16 de jan. de 2017

SANTA CRUZ, o berço do catolicismo em Campo Mourão

Acima e abaixo, imagens que fiz no domingo (15) na gruta anexa a igreja na Paróquia Santa Cruz, em Campo Mourão.
O livro "Campo Mourão - Centro do Progresso - de autoria do inesquecível radialista, escritor, historiador, cerimonialista Pedro da Veiga, a qual reputo ser a melhor obra mostrando vários segmentos da história de Campo Mourão, mostra na página 171 a história e evolução do catolicismo em terra mourãoense, "que teve origem em 1909 com a visita do coadjutor da paróquia de Guarapuava, padre Francisco Vedder, da congregação verbo Divino. .....em meio ao campo, um cedro seria chantado para símbolo das origens e fanal dae suas esperanças. No campo da cruz o cedro transfigura-se  na Santa Cruz em cuja capela, ainda hoje venerada, no Jardim Santa Cruz, constitui-se em notável marco histórico. tombado pelo Município, como patrimônio público de preservação, visando sua perpetuaç~]ao póstera...."
". Em 8 de dezembro de 1942, foi criada a paróquia de São José de Campo Mourão, em cujo decreto de criação, padre Aloysio Jacob foi nomeado primeiro vigário e padre Humberto Frisch, coadjutor..."

Um comentário:

  1. a igreja santa cruz de campo mourao e uma igreja que acolhe a todos ate mesmo os que sao evanelicos sem prestar queixa contra quelquer ´pessoa se alquem precisar se confessar o nosso padre aende os edidos

    ResponderExcluir