7 de set. de 2016

COLUNA DE LETÍCIA MIOLLA RIBEIRO: Mais de 500 atendidos nas Apae CM

Olá Leitores do Blog do Ilivaldo Duarte! Com o tema “O Futuro se faz com a conscientização das Diferenças”, a Federação Nacional das Apaes, em consonância com suas unidades filiadas, organizou  no sentido de promover ampla discussão, no período de 21 a 28 de agosto de 2016, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Fundada em 17 de abril de 1974 a Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão tem como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos de atendimento especializado e de apoio às famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla buscando sua inclusão social. 
A Apae mantém serviços em uma unidade de saúde, de educação e de assistência social, atende 509 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sendo estas 453 de Campo Mourão 36 do Município de Luiziana e 20 do Município de Farol, somadoa seus familiares totalizam anualmente aproximadamente  2000 pessoas.
A Apae oferece atendimento, avaliação, habilitação e reabilitação ambulatorial nas áreas de neurologia, pediatria, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, odontologia e oftalmologia. 
O setor de fonoaudiologia da Apae desenvolve um trabalho através de princípios básicos voltados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala e da linguagem, leitura e escrita, bem como o gerenciamento da disfagia (dificuldade de deglutição). O principal objetivo do setor é desenvolver a fala e as funções orais o mais próximo da normalidade. Sendo assim, são realizados atendimentos individuais e em grupo, de acordo com a necessidade do paciente. Realizando também orientações às famílias e aos professores.
Letícia Tomaz Miolla Ribeiro- Fonoaudióloga CRFa 3 – 9626 leticiamiolla@hotmail.com -(44) 9969-4358

Nenhum comentário:

Postar um comentário