11 de fev. de 2015

EURO MACIEL: Eu devia ter sido jogador de futebol

No que dependesse de ter um nome esquisito eu deveria ter sido boleiro. Até hoje não sei ao certo o que pretendiam meus pais ao me colocarem este nome que carrego em minha identidade: EURO.
Com o meu nome, já vi hotel, estacionamento, lanchonete, oficina, talheres, relógio, roupas, estilo de músicas e até um homônimo (tem um advogado palmeirense em São Paulo), só não tem jogador de futebol, não que eu tenha achado algum com meu nome.
Ter um nome estranho é complicado, tem sempre que soletrar ou apresentar documento, sofrer com um risinho irônico vez por outra. Quando estudava então, bastava o professor fazer a chamada e eu ser avacalhado.
Quando criaram a moeda (da chamada “Zona do Euro”), pensei, agora vai ficar mais fácil...ledo engano. Não é sempre que associam meu nome com a moeda da Europa. E quando o fazem, vem sempre alguma piadinha, isso quando teimam em querer me chamar de Dólar.
Durante muito tempo e por chateação mesmo, apresentava-me pelo sobrenome MACIEL e assim tinha menos problema, afinal, eu e meus irmãos somos ligeiramente parecidos e sendo chamados pelo sobrenome, todos podemos atender, sem erros.
Depois que mudei de Campo Mourão, voltei a usar o primeiro nome e aos poucos as pessoas vão se acostumando.
E o futebol, onde entra nesta história?
Antigamente os jogadores de futebol tinham nomes comuns e ganhavam apelido, como foi o caso do Pelé, Zico, Garrincha e tantos outros. Já hoje em dia, os pais mais criativos passaram a colocar nomes estranhos e temos uma seleção composta de Adalgiso, Dannyu, Neymar, Lineker, Schwenck, Argel, Maxwell, Werder, Keirrison e por aí vai. 
Parece ser uma vantagem de ter um nome diferente: É mais difícil de ganhar apelido. Afinal para que apelidar uma pessoa que já tem um nome estranho?
É pensando bem, é melhor ter nome de dinheiro mesmo. Assim, sempre quando me perguntam o quanto eu valho, posso ser indecente e mostrar a “cotação do dia”. E se me virem jogando então, nem sendo dono da bola, do campo, da cerveja, da carne e patrocinar o uniforme, seria chamado para jogar....nem a vaga de gandula sobraria para mim.....
(Euro Maciel – mais um pé vermelho na capital....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário