30 de set. de 2014

COLUNA DO MACIEL: Voto, vontade aberta ou secreta

Liberdade não é o poder de fazer o que se quer, mas
é ter o poder de escolher o que se quer fazer”
Mateus Feliciano
O brasileiro pode expressar livre e publicamente a sua preferência política e eleitoral, mais precisamente assumir o candidato que resolva apoiar. Também o brasileiro poderá adotar comportamento inteiramente contrário, ou seja, não revelar absolutamente nada quanto a escolha pretendida e  efetivamente o voto confirmado na urna.  
O comportamento do eleitor é que determina o exercício democrático do cidadão que faz ou se omite ante às escolhas. Ainda é incipiente a atitude de respeito entre os que fazem questão de assumirem posições político-eleitorais e mesmo partidárias em contraste com aqueles que pretendem manter sigilosamente as vontades, para exercê-las no voto secretamente.
Não existe democracia sem liberdade. Não existe liberdade sem que a vontade se dê pelo voto, livre, secreto e universal. O secreto do voto é apenas naquele momento de apertar teclas e confirmar , ninguém poderá comprovar antes ou depois a escolha que o eleitor realizou. 
Todo o brasileiro tem o direito de se manifestar politicamente, garante a nossa Constituição Federal. De expressar as suas ideias, convicções, de assumir publicamente a sua preferência política, partidária, de ter opiniões, sem poder sofrer qualquer impedimento ou restrições, tendo que ser evidentemente responsável, uma vez vetado o anonimato.
Apenas levando em conta o atual contexto do processo eleitoral paranaense, fora de qualquer dúvida o que prepondera é a prática da tentativa de desconstruir o adversário, utilizando-se até a maior parte do tempo em atacar o oponente do que utilizar o espaço para apresentar propostas. Não é puritanismo nem surpresa que a cultura política, exacerbada no vórtice de cada eleição seja um primor de cavalheiros, seria ingenuidade crer nisso. Entretanto, o nível da campanha desce tão rápida e continuamente que a “verdade de cada um”, redunde em “mentira de todos para todos”.
Antes os excessos e abusos, que poderão, se não forem evitados ou contidos, resultar em sanções aos que assim agirem, do que restrição, tolhimento, enfim qualquer fato que cerceie a liberdade que deve ser sempre ampla. “É preferível ouvir isso do que ser surdo”, o ditado popular vem a calhar.
Infelizmente não é nada impossível prever, crer e mesmo a lamentar, que nesta reta final a campanha retrate o desespero de candidatos, a afoiteza ávida e descomedida pelo poder, a qualquer custo, quando e onde a palavra gratuito é apenas a expressão referente ao horário da propaganda eleitoral, também a arrebanhar parcela do eleitor que não sente mais graça em votar de graça, desmerecendo o voto como direito e não uma obrigação, ainda que seja, tão necessária para os que buscam exercer e serem respeitados na vontade das escolhas, ainda que em meio a falta ou má vontade de quem escolhe não escolher.
Fases de Fazer Frases (I)
A imitação perfeita é ser sósia de si mesmo.
Fases de Fazer Frases (II)
Quem não puder esconder defeitos próprios, trate-se de escancarar as próprias virtudes.  
Fases de Fazer Frases (III)
Ventos novos podem soprar velhos cheiros.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Calcular o número de votos necessários para se eleger, seja para deputado estadual ou federal, é sempre comum se noticiar. O que chama a atenção, sem ser surpresa, é a ênfase de determinados candidatos de pouca (ou baixa) expressão político-eleitoral, apelarem a fim de obter a simpatia (ou clemência) do eleitor, quando afirmam que precisam de menos votos etc e tal. Tem quem diga que irá precisar só de 30 ou 40 mil votos, (estadual e federal). Pode ser, falta combinar com o eleitor, e no caso de determinados candidatos até 20 mil eles ficarão longe.  
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Apenas para tentar contrapor, se “político é tudo igual”, e o povo, “é tudo diferente”?
Reminiscências em Preto e Branco
Eu jamais soube em quem o meu saudoso pai votava. Se lhe perguntavam, respondia, “o voto é secreto”. Mas se expressava politicamente e filiou-se ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro, contra a ditadura militar pós-64. Eloy Maciel lutou pelo retorno da democracia no Brasil.    
José Eugênio Maciel, mourãoense, filho de pioneiros, professor, sociólogo, advogado e membro da Academia Mourãoense de Letras e do Centro de Letras do Paraná.

DIA DA BÍBLIA, o melhor livro do mundo


ORAÇÃO A SÃO JERÔNIMO


SÃO JERÔNIMO, tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós! do site Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de setembro 2014

(Lc 9,51-56) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de set. de 2014

PARABÉNS BÓRIS Elísio Kopko

Quem joga, torce ou vive o esporte em Campo Mourão nas últimas décadas já ouviu falar ou conhece Bóris Kopko. Mourãoense corintiano e esportista que jogou e joga pelos campos e quadras. É como digo e escrevo o "Interminável". Um dos filhos dos professores Nicon Kopko e Ana Michalkiewicz Kopko, Bóris é um apaixonado pelo futebol, amigos e a vida. Na sexta (26), amigos se reuniram para celebrar seu aniversário e o presentearam com dois presentes que são duas de suas paixões: a bola e a camisa do timão.
Cada presente tinha que afirmar uma palavra-chave que retratasse qualidade, atributo do Bóris. Então foram proferidas palavras como "lealdade, gratidão, profissionalismo, companheiro, amigo, guerreiro, paixão, determinação, vontade", entre outras. 
Parabéns Bóris. Inúmeras vezes campeão por onde jogou, mas é campeão também fora dos campos e das quadras, com uma legião de amigos e admiradores.
Conheço o Bóris há muito e me lembro que desde 1983 tenho tido o privilégio de tê-lo em equipes que montei na Arcam. E ele sempre deu o melhor de si, sendo muito respeitado e admirado por atletas e dirigentes. 
“Comecei a participar para valer de campeonatos em 1986, depois que conclui a Faculdade. Iniciei jogando futebol de salão como goleiro pela equipe do Hotel São Paulo. Mas foi por pouco tempo, depois comecei a jogar na linha e defendi também as equipes da Mãe Terra, AABB, Coremol, Nipomaq, Arcam, Gráfica Bueno. No futebol, as equipes do América de Campo Mourão, Santa Lúcia de Peabiru, e o E.C. Estrela de Campo Mourão”, enumera Bóris, que tem no seu currículo, participações em diversos campeonatos municipais, extra-amadores, Amadorzão, e citadinos de futebol suíço.

DIA DOS ARCANJOS Miguel, Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”.Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 29 de setembro 2014

(Jo 1,47-51) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.  — Palavra da Salvação — Glória a vós, Senhor. 

28 de set. de 2014

FLAMENGO, CAMPEÃO DO MUNDO: 35 anos depois, basquete brasileiro volta a conquistar um título mundial

Depois do Carioca, NBB, Liga das Américas e Liga Sul-Americana, o Flamengo fatura o título de clubes mais importante do planeta. É campeão mundial de clubes, vencendo a Copa Intercontinental na vitória sobre o Maccabi de Tel-Aviv por 13 pontos e  se iguala ao E.C. Sírio de São Paulo que em 1979 ganharam para o basquete brasileiro. O fato deste domingo volta a acontecer depois de 35 anos.

CM É 6º LUGAR NOS JAP´S 2014 em Toledo

Sexto lugar. Esta é a classificação geral de Campo Mourão nos 57º Jogos Abertos do Paraná (JAP´s 2014) na divisão A, em Toledo. O secretário de Esportes Ricardo Arty Elchmeier (foto) informa um total de 242 pontos conquistados pela delegação mourãoense na competição. Pela ordem: Cascavel (campeão geral), Maringá, Toledo, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, antecederam Campo Mourão. O Troféu Discliplina dos JAP´s 2014 denominado Lorival Gonçalves do Santos (Chan) foi concedido a Campo Mourão, homenageando a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos, obedecendo aos critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos JAPs.
CLASSIFICAÇÃO1º lugar de Campo Mourão: basquete masculino e tênis de mesa feminino. 

2º lugar : handebol masculino, tênis de mesa masculino e xadrez feminino e masculino. 
3º lugar: judô feminino.
4º lugar: judô masculino e natação feminina. 
5º lugar: ciclismo feminino,
6º lugar: basquete feminino, futsal masculino e natação masculina. 
7º lugar: handebol feminino,  futebol e ciclismo masculino.
8º lugar: karatê masculino. 
9º lugar: karatê feminino.
10º lugar: vôlei de praia masculino.
REBAIXADOS PARA A DIVISÃO B EM 2015
Basquete feminino, futebol, handebol feminino e vôlei de praia masculino. 
IMPORTANTE: devido as chuvas, a modalidade de Atletismo não foi disputada nos JAP´s de Toledo. Modalidade em que os mourãoenses vão muito bem e com presença de pódio.
Foto - Jaqueline Galvão (SEET) com informações de Diego Reis (Fecam).

DOIS IRMÃOS mourãoenses campeões no handebol dos JAP´s

Um bicampeão por Maringá e o outro bi-vice por Campo Mourão no handebol. Rodrigo Barroso Vieira (azul) e Thiago Alves Ponciano (verde) se enfrentaram ontem a tarde na decisão dos  JAP´s 2014 no handebol, vencido por Maringá. Eles jogaram muitos anos juntos em Campo Mourão. Thiago foi para Londrina e atualmente joga pela seleção de Maringá. “Dividimos as nossas conquistas e hoje não foi diferente, estivemos na decisão e comemoramos juntos ao final da partida. Entendemos que dentro de quadra somos adversários, mas fora somos uma família e sempre vamos nos respeitar”, ressalta o campeão e o vice, orgulho de Campo Mourão e "crias" do professor Jair Grasso.

NOS JAP´S 2014 Maringá é bicampeão do Handebol


CAMPO MOURÃO é vice-campeão no handebol dos JAP´s 2014

O handebol mourãoense novamente no pódio elevando o nome  do nosso esporte. Parabéns professor Celebridade Jair Grasso e Cia, pelo vice-campeonato nos JAP´s 2014. Viva!

EVANGELHO DO DIA domingo, 28 de setembro 2014

Mt 21,28-32 - O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”  Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.  Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

27 de set. de 2014

HANDEBOL DE CAMPO MOURÃO é vice nos JAP´s 2014

O handebol masculino de Campo Mourão é vice-campeão paranaense 2014. A derrota foi por 30 a 19 na fase final dos 57º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) para Maringá, na tarde deste sábado (27/09) em Toledo. 

HISTÓRIA: CAMPO MOURÃO BASQUETE posteres dos times hexacampeões dos Jogos Abertos do Paraná (1995 a 2014)







Viva o Basquete de Campo Mourão!

CM BASQUETE: hexacampeão paranaense dos JAP´s em 2014

Com orgulho, Campo Mourão Basquete é hexacampeão paranaense dos JAP´s 2014 em Toledo.

CAMPO MOURÃO, Hexacampeão Paranaense de BASQUETE

Com grande atuação o Campo Mourão Basquete venceu Ponta Grossa por 77 a 60 e sagrou-se hexacampeão dos Jogos Abertos do Paraná - JAP´s 2014 em Toledo. Viva! Parabéns, Campo Mourão Basquete.
Campeão nos JAP´s 1995 em Campo Mourão,  2009 em Francisco Beltrão, 2011 em Toledo, 2012 em Maringá,  2013 em Cascavel e em 2014 (Toledo).

CAMPEÕES DO TÊNIS DE mesa no Tocando de Primeira

Os mesatenistas de Campo Mourão Luciana Midori Sassai Morimoto, Glaucia Midori Sakakima e Gustavo Henrique Padilha Garcia, que brilharam nos JAP´s 2014 em Toledo, estarão daqui a pouco no nosso Tocando de Primeira, 1.088, na Rádio Colméia. No geral, o tênis de mesa foi campeão geral no Feminino e vice no Masculino. Comandados pelo competente e lenda viva Sérgio Massaji Ueda.

CAMPEÕES DO FESTICAM hoje no Tocando de Primeira

A dupla Raul e Lucas Mazetti, de Boa Esperança, venceu 34º Festival de Música da Arcam - Festicam - e estará daqui a pouco, das 11 às 12 horas, no nosso programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM. Eles serão uma das atrações do programa, que devido ao horário eleitoral está sendo apresentado somente em uma hora, diferente do tradicional - 2 horas.
É daqui a pouco, ao vivo e em cores, no programa campeão. Um Golaço no rádio brasileiro.

JAP´S: CM HANDEBOL busca título hoje contra Maringá

Promessa de mais um grande jogo entre duas equipes expressivas do handebol masculino paranaense. Campo Mourão x Maringá, neste sábado, às 15h30, na final do handebol masculino em Toledo, pelos JAP´s 2014. O ginásio Alcides Pan verá os mourãoenses querendo ganhar para voltar a ter a hegemonia do esporte no Paraná. Em 2013 na cidade de Cascavel, foi Maringá quem levou a melhor na decisão. O time do técnico Jair Grasso venceu Goioerê na semifinal por  24 a 22.

CM BASQUETE decide título hoje com Ponta Grossa nos JAP´s

Campo Mourão e Ponta Grossa decidem hoje, ás 10h45, o título do basquete masculino nos JAP´s 2014, no ginásio de Esportes Jaime Zeni, em Toledo.Os mourãoenses vão buscar o hexacampeonato e nesta edição venceram vários jogos com placares superiores a 100 pontos. Campo Mourão foi campeão em 1995, jogando no JK, em  casa, depois em 2009 (Francisco Beltrão), 2011 (Toledo), 2012 (Maringá) e 2013 (Cascavel). Nos anos de 1995 e 2013 a final foi contra Ponta Grossa, e nos outros anos, contra Maringá. Em 2010, a competição foi em Maringá vencida pelos donos da casa, quebrando uma série de títulos de Campo Mourão iniciada em 2009. Imagem Vinicius Moraes e informações Diego Reis.

DIA DE SÃO VICENTE DE Paulo

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).
Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA sábado, 27 de setembro 2014

Lc 9,43b-45  O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

26 de set. de 2014

O ANIVERSÁRIO DO PROFESSOR Felipe Aquino e os 15 anos do programa Escola da Fé na Canção Nova

O professor Felipe Aquino fez 65 anos nesta quinta-feira (25) e foi homenageado duplamente e ao vivo no seu programa Escola da Fé, na Canção Nova. O programa também fez aniversário - 15 anos- e o autor também. Então, festa dupla. Com um currículo expressivo, com sabedoria, luz e muita simplicidade ele é um Filho do Céu que traz semanalmente conhecimentos para o nosso bem viver. E como precisamos disso. Então, neste processo a Canção Nova é fundamental para a comunicação com qualidade na televisão e mídia brasileira. Parabéns professor Felipe, a sua alegria é a nossa. Muitas bençãos e graças ao Senhor e seus familiares, e também amigos e telespectadores, ouvintes.
Alegria enorme em ter recebido o Senhor em nossa casa no ano passado para uma conversa breve e edificante. Viva!

VIVA UMA coisa de cada vez, viva!

"A riqueza da Palavra de Deus nos convida a refletir sobre a importância e o valor do tempo em nossa vida. Sim, nós somos chamados a ser “avaros do tempo”. A palavra “avaro” quer dizer: “avarento”. Talvez seja a única avareza que nos é permitida viver nesta vida! Ter avareza do tempo quer dizer: aproveitar bem o tempo, aproveitar o máximo do tempo." Esta é a mensagem desta sexta-feira do padre Roger Araújo, no site da Canção Nova. 
E ele tem razão, na agitação dos nossos dias, queremos viver tudo de uma vez ou nem percebemos que as coisas estão passando tão veloz ao nosso lado e do do nosso lado. Cada tempo que temos é muito sagrado e precioso, sobretudo porque ele não volta mais. 
"Se o aproveitamos bem, amém;  se não o aproveitamos, “ele se foi”, não volta mesmo. Aproveitar bem o tempo, segundo a Palavra de Deus, significa viver cada coisa no seu momento oportuno. Porque há um tempo para viver cada coisa, para nascer e para morrer; há o tempo de se alegrar e o tempo de chorar. Há também o tempo de trabalhar, de dormir, de descansar, de rezar, de amar, de ser fraterno, de conviver com os outros. O nosso problema são os nossos excessos. Às vezes priorizamos tanto uma coisa na vida que dedicamos todo o nosso tempo só para ela.". Valeu padre Róger.
VIVA! Graças a Deus por você existir, com a confiança em Deus. Viva!.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 26 de setembro 2014

(Lc 9,18-22) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de set. de 2014

O FUTSAL DA Arcam nos anos 90

Arcam Futsal - nos anos 1990 - em pé: Xaxo, Sandro Davanço, Gilmar Fuzeto, Moacir, Edilson, Jonas Rodrigues e Pedro Rotchild Peres; agachados: Lucimar, Nerildo, Beline, Birão e Gerson Piccioli. Viva os bons tempos do nosso salonismo.

OS BONS TEMPOS DO BECCARI no futsal de CM

Os bons tempos do time do Beccari no futsal mourãoense na década de 70. Quem tem menos de 50 não viu este timaço e trabalho embrionário no então futebol de salão.
Em pé (da esq. para à direita): Beline Fuzeto, Gilmar Fuzeto, Gilberto Palaro, Sebastião Mauro, Marcelo Silveira, Luizinho F. Lima e Luiz Carlos Beccari. agachados: Henrique Galbier (in memorian), Renatinho Silva, Pedrão Galbier, Tauillo Tezelli, Romeu da Silva e David Cardoso. Fonte: Baú do Luizinho. 

O PÔR DO SOL, por Sérgio Steriechen

 A imagem é do cirurgião dentista e artista, Sérgio Streiechen, de Ivai, no Centro-Sul do Paraná, com o título "Pôr do sol Alagados". Parabéns primo. Excelente. O homem sonha, Deus abençoa e a obra nasce.
Ótimo dia para você que vê e lê este post.
"Você é uma vida valiosa, insubstituível!" Viva!

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 25 de setembro 2014

(Lc 9,7-9)— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.