30 de jun. de 2014

PROFESSOR MACIEL faz discurso inteligente e motivador na entrega da Comenda Vida e Liberdade na AML

O acadêmico fundador da cadeira número 3 da Academia Mourãoense de Letras, José Eugênio Maciel, fez no sábado, saudação especial aos homenageados com a Comenda Vida e Liberdade da AML, José Aroldo Gallassini e Heleni dos Santos Ferreira. 
Inteligente, profundo e emocionante, com sábias palavras, o professor Maciel valorizou sobremaneira as honrarias e os homenageados. 
"Duas personalidades que merecem a honraria e muito dignificam a nossa cidade. Um veio de Brusque e com trabalho empreendedor fez da Coamo uma referência extraordinária e importante não só para o setor onde atua mas para propagar a nossa cidade, o nosso estado e país. Uma referência positiva, pois quando homens se juntam para o mesmo objetivo, para a cooperação só pode dar certo. Gallassini, simples e humilde, que vem de berço, sabe observar como ninguém a cultura, o cultivo."
" A observação é a única capacidade humana para a expansão do conhecimento desde os tempos dos homens da caverna. Gallassini tem a capacidade de observar e a visão de educar, progredir e transformar a matéria-prima em produtos industrializados, com a grandeza cooperativista faz com que não sejamos só celeiros mas transformadores da produção que vai para vários continentes do mundo."
"A outra personalidade, professora Heleni veio de Laranjeiras do Sul, é uma professora de muitos frutos, que acreditou na força da Cultura e da Educação para formar e transformar pessoas em cidadãos comprometidos com o melhor. Da acanhada Escola Monteiro Lobato no grande Lar Paraná, a transformou em uma escola bela e pujante, pois a beleza não é só na sua estrutura mas dentro do projeto, de gente que acredita no giz, no quadro, nos professores que vão transformar o que vai ser ensinado para que os alunos sejam melhores cidadãos. Pois, como disse Monteiro Lobato ´um homem e um país se faz com livros´ "
"Ambos, Gallassini e Heleni são merecedores, pois são sonhadores, e quem sonha tem a capacidade de mudar o mundo. São reconhecidos pelo que fizeram e fazem, com a conquista de grandes colheitas. São motivos de muito orgulho."

Um comentário:

  1. Caro amigo, é com grata satisfação que registro, no seu prestigiado blogue, a referência a minha pessoa, quando fiz uso da palavra em nome da Academia. As referências refletem a amizade, sobretudo o convívio acadêmico. Ademais, falar de Aroldo e Heleni, os homenageados é inspiração pelo que eles representam em favor do desenvolvimento da nossa gente. Obrigado!

    ResponderExcluir