28 de fev. de 2017

8 ANOS DE BISPADO EM CM: parabéns Dom Javier Paredes

Em 27 de fevereiro de 2009 o Monsenhor Francisco Javier Delvalle Paredes tomou posse como o quarto bispo diocesano na Catedral São José, em Campo Mourão. A cerimônia de posse teve a participação de 24 bispos e arcebispos do Paraná, dezenas de padres, autoridades e diocesanos,  de seus familiares vindos do Paraguai.
Parabéns ao Dom Javier, pelos oito anos de bispado a frente da Diocese de Campo Mourão. Ele sucedeu aos bispos anteriores Dom Mauro, Dom Virgílio e Dom Eliseu. 
Breve perfil de Dom Javier - Ele nasceu em Isla Pocú, no Paraguai, no dia 3 de dezembro de 1942. Na Argentina, cursou Filosofia e Pedagogia; no Studium Theologicum, em Curitiba, estudou Teologia; Espiritualidade, na Colômbia e, Teologia Bíblica, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Dom Javier tem especialização em Pastoral Catequética, pelo Instituto Pio XI, em São Paulo; e pós-graduação em Teologia Bíblica e Metodologia de Ensino Religioso no ITEPA e UCPEL, em Passo Fundo-RS.
Participou de missões na África entre 1977 e 1978, trabalhando no Congo.
Veio para a Diocese de Campo Mourão em 1978 e desempenhou o cargo de reitor do seminário por dois anos. Trabalhou em Peabiru, Quinta do Sol e Fênix. Foi diretor espiritual do Seminário Menor, do Seminário de Filosofia e do Seminário de Teologia, além de responsável pela Ação Missionária, coordenador diocesano, representante diocesano do clero, professor na Escola de Teologia Pastoral e diretor do Seminário de Filosofia.
Foi Administrador diocesano desde que Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese de Cascavel.
Foi nomeado bispo da Diocese de Campo Mourão, pelo Papa Bento XVI, no dia 24 de dezembro de 2008 e tomou posse em 27 de fevereiro de 2009. Fonte: site da Diocese de Campo Mourão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário