17 de set. de 2014

PADRE ALBERTO Gambarini: 10 conselhos bíblicos para os maridos

10 CONSELHOS BÍBLICOS PARA OS MARIDOS 1º “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25) - O amor do marido cristão pela esposa deve ser semelhante ao amor de Cristo pela Igreja. Ele deu a Sua vida pela Igreja, assim quando o marido ama a esposa, também esta oferecendo sua vida a Deus.
2º “Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Ef 5,28) O marido cristão cuida das necessidades e bem estar da esposa. Sente sua dor e enfermidade, e se alegra com a sua saúde como se fosse a sua própria vida. O mesmo cuidado vale para as necessidades espirituais, emocionais ou econômicas da esposa. Somente deste modo dará o testemunho de amá-la, como ama a si mesmo.
3º “ó maridos, comportai-vos sabiamente no vosso convívio com as vossas mulheres, pois são de um sexo mais fraco.” (1Pdr 3,7ª) A grandeza espiritual do marido cristão é demonstrada pela sua capacidade de ser gentil, carinhoso e capaz compartilhar todas as responsabilidades do lar.
4º “Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza.”(Col 3,19) O marido cristão esta atento para que as suas palavras não magoem sua esposa. E quando isso acontece é capaz de reconhecer o erro por meio de um pedido de desculpas. Isso faz a esposa sentir que é amada e respeitada, e o marido a reconhece como um presente precioso recebido de Deus. .
5º “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” (Hbr 13,4) “O matrimônio cristão é uma aliança de amor para toda a vida entre um homem e uma mulher que implica sacrifícios reais para afastar-se das noções ilusórias da liberdade sexual e fomentar a fidelidade conjugal” (Papa Francisco). A fidelidade à esposa é sinal visível do amor de Deus presente na vida do marido cristão. O amor  de Deus é sempre fiel, jamais volta atrás, mesmo quando nós lhe voltamos as costas.
6º “Por que hás de te enamorar de uma alheia e abraçar o seio de uma estranha?”(Prov 5,20) Um cristão se casa, porque ama com o amor de Deus, assume diante do altar o compromisso de dar-se totalmente à pessoa amada, exclusivamente, definitivamente. O amor cristão é humano, mas também divino. O marido cristão enfrenta todas as tentações normais de todos os homens, mas pede a Deus a graça de amar e ser fiel a sua esposa.
7º “Seus filhos se levantam para proclamá-la bem-aventurada e seu marido para elogiá-la.”(Prov 31,28-29) A mulher traz dentro de si a força da sensibilidade. Deste modo, tem necessidade de se sentir amada e valorizada pelo marido. Uma das maneiras excelentes é cultivar o hábito de elogiar a esposa. E isso se faz com palavras, gestos de carinho.
8º “Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor.”(Prov 18,22) O marido cristão deve pensar como seria só sem sua esposa. Adão estava só, e isso não era bom para ele, assim Deus lhe deu uma esposa. Deus formou o homem e a mulher, quis que se unissem para serem companheiros por toda a vida. E a finalidade desta união é a felicidade.
9º “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne”(Mt 19,5) O marido cristão desfruta a vida com sua esposa. Quando chega do trabalho demonstra carinho. Pensa nela durante o dia. Aprende a realizar planos em conjunto. Tem tempo para conversar e compartilhar acontecimentos do dia a dia. Mostra interesse verdadeiro, escutando atentamente, para assim formarem uma só carne.
10º “Tratai-as com todo respeito para que nada se oponha às vossas orações.”(1Pdr 3,7b) No sacramento do matrimônio, o casal recebeu a mesma graça. O marido cristão cultiva a presença de Deus com a esposa, orando com ela e por ela, participando juntos da missa, rezando o terço… A oração do casal é um importante meio para crescer no amor que tem a sua origem em Deus.
Oração pela família
Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré.. Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia. Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes. Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família. Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais. Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário