13 de ago. de 2014

ABRAHAM SHAPIRO: Isto é ser empresário?

É possível entender – e eu até me esforço –, mas é inadmissível o modo como alguns gerentes e diretores tratam seus subordinados nas empresas por aí.
Opressão! Para que isso?  E a desfaçatez? A humilhação? Eles ignoram que, cada dia mais, avolumam demandas de empregados acusando patrões de coisas horrendas nos tribunais – situações que estão mais para o bê-a-bá da boa educação e convívio social mínimo do que para questões jurídicas.
Não incluo nisso a pressão natural que está presente sobre a equipe de vendas pela busca de objetivos, ou na produção para que se cumpram datas e outras situações típicas. Falo, sim, do maltrato, da rispidez ao exigir ou alegar coisas que fluiriam positivamente desde o equilíbrio e o bom trato.
Até os tolos já sabem que “quem quer mel não chuta a colmeia”. O que se consegue sem diálogo, sem acordo e a mínima consideração? Só danos e perdas.
É isto que faltava saber aquele diretor da indústria que, por ser herdeiro, pensava ser um imperador de filme épico, daqueles que decidem a vida e a morte de seus súditos.
Ele cobrava metas de vendas, mas ironicamente ninguém as alcançava. Pelo modo como tratava as pessoas era previsível que jamais conseguiria resultado algum de ninguém. As pessoas optavam em fazer o contrário do que ele exigia.
Assim, a empresa tornou-se um campo de batalha até perder sumariamente todos os vendedores e não conseguir novos, porque a fama do tirano já havia tomado conta da região. Só o gerente de vendas permaneceu por ser um autêntico puxa-saco. Mas vendas, que era bom, ele também não fazia... porque era gerente!
Os concorrentes riam-se muito e aproveitavam a tremenda vantagem competitiva que o “rei de meia tigela” lhes ofertava de bandeja agindo daquele modo.
Finalmente, suas dificuldades comerciais complicaram, a produção vacilou e forçou-o a se desfazer de boa parte do patrimônio da família. E o desfecho da história todos conhecem!
O que se ganha em ser estúpido? Só se perde! Isto vale para todas as pessoas, mas principal e especialmente para empresários.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário