31 de mar. de 2014

É HOJE o segundo jogo CM x Rio Claro: 20 hs no JK

Embalado com a vitória de ontem sobre o Rio Claro, time forte e consistente, o Campo Mourão Basquete volta ao JK na noite de hoje para enfrentar o segundo jogo contra os paulistas pela segunda rodada do returno na Liga Ouro de Basquete. "O primeiro jogo vencemos, agora estamos com foco no jogo de hoje. Um jogo de cada vez, contamos novamente com a nossa torcida", conclama o técnico Emerson Luiz de Souza, que aprovou no geral o comportamento do time mourãoense na partida de ontem.

ENTREVISTA DE DOMINGO: Iuquico Tanaka Gonçalves

A homenageada deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO do BLOG DO ILIVALDO DUARTE é a professora Iuquico Tanaka Gonçalves. No seu período estudantil participou de muitos desfiles como baliza, em fanfarras, e não deixava de frequentar as matinês de domingo no Cine Plaza e Império. Formada em Educação Física pela Faculdade de Marília (SP), sua terra natal, Iuquico teve sua realização como professora e técnica de modalidades poliesportivas. "A ginástica rítmica desportiva foi minha realização profissional, como vice-campeã pela Unidade Polo nos Jogos Escolares do Paraná, em 1987 na cidade de Maringá, entre outros títulos. "Lembro bem que nos anos 80, caminhões em número de 4 ou 5, atravessaram a Avenida Capitão Índio Bandeira carregando peças de turbinas para a futura Usina Hidrelétrica de Itaipu", comenta a homenageada. De bem com a vida e alto astral, ela tem a certeza de que fez tudo com muito amor e dedicação. 
QUEM É IUQUICO TANAKA GONÇALVES? Professora de Educação Física, formada pela Faculdade de Educação Física de Marília (SP); filha de Sueo e Sadako Tanaka, mãe de Fernanda. Sou nascida em 14 de junho de 1952 em Marília.

ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Em Marília. Até os 10 anos, brinquei e vivi todas as fases com alegria; não só com bonecas e de casinha; tinha um balanço no pé de mangueira, soltava pipa, descia a rua Bonfim de rolemã que meu pai fez; jogava queimada, enfim, feliz.

COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE? Em Campo Mourão passei o período estudantil participando de desfiles como baliza, em fanfarras, não deixava de frequentar as matinês de domingo no Cine Plaza, Império, boliche.
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? No desfile de 7 de setembro, inaugurando o asfalto da Capitão Índio Bandeira (acho que em 1966) como baliza, dei um mortal, escorreguei nos pedriscos e ralei o joelho. 
Em 1980, os caminhões unidos em 4 ou 5, atravessando essa mesma avenida carregando peças de turbinas para a futura Usina Hidrelétrica de Itaipu. Nossa cidade parava para vê-los passar, sem saber da grandiosa importância desta Usina.

COMO A SENHORA SE AUTO-DEFINE? Amiga, perfeccionista, talentosa, gosto de novos desafios.
DESDE QUANDO EM CM? VEIO DE ONDE? Meus avós e tios já moravam aqui. Meu pai era caminhoneiro e em 63, mudamos de Marília para cá.
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Nos Colégios: Afirmativo 1974,80/82, João De Oliveira Gomes 1974/79, Dom Bosco 1978/80, Unidade Polo 1980/89, Osvaldo Cruz 1992/99. Departamento de Esportes e Turismo- PMCM 1974/75,77/85. Em 1983 ministrei aulas de Recreação e Ginástica Infantil na Faculdade de
Educ.Física do Norte do Paraná-Londrina. Em 1984 ministrei cursos de Atividades Rítmicas para Professores regentes de classe pela Secretaria Estadual da Educação em Campo Mourão, Boa Esperança e Iretama.
De 1985/90-professora na Faculdade de Ciências e Letras de C.Mourão.-Nos estabelecimentos de ensino que atuei, sei que fiz um trabalho digno com resultados positivos e me  sinto realizada quando encontro ex-alunos trilhando caminhos de sucessos. Ser professor é lapidar diamantes.
  
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Nada diferente; penso que foi tudo no tempo certo. Uma experiência maravilhosa.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Participei de todas as fases da construção da Igreja São Francisco, nas gincanas inter-bairros(Jd Flórida) e minha filha é batizada lá. Hoje estou com o grupo da Sonibram no apoio à Casa do Câncer.
DE TODAS ESTAS ATIVIDADES, QUAL MAIS DESTACA? A convocação das ginastas Aretusa Moraes e Valéria Piazza para treinamentos em Curitiba, visando Jogos Escolares Brasileiro e nova convocação para treinamentos de seleção, no Copaleme Praia Clube- Rio de Janeiro em 87- representando nosso Estado.
COMO ENTROU A EDUCAÇÃO FÍSICA NA SUA VIDA?  Retornei à Marília para terminar o Normal Colegial e minha pretensão era cursar Arquitetura. Decidi pela Ed. Física pois também gostava e essa opção me tornou superdinâmica com mais objetivos e metas a cumprir.
COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO FISICA ATUALMENTE? Vejo com tristeza que a Educação em geral ainda não tem o reconhecimento merecido. A Educação Física abre um leque de especializações. Hoje o culto ao corpo favorece nossa profissão sendo bem atuante, contudo; no Magistério permanece quem tem muito amor à profissão.

QUANTOS ANOS TRABALHOU NA AREA E QUANTOS ALUNOS ENSINOU? Foram 23 anos, mas aposentei integral, ganhei 2 anos pelas licença-prêmio que nunca tirei.Não sei precisar, mas penso que por ano uns 500 alunos.

QUANTOS TíTULOS CONQUISTOU? Como professora e técnica de modalidades poliesportivas, a Ginástica Rítmica Desportiva foi minha realização profissional. Vice-campeã (UP) Jogos Escolares do PR/87 em Maringá, Vice-campeã no conjunto e Vice-campeã nos individuais nos Jogos Escolares do PR/88 em Guaíra.  4º lugar nos XXXI Jogos Abertos do PR/88 em Guarapuava.
QUAL IMAGEM VITORIOSA NÃO SAI DE SUA MENTE? Em 1990 vi Ayrton Senna ser campeão da temporada em Suzuka (eu estava lá). Nossos domingos eram preenchidos com imagens deste vitorioso. Em 1994 enquanto estava com meus alunos no estádio municipal recebi a notícia do trágico acidente em Ímola.


COMO ESTÁ O ESPORTE DE CM ATUALMENTE? Acompanho de longe e vejo a necessidade de termos modalidades que nos orgulhem, que nos faça sair de casa para torcermos. Acredito no suporte de base, investir nas escolinhas para termos atletas da casa em destaque.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Voleibol, com os revolucionários Willian, Bernard, Montanaro...

QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Harlem Globetrotters.
A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO E DA POLÍTICA NOS DIAS ATUAIS? Na religião procuramos os meios de promover a paz. Politicamente; a coisa está feia, cada dia ficamos incrédulos com tanta enganação encima do povo, de nós.

QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? Ary Matheus (imagem acima), ciclista mourãoense. Admiro-o pela garra e força de vontade. Teve oportunidades de se profissionalizar, mas preferiu competir por nossa cidade.
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM? Delordes Daleffe, ele sempre apoiou nossos alunos quando precisamos. Nota do Blog: Na imagem, Delordes Daleffe entrega homenagem - Troféu Tocando de Primeira 2.000- ao prefeito de Campo Mourão Dr. Renato Fernandes Silva, que comandou a cidade em 1975, no ano do primeiro título de Campo Mourão no futsal dos Jogos Abertos do Paraná (JAP`s) em Paranavaí. O troféu foi entregue no Teatro Municipal em de dezembro de 2000, foi o "Oscar do Esporte Mourãoense". Obrigado Iuquico, oportunidade de homenagear essas duas grandes personalidades mourãoenses. 
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Não me lembro.
UM GOLAÇO NA SUA VIDA? Experimentar o lado gastronômico com o SUSHI BAR. Com dedicação e perseverança, fomos felizes.


 ÉTICA EM UMA FRASE É... respeitar os direitos de todos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.....perfeito.
ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER NOVAMENTE DEPUTADOS  NESSAS ELEIÇÕES? sim.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Ir até a Patagônia. Nota do Blog: Iuquico, enquanto você não vai, o Blog aumenta sua vontade com essas imagens.

CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO.EDSON HIRATA, por tornar realidade o sonho de termos um time de basquetebol; JORGE JOSÉ DOS SANTOS (in memoriam) -teve a sorte de chegar duas vezes nas seletivas da Copa Brasil de Atletismo - contraiu hepatite e não conseguiu vencê-la e PAULO CÉSAR COSTA (foto), pela dedicação com seus atletas que conquistam além-fronteiras.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO. ATER CRISTÓFOLLI, empreendedor dinâmico e ousado. JOSÉ POCHAPSKI,honestidade é o seu forte. Antes de ser Prefeito, participamos do Cidade x Cidade (Silvio Santos) e trouxemos os fuscas para Campo Mourão e SADAYOSHI SHIMIZU (foto), um médico singular, humano, estudioso, o melhor!.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É ... melhorias, superação; pois amamos esta cidade.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO É...esperança de tudo melhorar, para nossos filhos e netos aqui viverem.
REGINA DUBAY:trabalho incansável para cumprir o mandato.
BETO RICHA: não vem cumprindo com as promessas relacionadas com a Saúde e a Educação.
DILMA ROUSSEF: depositei meu voto nela e estou decepcionada.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?  Muito honrada e feliz!
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Sérgio Ueda (foto), do tênis de mesa.
NOTA DO BLOG: Iuquicom Sérgio Ueda foi homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO em 2009. Confira, leia ou releia acessando/clicando: http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2009/04/entrevista-de-domingo-sergio-ueda.html
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Expresso minha gratidão à todos que estiveram ao meu lado nesta caminhada. Posso estar esquecendo nomes, mas meus amigos estarão sempre em minhas lembranças.
Nota do Blog: Iuquico com Ilivaldo Duarte, no Tocando de Primeira 1.063 no sábado, 29 de março 2014: agradável surpresa sua presença ao vivo na Rádio Colméia.

JOGO RÁPIDO COM IUQUICO TANAKA
MÚSICA:.- Imagine –John Lennon
UM LIVRO: Participação no livro Teoria e Prática do Esporte Para Todos-1982/1983-pelo MEC-SEED. , pág 262.
QUE LIVRO ESTÁ LENDO ? Corações Sujos.
UM AUTOR? Paulo Coelho.
UM PROFESSOR? Egydio Martello (foto).
COMIDA? Preferencialmente a japonesa.
SONHO? Conhecer vários países e suas culturas.
SAUDADE? Não se define, a gente sente.
DO QUE E DE QUEM? Minha mãe, exemplo de sabedoria, inteligência e companheirismo, uma pessoa conectada além do seu tempo.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Gestação.
HOBBY? Viajar.
MANIA? Perfeição
PROGRAMA? Reunir e sair com amigos.
TÍTULO? ”Mérito Desportivo” em maio/2012 pela Câmara de Vereadores.
FRUSTRAÇÃO? . projeto de GRD não ter sequência
FAMÍLIA É.... Amar em dobro, dividir o amor.
NOTA DO BLOG: Iuquico, ao lado da filha Fernanda e do marido Fernando Gonçalves - falecido em setembro de 2010. 

A VIDA E JEITO OU FORÇA? Os dois, porque às vezes aprendemos errando ou teimamos em nosso conceito e pagamos para ver.
O QUE NÃO PERGUNTEI QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?.Atividade extra inesquecível:  Participação nas 3 edições dos Jogos Abertos do Paraná, em Campo Mourão. Em 1977 com alunas do Colégio Estadual e Comercial, inauguração do ginásio Belin Carolo e Abertura dos XX Jogos Abertos do Paraná (faroletes), em 25 de setembro de 1987 na abertura dos XXX JAP’s no Estádio Roberto Brzezinski (esp. em movimento) e em 1995, na abertura dos XXXVIII JAP’s (carneirinhos).
Iuquico, na Rádio Colméia, ao lado do jornalista Ilivaldo Duarte e dos pioneiros do futebol americano em Campo Mourão, da equipe Black Rams, neste 29 de março 2014, no programa Tocando de Primeira, edição 1.063.

DEFINIDOS JOGOS das quartas de final do Amadorzão

Empate em 3 a 3. Este foi o placar de Quinta do Sol e América, em jogo que valia vaga direta para às semifinais do Campeonato Amador Copa Peugeot Chanson. Nos outros jogos, o Araruna venceu o Sete de Setembro por 9×0 e o Mamborê também goleou o Iretama por 4 a 0.  
Com estes resultados, o Luiziana obteve o melhor índice de aproveitamento da primeira fase com 66 por cento e já está nas semifinais. O Quinta do Sol chegou a 11 pontos, com 61 por cento de aproveitamento, mesmo índice do Araruna que levou a vantagem no saldo de gols. Já o América ficou com 10 pontos, 55 por cento e na quarta posição.
Os jogos das quartas-de final serão entre América x Mamborê e Quinta do Sol x Holanda, de Campo Mourão, Araruna x Peabiru.
TABELA - Quartas de final – Jogos de ida – Domingo, 06/04 15h30 - Jg 1 Peabiru x Araruna; Jg 2 Holanda  x  Qta do Sol.  Jg  3 Mamborê x  América.
Jogos de volta – Domingo, 13/04.
15h30 Araruna  x Peabiru; Quinta do Sol  x  Holanda;             América    x Mamborê
SEMIFINAIS - 
Venc.  JG 01 x Venc. JG 02; Venc. JG  3 x Luiziana.

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 31 de março 2014

Evangelho (Jo 4,43-54)
 — O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora 51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

30 de mar. de 2014

AS FINAIS DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS

Em Santa Catarina, o Figueirense no Sul do Estado (foto) venceu o Cricíuma por 3 a 2 e agora irá decidir o Catarinense contrao Joinvile. Pelo Paranaense, Maringá está na final e espera o vencedor de Atlético x Londrina. 
No Rio Grande do Sul, no primeiro jogo da final, o Inter venceu o Grêmio na Arena do Olímpíco por 2 a 1.
No Maracanã, Vasco derrotou o Fluminense por 1 a 0 e vai a final após 11 anos de ausência, contra o Flamengo, no Campeonato carioca. 
Em Minas, nenhuma novidade. Cruzeiro faz a final contra o Atlético. Em Goiás, Atlético e Goiás se encontram na decisão. Na Bahia, deu a lógica: Vitória e Bahia farão o clássico. Pelo Pernambucano, Salgueiro x Náutico e Santa Cruz x Sport, são os jogos das semifinais de 2014.

SANTOS SOFRE, FAZ A VIRADA sobre a Penapolense e vai para sua sexta final consecutiva no Paulistão 2014

O Santos está na final do Campeonato Paulista pela sexta vez consecutiva - foi vice em 2009 e 2013, e campeão em 2010, 2011 e 2012. Na  Vila Belmiro, o Santos sofreu mas conseguiu derrotar o Penapolense por 3 a 2 e garantiu presença na decisão. O adversário da final será o Ituano, que derrotou o Palmeiras no Pacaembu por 1 a 0.

MARINGÁ VAI A FINAL DO PARANAENSE após eliminar o Coritiba

O Maringá Futebol Clube empatou com o Coritiba por um gol e vai a final do Campeonato Paranaense 2014. Assim, o MFC espera igualar o que fez outros times maringaenses - Grêmio Esportivo de Maringá que venceu o Paranaense em 1963 e 1964 e o Grêmio de Esportes Maringá (GEM) foi campeão em 77. 
O Maringá enfrenta na final Atlético ou Londrina, que jogam de novo nesta quarta-feira no estádio do Café - O time da Capital tem a vantagem de poder perder por um gol para ir a final.

IMAGENS II DO CM BASQUETE na vitória sobre Rio Claro

  Imagens da vitória mourãoense hoje a tarde no JK sobre o time rioclarense. Valeu torcida, nesta segunda-feira tem mais.