar, concentrar, estudar e jogar muito mais que qualquer outra equipe para conquistar cada vitória.
Então é um momento que requer muita calma?  Temos que ter calma para analisar este momento e ter consciência, que estamos em uma Liga Nacional e enfrentando as melhores equipes, estruturas, atletas técnicos de renome internacional e que cada vitória vai ser muito suada.

O torcedor do Campo Mourão é um apaixonado que dá apoio, mas nos últimos jogos têm sofrido com a má performance do time e a sequência de derrotas.  Para o torcedor, deixo o  compromisso de fazer o nosso melhor a cada momento para voltar ao caminho das vitórias, que projetou nossa cidade positivamente para todo o Brasil. Nunca desistir é a nossa maior vitória. Foi assim nos 10 anos da Amobasquete e continuará sendo nesse e em outros campeonatos, pois como diz um amigo meu "Bom mesmo é ganhar".
Professor Emerson, qual o recado final para os leitores do Blog do Ilivaldo Duarte neste final de 2017. Nós da Amobasquete nunca esqueceremos de todo o trabalho que tivemos para chegar até a elite do nosso basquete, vamos continuar trabalhando forte para que as vitórias aconteçam e reencontremos o nosso bom basquete. Desejo um Feliz 2018 a todos repletos de saúde, paz  e realizações. 
Nota do Blog: Obrigado professor Emerson pelas respostas e respeito com este profissional, com a imprensa, apoiadores, torcida e comunidade. Feliz novo ano ao Campo Mourão Basquete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário