28 de dez. de 2017

REFLEXÕES do jornalista Rafael Henzel, sobrevivente do voo 2933: "Meu coração transborda de felicidade; o sentimento de gratidão é maravilhoso!"

O gaúcho de São Leopoldo, 44, Rafael Henzel Valmorbida, jornalista e radialista na Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó (SC),  é o único jornalista entre os 22 profissionais – jornalistas e técnicos – sobrevivente do Voo LaMia 2933, que em 28 de novembro de 2016 estava a serviço da Chapecoense com saída de Santa Cruz de La Sierra para o Aeroporto Internacional de Rionegro, na Colômbia, onde disputaria a primeira partida contra o Atlético Nacional na final da Copa Sul-Americana. Disputaria, porque às  22h15m do horário colombiano, o avião caiu, matando 71 das 77 pessoas que estavam a bordo.
Rafael foi o único jornalista sobrevivente, apresentou sete costelas quebradas, pneumonia e lesão no pé direito e saiu do hospital depois de 30 dias, dos quais dez dias na UTI e 20 dias internado em um hospital de Medellin.
Seu retorno a Chapecó aconteceu em 13 de dezembro de 2016 juntamente com o lateral Alan Ruschel.
Ganhei recentemente e agradeço, do amigo chapecoense, cooperativista e torcedor da Chape, Julmir Cecon (foto)  o livro de Rafael Henzel "Viva como se estivesse de partida", o qual "saboreei" em poucas horas esta semana e recomendo aos amigos.
Para perpetuar seu depoimento e experiência, escolhi alguns pensamentos manifestados por Rafael Henzel Valmorbida. Ele afirma que sua vida mudou - seu comportamento e atitude, e a forma de viver e de encarar a vida e as pessoas. 

REFLEXÕES DE RAFAEL HENZEL



"POR ESTARMOS  em uma cama de hospital somos um retrato da humildade, dependemos de tudo e de todos, somos obrigados a encarar esse tipo de situação e com isso mudamos. Acho que é um lugar de amor com característica perfeita."

"SE O OUTRO NÃO FOR humilde com você paciência, acredito que a humildade traz muita alegria para as pessoas. Jamais subestime a importância do outro porque todos nós temos a nossa importância."

'PARA TODAS AS DECISÕES que você tomar é preciso antes de qualquer coisa tomar coragem e ter consciência, de que vai dividir seus ganhos e suas conseqüências com os outros."


"OBVIAMENTE EU NÃO POSSO  pedir mais nada, porque estou vivo."

"COM OS BOATOS QUE SE TORNAM NOTÍCIA  fazendo uma autocrítica aprendi a valorizar mais a exatidão. É uma lição que vale não só para o jornalistas, mas para todos os cidadãos."


"DEIXE O PRECONCEITO E siga a sua vida, não perca seu foco. O importante é que só você é quem entende da sua vida. E importante é fechar apenas com seus amigos verdadeiros."

"ACREDITO QUE PUDE PASSAR essa mensagem de reconstrução, de fé e esperança."

"PRECISAMOS PRESTAR SERVIÇOS sem esperar nada em troca, a não ser o bem estar das pessoas e colaborar com os outros dentro das nossas habilidades."


"CONVIVER EM AMBIENTE FELIZ faz o seu feliz. Se você levar a felicidade aos outros vai receber a felicidade também."

"TODOS PRECISAM SABER QUE deve fazer a sua parte, as suas obrigações, mas a diferença, a humildade para reconhecer a força das pessoas é cada vez mais valorizada. Uma coisa é ter a hierarquia do trabalho, outra é saber ser humilde na hora de elogiar e parabenizar algum trabalho. Como diz o slogan da Chapecoense ´do presidente ao roupeiro todo mundo tem a mesma importância.´

"TENHO QUE TRABALHAR A FAVOR da coletividade pois a minha profissão já diz isso: todo comunicador social, jornalistas em geral, tentam melhorar a vida das pessoas."

"ACREDITO QUE A grande conquista foi levar
essa mensagem para as pessoas: uma mensagem de vida."

"ENTÃO PORQUE DEIXAR para amanhã, para a semana que vem, o que pode fazer hoje? A oportunidade não volta."

"TODOS TÊM UMA TAREFA  para cumprir na vida. A minha é espalhar que milagre existe, que as pessoas podem acreditar em alguma coisa, que não podem se entregar.  Precisamos acreditar. O nosso pensamento positivo é fundamental, não só para resolver os problemas, mas para nós mesmos sobrevivermos."

"NÃO DEIXE DE ACREDITAR. Tenha fé. A gente não pode se entregar na primeira dificuldade."

"A VERDADEIRA vitória foi da solidariedade."

"É BOM SABER que não estamos sozinhos, como é bom saber que ao nosso redor existem amizade, solidariedade, gratidão, felicidade, esperança. "

"DEUS MUDOU o meu destino e cada um tem um seu próprio destino. Tudo o que eu posso fazer é esta agradecer por esta segunda possibilidade de viver. Esse é o convite que faço a todos: comemore a possibilidade de viver."

"MUITAS VEZES esquecemos de viver por
causa do nosso trabalho, das nossas obrigações sociais, e isso não é viver, mas, sim, sobreviver." 

"ACREDITAR É O verbo da nossa vida."

"O MEU CORAÇÃO TRANSBORDA DE ALEGRIA, o meu coração transborda de felicidade - um bordão que começou a amadurecer na Sul-Americana 2016."

"PASSEI A ENTENDER QUE não somos nada sozinhos, que dependemos uns dos outros em uma cadeia organizada. Você não é nada sem as suas teias de relações. "

"AQUI NA COLÔMBIA TEM UM DITADO : para trás, nem para tomar impulso. Olhe para a frente - disse a chefe do corpo clínico (Adriana)."


"A GRATIDÃO É UMA DAS MAIORES qualidade que se pode ter. Agradecer por tudo o que nos acontece no dia a dia, é espetacular. O sentimento de gratidão é maravilhoso."

"COMO É BOM ESTAR vivo, como é bom poder abraçar o seu filho e sua esposa... Como é bom voltar."


NOTA DO BLOG - Rafael, feliz novo ano! Você tem uma linda missão a cumprir. Não peça nada e nem pergunte: Deus ama você e nós também.
VVVVVV IIIIIIIIIIIIII VVVVVVVVV AAAAA Rafael!
O meu "Viva" quer dizer "Graças a Deus!". Felicidades. 
Ilivaldo Duarte, jornalista e radialista, apaixonado pela vida em Campo Mourão (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário