30 de dez. de 2016

JOGO RÁPIDO com o professor e mestre em Direito Marcos Noboru Hashimoto

O professor e mestre em Direito Marcos Noboru Hashimoto. graduado em 1993 pela faculdade de Marília, com várias especializações e atualmente doutorando pela PUC-SP é o convidado do último JOGO RÁPIDO de 2016. Ele comenta suas atividades, das mudanças com a entrada do novo Código de Processo Civil, da operação Lava Jato e da esperança por um Brasil Melhor.
O ANO DE 2016 - “Para mim este ano de 2016 foi de muito muito crescimento e aprendizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal; enfim, foi muito abençoado, nas graças de Deus, aliados à atividade na advocacia e na docência, tive a oportunidade de aprender, tentar debater e transmitir conhecimento, por meio de palestras proferidas na Escola Superior de Advocacia da OAB/PR, e nas subseções de Pato Branco e Maringá. Também fui privilegiado com a
publicação de alguns singelos artigos no "Cidade em Revista" da caríssima Cidinha Coletty, bem como ao elaborar a convite breves comentários a artigos do novo Código de Processo Civil - um a ser publicado em 2017 pela Editora Lualri de São Paulo e outro virtual em homenagem ao professor Wambier. Enfim, aprendí muito com estas experiências, aliadas à batalha diária de advogar e lecionar.
Lecionei este ano apenas na PUC-PR em Maringá, para duas turmas com aproximadamente oitenta alunos.
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PROFISSIONAL - Leciono Direito desde 1993, tendo tido a satisfação de lecionar em várias e excelentes Instituições, dentre as quais se notabilizou a faculdades Integrado de Campo Mourão onde estive por 14 anos, aprendi muito e fiz grandes amigos. Sou graduado em Direito desde 1990 pela Faculdade de Direito de Marília (atual Univem), com especializações em Direito Civil e Processual Civil pela mesma instituição (à época, em convênio com professores da USP) e em Direito dos Contratos (pelo IICS/CEU de São Paulo); e mestre em Direito Negocial pela UEL - núcleo de Direito Processual Civil, e atualmente doutorando pela PUC -SP, na mesma área. Nota do Blog - abaixo, imagem da turma A, uma das três do primeiro grupo de formandos que iniciaram a graduação em 2001 e concluíram em janeiro de 2006, há 10 anos na faculdade Integrado em Campo Mourão.


NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL - Em 2016, dentre as várias mudanças na lei, entendo como a mais relevante a entrada em vigor da Lei n. 13.105/2015, em vigor desde 18/3/2016, ou seja, o novo Código de Processo Civil. Novo, porque busca realmente por uma nova concepção de processo, com inúmeras mudanças em busca de uma justiça mais célere e efetiva. Como tudo o que é novo, enseja virtudes e críticas, a serem corrigidas com o tempo, com a necessária ponderação e adequação.
ESCOLHA DO CURSO DE DIREITO - Entendo que várias razões podem levar o aluno a optar pelo curso de Direito na
Faculdade, mas certamente uma destas a se considerar é que se trata de um curso que proporciona imenso crescimento pessoal e profissional, pois dá acesso a uma gama de conhecimentos aplicáveis a todas as áreas profissionais. E também se alia ao conhecimento prévio e à experiência vicária de cada um para a futura escolha da área de atuação, proporcionando resultados de excelência. E o que é mais importante, propicia a chance de poder ajudar ao próximo.
AÇÕES DA LAVA JATO - No âmbito nacional, acompanhei as ações da Lava Jato - sem adotar qualquer posição política, como o princípio da necessária moralização nas Instituições e frente àqueles que as integram, a fim de se preservar o real interesse e patrimônio da nação e povo brasileiros, para que o Brasil deixe de ser o país da impunidade e do "tudo pode", para adotar a seriedade e grandeza que lhe é de destino, e que por vezes é desvirtuada por alguns agentes públicos.
Mas toda a operação deve observar a Independência dos Poderes, as normas constitucionais e infraconstitucionais. Como devem ser punidos os culpados, também não se deve admitir excessos - provenientes de onde quer que seja, que possam ferir garantias e direitos constitucionais inerentes a cada um em particular, e a todos concomitantemente.
Espero do Brasil a retomada do crescimento e o ressurgimento dos valores políticos, econômicos, institucionais, que devolvam ao povo brasileiro a dignidade e lhe proporcione não só o mínimo necessário à subsistência, mas a esperança por dias melhores. Que se tornem realidade, o quanto antes possível.
PLANOS PARA 2017 E MENSAGEM - Meus planos para 2017 são singelos: continuar advogando e lecionando - se possível com prosperidade, estar aberto a novos caminhos e
oportunidades, aprender e ajudar sempre mais, terminar meu doutorado, estar na companhia da família e dos amigos, enfim, daqueles a quem amo, admiro e respeito.

Deixo como mensagem a você e a todos os leitores, alunos e colegas, se me permitem: vamos continuar fazendo a nossa parte.
Com fé em Deus, trabalho, honestidade e obstinação, certamente venceremos e construiremos um 2017 melhor, para nós, para nossos filhos e para todos.  Só não podemos desistir. Grande abraço, um feliz e próspero 2017. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário