11 de mai. de 2015

ENTREVISTA DE DOMINGO: ERIVALTO OLIVEIRA, o "Negão"

As comemorações dos 40 anos do Handebol de Campo Mourão continuam. Depois dos professores Nelson Rodrigues e Lenamar Fiorese, homenageados nas últimas semanas na ENTREVISTA DE DOMINGO, aqui no BLOG DO ILIVALDO, agora é a vez do professor Erivalto Santos Oliveira, o "Negão".
"Vejo com muito ceticismo, não vejo grandes avanços no handebol brasileiro, pois a oportunidade de avançar é agora com os Jogos Olímpicos no Brasil. Ainda continuamos só no discurso", afirma Erivalto Oliveira, que faz parte da história do handebol de Campo Mourão na década de 70.
Na sua trajetória, conquistou mais de 500 medalhas em várias modalidades como basquetebol, voleibol, futebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo e handebol.
"São cerca de 83 títulos de
campeão ou vice campeão, do Paraná e do Brasil. São 61 títulos somente no handebol e destes, 8 títulos de campeão brasileiro", relata o homenageado Erivalto Santos Oliveira, o "Negão". 


QUEM É ERIVALTO SANTOS DE OLIVEIRA? Sou Erivalto Santos de Oliveira, filho de Manoel Gomes de Oliveira (in memorian) e Maria Conceição de Oliveira. Nasci em 13 de setembro de 1956 em Moreira Sales (PR). Casado com Luíza Cléia Estefenetti de Oliveira.

Pai de Erivalto Santos de Oliveira Júnior, Ederson Estefenetti de Oliveira, Welliton Estêvão de Oliveira e Elton Estefenetti de Oliveira.
Sou avô de Gabriela e Miguel.

Formei Educação Física pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido  Rondon, sou pós-graduado em Gestão Escolar e Handebol de Auto Nível.O APELIDO "NEGÃO" começou em Maringá, meus professores e técnicos tinham dificuldade em pronunciar meu nome, acho que por causa da minha cor negra e daí começaram a me chamar de negão.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi na cidade de Moreira Sales, eu diria que foi uma infância até certo ponto tranquila, embora tenha sofrido bullying devido a minha origem negra. Mas mesmo assim foi uma infância cercada de bastante amigos, cheia de brincadeiras e atividades esportivas.
COMO FOI SUA JUVENTUDE? Iniciei em Moreira Salles, quando estudava no ginásio participei de muitos jogos internos, jogava basquete, futsal, futebol, handebol e disputava provas de salto à distância, salto triplo e lançamento do dardo. Nesta época comecei a participar dos Jogos Regionais Abertos de Goioerê (1971 e 1972) onde juntávamos um grupos de amigos esportistas para participar desse evento.
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? São várias histórias, uma que marcou muito aconteceu em 1973
durante os Jogos Colegiais do Paraná em Londrina. Quando eu jogava basquetebol pela seleção de Maringá e estava na condição de calouro, logicamente tinha o tal do trote, agora, imagina eu vindo de Moreira Sales, meio "bicho do mato" não iria aceitar e passei a dormir com uma faca de mesa debaixo do travesseiro. De nada adiantou. Uma noite eu acordei com todos os atletas da minha equipe me segurando. O meu técnico dando risada e minhas sobrancelhas indo embora. KKKKKK. 
Outro fato aconteceu na semifinal  dos Jap's em Maringá (1978). Algumas horas antes do jogo
procuramos uma farmácia e pedimos alguma vitamina para repor as energias já que tínhamos realizados seis jogos em seis dias. Logicamente, havia um grande desgaste. O farmacêutico perguntou quem eram nossos adversários e respondemos que era Maringá. Ele deu um sorriso e disse que tinha uma coisa boa para isso e apareceu com várias injeções. De medo, alguns jogadores não tomaram mas a maioria tomou. Acho que nos deram um calmante porque durante o primeiro tempo do jogo era uma sonolência completa, terminamos perdendo de 10x1 para Maringá e o final do jogo terminou em 18x17 para eles.
COMO SE DEFINE? Perfeccionista.
QUANDO EM CAMPO MOURÃO, POR ONDE PASSOU E O QUE FAZ HOJE? Em 1975 fui convidado pelo Nelsinho (Nelson Rodrigues) e pelo Idê (Idevalci Ferreira Maia) para jogar por Campo Mourão. Nesta época eu morava em Maringá e vinha nos finais de semana para treinar com o pessoal. Fomos campeões da fase regional e ficamos em terceiro lugar na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Paranavaí). Mas foi a partir de setembro de 1977 que passei a morar em Campo Mourão. Trabalhei na Comissão Municipal de Esportes como técnico esportivo das modalidade de basquetebol e atletismo, exercia o cargo de diretor de Patrimônio do Município de Campo Mourão. Atualmente moro em Goioerê onde dou aula de educação física no Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, faço parte da diretoria da Liga de Handebol do Paraná, onde sou coordenador de seleções.
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Uma trajetória muito gratificante. Comecei ainda em Moreira Sales, aos 16 anos participei dos Jogos Abertos Regionais do Oeste em Goioerê como técnico da equipe feminina de handebol de Moreira Sales nos anos de 1973 a 75. Morei, estudei e joguei em Maringá. Após esse período trabalhei e  joguei em Campo Mourão e a partir de 1979 fixei residência em Goioerê onde trabalhei por 25 anos como técnico de handebol e exerci o cargo de diretor de Esportes do Município de Goioerê em dois períodos (1998 a 2000 e 2005 a 2008). Por cinco anos coordenei o departamento de Educação Física do Núcleo Regional de Educação.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Tudo o que fiz foi com muita dedicação e amor, portanto não tenho do que me arrepender.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Atuante, principalmente em ações através do esporte voltadas  para o social.
COMO ENTROU O ESPORTE E O HANDEBOL EM SUA VIDA? Em 1969 quando estudava em Moreira Sales, durante as aulas educação física tive os primeiros contatos com várias modalidades- basquetebol, futebol, futsal, atletismo e handebol. Nesta época não tínhamos quadra de cimento, as
aulas eram realizadas em um espaço de chão batido. Então comecei a jogar basquete com um grupo de professores vindos do estado de São Paulo (Maurílio, Vadão, Batata, Adilson e outros). No período de 1969 a 1972 participei de várias competições jogando handebol, basquete e futsal, e competindo no atletismo, mas foi em 1974 com o professor João Marin, no Clube Olímpico em Maringá que eu passei a jogar e treinar exclusivamente handebol.
QUAIS EXPERIÊNCIAS NÃO SAEM DA MEMÓRIA?
Uma das experiências que me marcou muito foi ter dirigido a seleção paranaense juvenil de handebol em 1996. Foi um trabalho muito gratificante, onde eu e meu auxiliar técnico José Carlos Mendes treinamos
durante três meses um grupo de 30 atletas, e no final sagramos campeões brasileiros. Outra experiência importante foi a de coordenador técnico das seleções paranaense masculina e feminina infantil no campeonato brasileiro realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (2009), onde sagramos campeões brasileiros no masculino e no feminino.
COMO ENTROU PARA A QUADRA E SALA DE AULA?QUEM FOI O CULPADO? Penso que para a
sala de aula, em um primeiro momento, foram os meus pais. E em um segundo momento foi a necessidade, pois quando fui fazer a faculdade já era casado, pai de dois filhos e a minha esposa estava grávida do terceiro. Quanto à quadra, mais precisamente o handebol, considero o professor Marin.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME?
O handebol é a minha grande paixão, mas o futebol é esporte que admiro. O meu time do coração é o Santos e Pelé é o meu ídolo.
COMO ANALISA O ESPORTE ATUAL E O HANDEBOL NO BRASIL? Vejo com muito ceticismo, não vejo grandes avanços, pois a oportunidade  de avançar é agora com os Jogos Olímpicos no Brasil. Ainda continuamos só no discurso, as vaidades
pessoais dos dirigentes esportivos emperra o desenvolvimento do esporte nacional. No handebol não é diferente, a prioridade da nossa confederação são as competições internacionais relegando a segundo plano as competições nacionais que deveria receber um carinho todo especial, porque é onde se revela os grandes talentos. 
O handebol de Campo Mourão está no caminho certo, pois com aprovação da lei de incentivo municipal ao esporte, nos últimos anos voltou a realizar um bom trabalho de base.
QUEM EM CAMPO MOURÃO É ATLETA DE HANDEBOL EXEMPLO NA HISTÓRIA? É difícil citar nomes porque vários atletas foram destaques em momentos da história e contribuíram para o desenvolvimento da modalidade.
QUAL MANCHETE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? "Família que joga unida, permanece unida" manchete de um jornal regional após a conquista do título de campeão na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, em Francisco Beltrão, no ano de 2009.
QUAL APRESENTAÇÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA COMO MUITO BOA? E A PIOR?
São várias, mas a melhor que tenho lembrança foi a final dos  Jogos Abertos do Paraná, em 1980, contra Maringá. Vencemos o jogo na disputa no tiro de 7 metros. Quanto a pior, foi a final dos Jogos Abertos do Paraná, em 1977, na cidade de Arapongas, contra Cornélio Procópio. Eu e o Nelsinho erramos todos os sete metros de nossas vidas. kkkkkk. Perdemos o jogo por 13 x 12.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO
TEMPO,JAMAIS TERIA FEITO? Não me lembro de nenhuma.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Sinto-me realizado com o que fiz, com o que sou e com o que tenho, portanto isso me basta.
QUAL O MELHOR TIME DE HANDEBOL QUE JÁ VIU JOGAR? E QUE JÁ JOGOU? A melhor equipe que vi atuando foi de Santa Maria no Rio Grande do Sul, na década de 80. Tinha grandes jogadores como
Joaquim, Ney, Osório, Três Passos e outros. E um dos melhores técnicos que o Brasil já teve foi professor Celso Giacomini (foto). Era uma equipe encantadora. Uma das melhores equipes que já joguei foi a seleção paranaense universitária de 1979, fomos campeões brasileiros em João Pessoa, na Paraíba. Outra grande equipe que tive o prazer de jogar foi a equipe de Goioerê (1980) nos Jogos Abertos do Paraná onde fomos campeões.
QUANTOS TÍTULOS NA CARREIRA E QUAIS O
MAIS IMPORTANTES? Foram mais de 500 medalhas conquistadas em várias modalidades como basquetebol, voleibol, futebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo e handebol, e cerca de 83 títulos de
campeão ou vice campeão do Paraná e do Brasil, dos quais 61 títulos só na modalidade de handebol   e destes 8 títulos de campeão brasileiro, os mais importantes foram campeão brasileiro universitário pelo Paraná em 1979, na Paraíba, campeão brasileiro juvenil 1996, em Curitiba, campeão brasileiro de seleções infantil masculino e feminino em Campo Grande (MS) 2009 e campeão dos Jogos Abertos do Paraná em 1980 e 2009 por Goioerê.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO. Idevalci Ferreira Maia, Jair Grasso e Itamar Tagliari. - Na foto, professores Gilmar, Villa, Itamar e Idevalci.

CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO. Eu citaria uma personalidade que acompanho através da mídia que é José Aroldo Galassini, presidente da Coamo.
JOGO RÁPIDO
ÉTICA É..... O principio básico de tudo.
MÚSICA: Pais e filhos (Legião Urbana).
LIVRO: O vendedor de sonhos: O chamado.
AUTOR: Carlos Drummond de Andrade.
UM PROFESSOR: João Marin Mechia.
UM SONHO: Assistir uma final olímpica de handebol com o Brasil participando.
SAUDADE, DO QUÊ E DE QUEM?  Saudades da minha adolescência em Moreira Salles, e do meu pai, meu herói.
MOMENTO INESQUECÍVEL?  Eu cito dois: primeiro, a despedida das quadras no ano passado quando joguei com meus quatro filhos;
e o segundo recebimento do prêmio orgulho paranaense na categoria mérito esportivo em Curitiba no ano passado.
HOBBY?  Pescar.
MANIA? Horário, detesto esperar.
PROGRAMA? Jô Soares. 
40 ANOS DE HANDEBOL EM CM É...   Recordar  de grandes momentos que tive em CM onde fiz grandes amigos que fazem parte da minha história.
FRUSTRAÇÃO?  Nunca ter sido campeão dos Jogos Abertos do Paraná por Campo Mourão.
FAMÍLIA É.  A maior riqueza que tenho, é o alicerce da minha vida.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É terra de prosperidade e oportunidade com povo hospitaleiro e solidário.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ de grandes possibilidades de se tornar um pólo do agronegócio.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... muito bom, tenho uma família maravilhosa, muitos amigos sinto-me  realizado.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? Sentimento de realização  e ao mesmo tempo  um privilégio e uma grande honra  em receber esta homenagem, "ainda em vida".
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Prefiro não escolher diante de tantos amigos merecedores, que tenho.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
Sem esforços não há conquistas.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Não tenho nenhuma, só tenho a agradecer a oportunidade.

Um comentário:

  1. Parabéns meu amigo Negão, quantas lembranças ao longo desses quarenta anos. Parabéns pela carreira e maravilhosa família que você formou.
    Ilivaldo, mais uma grande entrevista, resgatando histórias e apresentando exemplos para as novas gerações.
    Abraços amigos!!!

    ResponderExcluir