31 de mai. de 2015

VIRTUDES DA comendadora Edilaine Maria de Castro

"Senhor Presidente da Academia Mourãoense de letras, colegas confrades e confreiras; falar, comentar, mesmo que brevemente de uma cidadã professora e artista, diretora de teatro, a filha do seo João Batista e da dona Antonia Maria, a esposa do Roberto, a mãe do Emanuel, a amiga de todos nós Edilaine Maria de Castro, que em apenas em alguns anos como secretária de Cultura, junto com seus colegas fez tantas coisas, é muito fácil. 
Perguntei a alguns amigos uma definição da Edilaine e encontrei os seguintes valores e atributos: uma pessoa dedicada, respeitosa, admirada, realizadora, visionária, sonhadora, transformadora, simples, protagonista da arte e da cultura. 
Uma cidadã que sente, fez e faz, que acredita, dá arte, promotora de cidadãos, de esperanças, sonhos, alegrias e dignidade. Que sabe escolher com quem conviver, partilhar e trabalhar, que gosta de assistir filmes em casa em dias de
chuva. 
Que lembra da sua bela e adorável infância na comunidade Klabin em Luiziana; dos tempos de estudo nos colégios Dom Bosco e Estadual, e que orgulha-se de dizer que começou a trabalhar inspirada no trabalho de sua mãe. Uma cidadã que em 1993 estreou em Campo Mourão a Cia Tépsis de Teatro, que deu origem ao Espaço Sou Arte- uma empresa que proporciona entretenimento e diversão a centenas e milhares de pessoas em dezenas de cidades brasileiras em vários estados; que emprega diretamente 50 pessoas diretamente e valoriza uma atividade que para alguns é supérflua; que está a frente de uma das poucas companhias que tem um elenco exclusivo.
Uma guerreira, uma abençoada, iluminada. Mãe de muitos filhos artistas, que ensina, partilha e aprende todo dia. Que vivencia, defende e luta para que o artista busque viver da sua própria arte e seja reconhecido por ela. 
A arte é a sua essência Edilaine. Edilaine Maria de Castro é a própria arte, e tudo isso com apenas 1m62, imagine se ela tivesse 1m80....
Como disse a um Blog mourãoense (Blog do Ilivaldo Duarte- um dia o saudoso Pedro da Veiga, "Edilaine: profissional, ética e capacitada na desenvoltura do seu trabalho, contribuindo para a evolução cultural de Campo Mourão..."
O texto acima foi elaborado e proferido pelo jornalista e acadêmico fundador da cadeira nº 28 da Academia Mourãoense de Letras, quando da sua atuação como mestre-de-cerimônias em momento que antecedeu a entrega a Edilaine da Comenda Vida e Liberdade, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na noite de 25 de abril de 2015, por ocasião dos 13 anos de fundação da AML.

Nenhum comentário:

Postar um comentário