23 de out. de 2014

GLOBO RURAL: HOMENAGEM A JOSÉ Hamilton Ribeiro

A revista Globo Rural, que realizou na noite desta terça-feira (21/10) em São Paulo, o 10º Prêmio Melhores do Agronegócio, prestou uma homenagem ao jornalista José Hamilton Ribeiro (79), autor da primeira reportagem de capa da revista, em outubro de 1985.
A matéria, realizada em parceria com o jornalista fotográfico Ernesto de Souza, contava a história de Davi, peão que foi um dos mais renomados selecionadores de raças zebuínas de Uberaba, Minas Gerais. "Foi uma viagem ao passado, à história do nelore. Certamente uma reportagem inesquecível", disse Ribeiro, emocionado ao relembrar os velhos tempos.
Bruno Blecher, diretor de redação da revista Globo Rural entregou a homenagem ao repórter, ressaltando a sua grandiosa contribuição ao jornalismo nacional. "José Hamilton Ribeiro é um ícone do jornalismo de agronegocios no Brasil e no mundo".
"A revista Globo Rural tem uma importância muito relevante e contribuiu imensamente para o desenvolvimento de muitas tecnologias e avanços neste setor", declarou Ribeiro, que ainda afirmou que não se cansa dessa vida ' na estrada'. "Quando você ama o que faz, não há barreiras".
Trajetória - José Hamilton nasceu em 1935, em Santa Rosa do Viterbo (SP). Em 1955, iniciou o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, mas foi impedido de concluir o curso, após comandar uma greve na instituição. Começou a carreira no mesmo ano, na Rádio Bandeirantes. Trabalhava de madrugada, ao lado de ícones da música caipira, o que teria influenciado sua trajetória anos depois.
Em 1956, foi para a Folha de São Paulo, que deixava de ser Folha da Manhã. Cobriu a primeira missa realizada em Brasília, em 1957. Em 1962, na Editora Abril foi redator-chefe da revista Quatro Rodas e em 1966, ocupou a editoria da Revista Realidade, que privilegiava grandes reportagens.
Em março de 1968 foi enviado ao Vietnã como correspondente de guerra. Ele virou notícia ao perder a parte inferior da perna esquerda após a explosão de uma mina terrestre vietcong, em Quang Tri. Após se recuperar, Ribeiro continuou sua incursão pela imprensa. Ganhou muitos prêmios, inclusive com reportagens feitas sob censura. Na década de 1970, passou alguns anos no interior paulista, mas retornou à capital em 1978, quando foi para a televisão.
Na TV Tupi, foi diretor do programa Pinga-Fogo e dirigia o Jornal Hoje, de Campinas. Foi para frente das câmeras em 1981 no Globo Repórter e logo em seguida, para o Globo Rural, onde é repórter especial até hoje. Em 1985, junto com Humberto Pereira, diretor do Programa Globo Rural, fundou a revista Globo Rural, em que escreveu grandes reportagens.
José Hamilton Ribeiro escreveu oito livros e já ganhou cinco Prêmios Esso em sua carreira, além de outros prêmios nacionais e internacionais. Do site Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário