23 de mai. de 2015

ENTREVISTA DE DOMINGO: Elisângela Gloor

Determinada e comprometida. Empreendedora, líder, dedicada, visionária e de bem com a vida. "Gosto muito da frase ´Ninguém é obrigado a prometer nada, mas se prometeu tem que cumprir. Então, se prometo, cumpro!', diz Elisângela Gloor, radialista, gerência da Rádio 104 FM e Revista 104 Magazine, homenageada na ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Elisângela tem uma bonita história de vida e história na comunicação e no empreendedorismo.  Ela foi presidente da Associação Comercial e a primeira mulher a presidir o Rotary Clube de Goioerê. "Morei no sítio no bairro 31 em Moreira Sales. Estudei o primário na Escola Municipal Santa Maria no bairro 31, uma escolinha de madeira entre a casa dos meus avós e a venda do meu tio.  Lembro-me como se fosse hoje, do pé de mexerica que tinha no fundo do quintal da escola e depois, dos pés de Flamboyant floridos. Era muito gostoso. Fui catequista e coordenadora de grupo de jovens(JUC) Jovens Unidos em Cristo.", conta. 
Parabéns Elisângela. Ótima leitura e excelente final de semana.


QUEM É ELISÂNGELA GLOOR? Sou Elisângela Gloor, nasci em Moreira Sales em 8 de maio de 1976. Filha de Ervilho Gloor  e Maria Antonia Miotto Gloor, e mãe de Arthur Henrique Gloor D’Avila, de 8 anos.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Morava no sítio no bairro 31, em Moreira Sales (Região Noroeste do Paraná). Estudei o primário na Escola Municipal Santa Maria, no bairro 31 -  uma escolinha de madeira entre a casa dos meus avós e a venda do meu tio.  Lembro-me como se fosse hoje, do pé de mexerica que tinha no fundo do quintal da escola e depois, dos pés de Flamboyant floridos. Brincávamos nos intervalos num “areião” danado. Ajudávamos a
limpar e organizar a sala antes da aula. Éramos um monte de crianças no sítio e não sei como cabíamos todos naquela escolinha pequena onde as carteiras eram para dois alunos. Eram duas séries por período, dentro da mesma sala.  Era muito gostoso. Sempre ajudei meus pais em casa e na lavoura. Lembro-me que desde muito pequena com 8 ou 9 anos já ia para a roça. Íamos bem cedinho e voltava na hora o almoço, tomava banho e ia para a escola. Todos os domingos nos reuníamos na casa dos meus avós. Éramos em um monte de primos, todos crianças e brincávamos o dia todo.

COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE, QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? Fui catequista e coordenadora de grupo de jovens (JUC) Jovens Unidos em Cristo. Desta época tenho muitas recordações. Lembro-me das gincanas que
participávamos, entre grupos de jovens do município, das brincadeiras dançantes no salão da capela, das festas juninas quando dançávamos quadrilha e participávamos ajudando nos trabalhos de garçons atendendo as famílias que iam almoçar ou jantar na festa. Aos domingos a tarde assistíamos os jogos de futebol que aconteciam no campo ao lado da igreja e também da casa dos meus avós. Da minha adolescência e juventude lembro-me ainda de estudar no Ginásio (Escola Estadual Moreira Sales) fui coordenadora de turma na oitava série. Depois, no segundo grau, no Colégio Estadual Joâo Teothônio também fiz parte da comissão de formatura.



O que aconteceu também na Fecilcam, onde cursei Administração e fiz minha especialização em Marketing. Tenho muitas recordações da minha juventude, mas não dá para citar todas.


COMO SE DEFINE?Determinada e comprometida.
Gosto muito de uma frase "Ninguém é obrigado a prometer nada, mas se prometeu tem que cumprir. Então, se prometo, cumpro!"


QUANDO E ONDE EM CM, GOIOERÊ? POR ONDE PASSOU, O QUE FEZ E O QUE FAZ HOJE? Em Moreira Sales trabalhei na roça com meus pais até os meus 15 anos. Fazia de tudo, colhia algodão, quebrava milho, arrancava feijão, capinava, chapeava, enfim, só não mexia com veneno. No mais, fazia de tudo. Meu primeiro emprego foi no mercado do meu tio em Moreira Sales. Depois comecei a trabalhar na Rádio Panorama FM,aos 17 anos. 


Quase dois anos depois fui para Goioerê, trabalhar na Rádio Musical, hoje Rádio 104 FM. Fiquei mais um ano e meio em Goioerê, mas como já estava fazendo Administração na Fecilcam, me mudei para Campo Mourão para trabalhar na Rádio Rural FM e depois, também na Rádio Colmeia.
Penso que uma das experiências mais bacanas ou importantes da minha vida foi quando morei em Campo Mourão, de 1996 até 2003. Houve um período em que eu acordava as 04h30, pois trabalhava na Rádio Rural FM e apresentava o “Brasil Rural” das 05 às 07h40 e voltava logo após o Jornal da Rural para apresentar o programa até às 10 horas. Depois ia para a Rádio Colméia AM das 10h30 às 12h30 apresentar o programa “De Mulher para Mulher”, Voltava para casa, almoçava e depois retornava a Colméia onde das 14h00 às 16h00 tinha o programa “Elisângela Gloor com Você”. 
Em 1.999, no último ano da faculdade, eu ainda fazia estágio e para digitar minha monografia ficava esperando alguém desocupar um computador na rádio, pois não tinha computador em casa. Ia para Faculdade à noite, então dormia muito pouco. Aos finais de semana ainda gravava comerciais para televisão. Cheguei a apresentar um programa durante três meses na TV Record em Maringá. 
Esta é uma experiência da qual me orgulho, foi cansativo, muito cansativo, mas valeu a pena. Aprendi muito e meu esforço foi recompensado.
Em 2003 fui convidada pelo Clermont D’Avila para voltar a Goioerê, como sócia (com uma pequena porcentagem) no arrendamento da Rádio 104 FM, que logo depois, acabamos comprando. 
Recentemente adquirimos também a Rádio Panorama FM de Moreira Sales, que foi a primeira emissora em que trabalhei. Uma conquista e tanto! 
Hoje já não apresento os programas diários, mas continuo gravando comerciais, inclusive para a TV. Meu papel nas rádios hoje é área comercial e a gerência, onde uso a minha profissão por formação, que é a Administração com especialização em Marketing.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Não me arrependo de nada. Penso que me dediquei ao máximo em tudo que fiz. Então, o que tinha que acontecer, aconteceu. E estou muito feliz com o resultado.


E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Sou rotariana do Rotary Club de Goioerê e também sou vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária. Faço parte da diretoria do Centro de Recuperação Infantil Santa Clara, do projeto de implantação do AsiloMorada Águas Claras e  do Conselho de Segurança. É muito bom poder fazer o bem a outras pessoas. Nota do Blog: Ela foi a primeira mulher a presidir o Rotary Clube em Goioerê.


COMO ENTROU A COMUNICAÇÃO EM SUA VIDA? COMO ENTROU PARA O RÁDIO, QUEM FOI O CULPADO? Não sei se fui eu que escolhi esta profissão, talvez a profissão tenha me escolhido. Eu tinha apenas 12 anos de idade quando em uma festa de igreja no bairro em que eu morava no município de
Moreira Sales, (festa de sítio mesmo) fui convidada para ler alguns “recadinhos”. Aqueles que as pessoas mandavam umas para outras através do sistema de alto falante (pensar que hoje temos face, what....). O dono do som, que também era dono da Casa Cristo Rei (Odilon Gonçalves), este é o culpado, disse que eu lia e falava bem, e que eu deveria fazer um teste na rádio. Eu acreditei. Fui até a rádio e comecei a gravar comerciais sem nenhum compromisso, passou um tempo e parei. Cinco anos mais tarde, eu já com 17, realizei um teste na rádio e se lembraram de mim. Chamaram-me para o teste, fui a terceira a ser escolhida. Deu certo e comecei a trabalhar profissionalmente como locutora de rádio na Panorama FM de Moreira Sales, da qual sou sócia hoje. De lá para cá passaram 22 anos.
Agora, além das rádios também temos a revista 104 MAGAZINE, que acabou de completar um ano.


QUAIS, ENTRE TANTAS, SÃO EXPERIÊNCIAS QUE NÃO SAEM DA MEMORIA? Pessoalmente, o
nascimento do meu filho Arthur. Uma experiência que só quem é mãe pode sentir. Não dá para descrever. 
Profissionalmente, os encontros das ouvintes do programa “De Mulher para Mulher” lançamento do livrinho de receitas que surgiu em decorrência de um programa que eu apresentava na Rádio Colmeia em Campo Mourão. Um dia uma ouvinte, Salete Brito, me mandou uma receita de Suflê de Chuchu e eu passei para as ouvintes do programa. Foram chegando cartas e mais cartas com mais e mais receitas. As ouvintes também ligavam e passavam as receitas no ar. Todas colaboravam. Surgiu então a ideia de editar um livrinho de receitas, que foi um sucesso! Fizemos o lançamento em um encontro com muitas ouvintes. Eram quase 400 mulheres que formaram fila na entrada da Fiorella.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Meu esporte preferido é o futebol, meu time é o São Paulo, mas meu ídolo no esporte com certeza é Ayrton Senna.


COMO ANALISA O RÁDIO ATUAL E A QUALIDADE? O Rádio atual ficou muito fácil de fazer,
porém muita gente não usa o que tem à sua disposição. Tem radialista que entra no ar e não tem nem idéia do que o ouvinte quer ouvir. Para preparar um programa, para ir ao ar a informação está ao alcance das mãos. Mas tem que saber usar. Fazer igual o que todo mundo faz não é interessante. O ouvinte está mais exigente. A rádio tem que ter uma identidade com o local onde ela está, principalmente em cidades menores. Quanto à qualidade, com a tecnologia existente atualmente, só não tem qualidade quem não tem compromisso.
NA SUA HISTÓRIA, QUEM É OU FOI RADIALISTA EXEMPLO? Em Campo Mourão, sempre admirei o trabalho do  Anísio Moraes - ele chegava de madrugada na rádio Colméia, pegava os jornais,  lia, falava com as fontes dele e preparava o programa que informava os ouvintes do que eles queriam ouvir. Era como um amigo contando ao outro o que havia se passado.


QUAL MANCHETE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Elisângela Gloor será a primeira mulher, em 40 anos, a presidir o Rotary Club de Goioerê.


QUAL PROGRAMA E RÁDIO QUE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA COMO MUITO BOM? E O PIOR? Muito bom – “De Mulher para Mulher” na Rádio Colméia; Pior –Um programa que apresentei na Rádio Panorama no início da carreira “Sertanejo Campeão” era praticamentea mesma coisa todo dia. mas era programado daquele jeito. Eu tinha que tocar.
QUAL O MELHOR TIME DE RADIALISTAS QUE JÁ TRABALHOU O time que trabalhei na Rádio Rural que tinha Jorge Luis, Ely Rodrigues, Adriano Lima, Julio Ribeiro, Beto Junior e ainda tinha o Jaime Kruguer na produção. Era um timaço!
QUAIS CONQUISTAS EM SUA CARREIRA FORAM IMPORTANTES?
Foram muitas conquistas, mas a maior de todas foi a experiência e as amizades que fiz por onde passei. O rádio te dá isto. Até hoje, 13 anos depois de ter me mudado de Campo Mourão, ainda recebo ligações de minhas ex-ouvintes no dia do meu aniversário, natal. Isto é gratificante.
COMO FOI A EXPERIÊNCIA DA ACIG E DO ROTARY? Ser presidente da ACIG (Associação Comercial de Goioerê) aos 29 anos foi uma experiência que me amadureceu muito. Aprendi a ouvir mais e a pensar mais antes de tomar decisões. Sabia que estava ali liderando um grupo de empresários e que as decisões tomadas, por mais que não agradassem a todos, deveria agradar e beneficiar a maioria. Aprendi o quantoo associativismo é importante para o fortalecimento e representatividade de uma classe.
No Rotary, aprendi que liderar um grupo de
voluntários é ainda mais difícil. Você tem que ouvir ainda mais, e principalmente ser o primeiro a dar exemplo, a puxar a fila. Numa entidade como a ACIG, tomam-se decisões em reuniões de diretoria, mas tem os funcionários que colocam em prática. No Rotary, o que for decidido será feito por todos. Como presidente tinha que ser a primeira a fazer.

Ser a primeira mulher presidente do Rotary em Goioerê foi um desafio e tanto. Sabia que existiam alguns companheiros que não acreditavam no meu trabalho, ou que simplesmente não queriam ser “mandados” por uma mulher.  Foi uma experiência incrível, mas ganhei o respeito de todos. Penso que foi até mais fácil que se fosse um homem presidente, pois quando eu chamava para alguma atividade, dificilmente alguém dizia que não podia. Foi um ano de muito trabalho. Reformamos a Casa da Amizade e mesmo assim não deixamos de desenvolver as atividades rotárias . Praticamente em todos os meses realizamos alguma ação ou projeto. Trabalhar pelos mais necessitados é muito gratificante.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Não fazer com os outros o que não quer que façam com você!
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.....Maravilhoso! Estou realizada profissionalmente e pessoalmente.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Viajar para a Disney com meu filho. Pretendo realizar este sonho em breve.
PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CM?Edson Hirata, o "China" do Basquete, professor Idê e Itamar Tagliari.
PERSONALIDADES FORA DO ESPORTE?Douglas Fabrício, pelo trabalho que faz como Deputado Estadual;Aroldo Gallassini, por conduzir a cooperativa que é orgulho de Campo Mourão e região; E Ronauro Gouveia, pois  já fez muito pela cidade.


JOGO RÁPIDO:
MÚSICA:.Eu quero apenas (Um milhão de amigos) – Roberto Carlos.
LIVRO? Quem ama educa.
AUTOR? Içami Tiba.
PROFESSOR? Minha primeira professora (também minha tia) Roseli Gloor Canezin
SONHO? Ver meu filho formado, casado, mas morando perto de mim.
SAUDADE? Saudade das minhas avós que já se foram.
RÁDIO É ...Companhia em qualquer lugar.
MOMENTO INESQUECÍVEL.O nascimento do meu filho Arthur.
HOBBY? Ler (leio de tudo) . Atualmente estou lendo ‘Os Virtuosos’
MANIA? Organização
PROGRAMA? Vários do Discovery
O FUTURO DO RÁDIO SERÁ!!! Cada vez mais interativo e digital.
ALGUMA FRUSTRAÇÃO? Nenhuma, sou uma pessoa realizada
FAMÍLIA É.. O alicerce de tudo. O bem maior que alguém pode ter.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E HISTÓRIA? Sentimento de emoção e de gratidão por ser lembrada como alguém que mereça esta homenagem.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Ronauro Gouveia.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Um grande abraço a todos e que continuem acompanhando o Blog do Ilivaldo.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Penso que nenhuma, agradeço ao meu amigo Ilivaldo Duarte - uma pessoa que admiro muito por sua inteligência, capacidade de comunicação e dedicação ao que faz. Viva!

Um comentário:

  1. Parabéns, confrade Ilivaldo, por mais uma entrevista! Desta feita com a amiga Elisângela Gloor, que é detentora de uma história de vida de muitas lutas e conquistas.

    ResponderExcluir