8 de fev. de 2017

IDENTIDADE, TAREFA E CRIAÇÃO: três dons de Deus para nós

O homem feito à imagem de Deus, senhor da terra, tendo ao lado uma mulher para amar: a homilia do Papa na missa celebrada na Casa Santa Marta ontem foi dedicada aos três grandes dons de Deus ao homem no ato da Criação.
O Papa destaca três grandes dons, começando pela identidade:
“Antes de tudo, nos deu o DNA, isto é, nos fez filhos, nos criou à Sua imagem, à Sua imagem e semelhança, como Ele. E quando alguém faz um filho, não pode dar para trás: o filho está feito, está ali. E que o assemelhe muito ou pouco, è seu filho; recebeu a identidade. E se o filho se torna bom, o pai fica orgulhoso, não?, “mas olhe, que bom filho!”. E se é um pouquinho feio, o pai diz: É bonito!”, porque é assim. Sempre. E se é mau, o pai o justifica, o aguarda.. Jesus nos ensinou como um pai sabe esperar os filhos. Ele nos deu esta identidade de filho: homem e mulher; devemos acrescentar: filhos. Somos como deuses, porque somos filhos de Deus”.
O Segundo dom de Deus na Criação é, para Francisco, uma “tarefa”: “nos deu toda a terra”, para dominar e subjugar, como diz o Gênesis. É uma “realeza”, acrescentou o Papa, porque Deus não quer o homem “escravo”, mas “senhor”, mas com uma tarefa:
“Assim como Ele trabalhou na Criação, deu a nós o trabalho, deu o trabalho de levar adiante a Criação. Não de destruí-la; mas fazê-la crescer, cuidar, proteger e fazê-la produzir fruto. Deu tudo. É curioso, penso eu: mas não nos deu dinheiro. Temos tudo. Quem deu o dinheiro? Eu não sei. Dizem as avós, que o diabo entra pelo bolso: pode ser … podemos pensar em quem deu dinheiro … Deu toda a Criação para preservá-la e levá-la adiante: este é o dom”.
Por fim, o Papa exaltou o terceiro e último dom contido no Gênesis: o amor.
“Homem e mulher Ele os criou. Não é bom que o homem viva sozinho. E fez a companheira”: um “diálogo de amor”, disse Francisco. Portanto “preservar a Criação e não destruí-la, levá-la adiante com o trabalho cuja ausência priva o homem de dignidade e, por fim, faz crescer o amor que tem início entre homem e mulher: esta é a imagem da Criação para o Papa, que fez sua exortação final:
“Agradeçamos ao Senhor por esses três presentes que nos deu: a identidade, o dom-tarefa e o amor. E peçamos a graça de proteger esta identidade de filhos, de trabalhar o dom que nos deu e levar avante com o nosso trabalho este dom, e a graça de aprender todos os dias a amar mais”. Fonte: Rádio Vaticano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário