9 de jul. de 2017

MACIEL, 29 ANOS DE COLUNISMO NO JORNAL TRIBUNA: texto da estreia foi sobre o pioneiro Avelino Piacentini em 10 de julho de 1988

"Há 29 anos, despretensiosamente no sentido de sem querer e espontaneamente, começou esta Coluna, em 10 de julho de 1988. O texto de estreia foi sobre o pioneiro de Campo Mourão Avelino Piacentini, que morreu no dia quatro", lembra o professor, advogado, escritor, membro das Academias Mourãoenses de Letras e do Centro de Letras do Paraná. 
Maciel com duas imagens - fotos deste escriba em duas tardes na redação do jornal Tribuna há muitos anos, diz que o "Espaço na coluna passava a abordar outros temas, sem deixar de prestar tributo a entes queridos da nossa terra." 
Ele lembra como era o processo de escrever a coluna e da sua chegada na redação. "Para o texto chegar até aqui, ele era entregue diretamente na redação ou vinha por carta, depois encomenda, telex e fax. Antes só aos domingos e bissemanal. Jornal impresso em preto e branco, reminiscências. Agora a ultrapassagem do tempo é a velocidade colorida, instantânea."
Parabéns Maciel, amigo, confrade e professor. A persistência, idealismo, inteligência e sabedoria estão a disposição de todos, mas nem todos sabem e usam como deveriam.
Com alegria, registro que, até o último domingo de junho de 2001 fizemos dobradinha na Tribuna: você com sua coluna e eu com a coluna "Tocando de Primeira", encertada naquela oportunidade com a edição de número 1.102.  Viva!

Um comentário:

  1. José Eugênio Maciel10 de julho de 2017 às 15:55

    Ilivaldo, agradeço-lhe o registro dos 29 anos como colunista da "Tribuna". Recebo com enorme apreço, responsabilidade as suas palavras de enaltecimento. Bem lembra você da nossa "dobradinha", a minha e a sua Coluna no citado jornal, "Tocando de Primeira" com a edição de 1102. Também devo registrar a publicação do texto integral do Jornal para este espaço de grande conceito e influência no jornalismo mourãoense. Obrigado, obrigado sempre!

    ResponderExcluir