16 de fev. de 2015

VER JESUS NOS marginalizados pede Papa Francisco

Após a Missa com os novos cardeais no domingo, 15, Papa Francisco rezou o Angelus com os fiéis na Praça São Pedro. Na reflexão que precede a oração mariana, o Santo Padre falou sobre o amor misericordioso de Deus que os cristãos são chamados a difundir, superando todo tipo de marginalização.

Francisco recordou que, na época de Jesus, os leprosos eram marginalizados das comunidades civil e religiosa. Quando Jesus se deparou com um leproso, porém, sua atitude foi de compaixão, destacou o Papa, e então Ele curou aquele doente.

“A misericórdia de Deus supera toda barreira e a mão de Jesus toca o leproso. Ele não se coloca em uma distância de segurança, não age por procuração, mas se expõe diretamente ao contágio do nosso mal; e assim o nosso mal se torna lugar do contato: Ele, Jesus, assume a nossa humanidade doente e nós assumimos dele a sua humanidade sã e curadora.”.

Isso acontece, segundo Francisco, toda vez que se recebe com fé um sacramento. Como exemplo, ele citou o sacramento da Reconciliação, “que nos cura da lepra do pecado”.       
O Pontífice explicou que essa mensagem trazida pelo Evangelho do dia diz que, se os cristãos querem ser verdadeiros discípulos de Jesus, são chamados a ser instrumentos do seu amor misericordioso, superando todo tipo de marginalização.                                                         
“Para ser ‘imitador de Cristo’ diante de um pobre ou doente, não devemos ter medo de olhá-los nos olhos e nos aproximarmos com ternura e compaixão (…) Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem e contagiemos o bem!”. Site Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário