28 de jun. de 2015

DIFERENÇAS ENTRE o futsal e o futebol se salão clássico

Você sabe as diferenças entre o futsal e o futebol de salão clássico que tem na comissão técnica da seleção brasileira um mourãoense (Márcio Rinaldo, técnico do CM Futsal)? O BLOG pesquisou e responde para você. Segundo levantamento, apesar da grande semelhança, futebol de salão clássico e o futsal não são o mesmo esporte. As diferenças são poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica do jogo. Tem também a questão política, pois o futsal é de responsabilidade da Fifa e o futebol de salão que foi  regido até a década de 90 pela Fifusa, é desde 2002 responsabilidade da Associação Mundial de Futsal, com sede no Paraguai.
O futsal tem uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo ganhou outra dinâmica com novas regras, permitindo que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área. Para muitos, o futsal evoluiu com as regras e tornou-se o futebol de salão moderno. 
Já o futebol de salão preserva as regras originais, manteve mais as características com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. 
No Brasil a CBF filiada a Fifa reconhece a CBFS como a gestora do Futsal. As entidades que não concordam com este reconhecimento, vincularam-se à CBFS e se filiaram à AMF e praticam o futebol de salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário