31 de dez. de 2016

HISTÓRIA: O casarão no RJ onde foi assinada a Lei Áurea

Durante a visita ao Rio de Janeiro em 2016, pude além da Olimpíada, participar de um evento no famoso e tradicional Casarão Penedo. E para minha surpresa, a guia nos informou que aquele lugar foi sede do momento histórico da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil. Nas imagens, sentei-me à mesa e vi na parede o quadro com o original da Lei Áurea - Lei Imperial nº 3.353, assinada pela Princesa Isabel e por Rodrigo Augusto da Silva, em 13 de maio de 1888.  Foi seguramente, outro momento emocionante para mim neste ano de 2016. 
O Casarão Penedo, hoje é local aprazível para sediar eventos, com cenários maravilhosos e encantadores. Foi sede da antiga Fazenda Penedo, uma fazenda do ciclo do café erguida em 1836 por Maria Benedita Gonçalves conhecida no Vale do Paraíba como “ A Rainha do Café”- uma mulher que, apesar de analfabeta, era proprietária de várias fazendas de café nesta região, possuía grande influência, era amante da cultura e organizadora de grandes eventos.
A história registra que O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritãnia, somente em 9 de novembro de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário