29 de jun. de 2014

ENTREVISTA DE DOMINGO: Antonio Carlos Cardoso

Assim como sua terra Natal (Pato Branco), terra de gente empreendedora e inovadora, o médico e governador do Rotary Distrito 4630 na gestão 2013/14, Antonio Carlos Cardoso é um vencedor, sendo inovador e empreendedor. Ele é o homenageado desta última semana de junho 2014 na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG DO ILIVALDO
E justamente neste 29 de junho, completa 20 anos de Rotary. Sua gestão é apontada por muitos importantes e experientes rotarianos como uma das melhores dos últimos anos. É voz corrente esta opinião, já que entre as metas cumpridas e superadas, Antonio Carlos conseguiu com sua equipe a melhor média brasileira de incremento do quadro social, chegamdo ao 10%. No sábado, 28 de junho, ele foi entrevistado e homenageado com o troféu Tocando de Primeira na Rádio Colméia no Tocando de Primeira 1.075. "Foi uma emoção muito grande esta homenagem, foi o meu presente de aniversário de Rotary. Estou muito feliz", disse o Governador que elevou e colaborou para valoirizar ainda mais o nome de Campo Mourão no cenário rotário. Inclusive é o pai da ideia e dos trabalhos que culminaram com o surgimento do Rotary Feminino Raio de Luz em Campo Mourão. 
Uma ótima leitura. Longe de esgotar todas as qualidades e conquistas deste vencedor, guerreiro e empreendedor esta homenagem no BLOG é apenas uma pequena parte, colaboração para valorização da nossa gente e da nossa terra.


Antonio Carlos Cardoso é filho de Heitor Cardoso – In Memorian, e Therezinha Daluz Cardoso. Nasceu em Pato Branco no dia 04 de junho de 1961. Casado com Mirtes Urbano Leite Cardoso, é pai de Luara – Professora de Filosofia Política da Universidade de Amsterdam, na Holanda e Maiara – Estudante 5ano de Direito na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha  
infância foi em Pato Branco até os meus 11 anos. Uma Infância muito feliz, sou filho caçula de 7 irmãos. Jogando futebol e fazendo gol de letra e de calcanhar em todos os campinhos de Pato Branco. Sempre muito tímido, não frequentei festas na infância e adolescência, mas compensei na fase adulta e até hoje.Sempre trabalhei, por necessidade no início, entreguei jornal com 9 anos de idade, auxiliar da minha mãe que era costureira, cobrindo botões e fazendo entrega de roupas. Daí começou o gosto pela sutura = costura, por isso virei cirurgião).
* Pato Branco, sua terra natal está localizado no sudoeste do Paraná, com população superior a 70 mil habitantes e um índice de desenvolvimento humano (IDH) que o coloca como a a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná e a 113º no Brasil. É um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. É polo regional no setor de comércio, serviços e agronegócios, com destaque na área industrial, principalmente nos ramos metal-mecânico, tecnológico e moveleiro. Com mais de 35 indústrias de softwares, de aparelhos e componentes eletrônicos, o Município tem um parque tecnológico instalado e reconhecido em nível de Brasil.

ORIGEM DO NOME: Em  1918, o Governo do Paraná criou a Colônia Bom Retiro, para acolher os insatisfeitos quanto a decisão sobre a Guerra do Contestado - entre outros motivos, pessoas não aceitavam morar nas terras Contestadas que passaram a ser de Santa Catarina. Na Colônia de Bom Retiro tinha a Vila Nova, às margens do Rio Pato Branco. Na década de 30, sabendo do crescimento da região Sudoeste do
Paraná, o Governo Federal criou uma linha telegráfica onde entre Clevelândia e Barracão foram criados dois postos de telégrafo, sendo um deles em Bom Retiro, conhecido como Posto do Rio Pato Branco. O ramal trouxe consigo a expressão “Pato Branco”, ou seja: o telégrafo de Vila Nova continuou sendo identificado como posto do Rio Pato Branco. Logo as demais cidades do estado conheciam a região como Pato Branco, promovendo assim a mudança de nome do distrito. A partir de 1938 os cartórios oficializaram, aos poucos, o nome “Pato Branco”. 



ONDE ESTUDOU, QUE CURSOS FEZ? 
Estudei sempre em escola pública, emigramos para Curitiba em 1971, pois meu irmão mais velho foi se preparar para estudar medicina, e passou no vestibular com 16 anos. 
Meu primeiro trabalho com carteira assinada foi aos 12 anos no Diretório Acadêmico da Faculdade de Administração de Curitiba e após trabalhei no Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Curitiba, das 18 às 23 horas. Depois trabalhei como contínuo (hoje office boy) por 4 anos.
Cursei o Ginásial no Colégio Estadual do Paraná, o curso técnico em Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Paraná, graduando em 1980, tendo feito estágio em diversas empresas, durante o curso. A partir da formatura trabalhei por 2 anos fazendo projetos de eletrificação rural, na empresa PROENSI em Curitiba. 
O QUE LEVOU A PRESTAR VESTIBULAR PARA MEDICINA?
Decidi fazer vestibular para Medicina, quando percebi que quando meu irmão mais velho estudava, eu aprendia com facilidade apenas ouvindo, então criei coragem, e me preparei para o vestibular por 6 meses, e passei no segundo ano de tentativa, pois jamais desisti de um objetivo. Em 1982 fui aprovado em Medicina na UFPR - Curitiba, graduando em 1988.
O SENHOR FOI CAMPEÃO BRASILEIRO COM O CORITIBA? Sim,
de 1984 até 1986 trabalhei no Departamento Médico do Coritiba Futebol Clube, onde fomos campeões Brasileiro em 1985 na decisão contra o Bangu, no Maracanã. Estou na fotografia do time campeão exposta no museu do Clube. Em 1987 fui membro do departamento médico da Seleção Paranaense de Futebol, enquanto fazia estágio para Ortopedia. Mas mudei de especialidade pois desenvolvi alergia ao gesso, o que impossibilitava, na época, o exercício da especialidade. Optei pela Ginecologia, pois já fazia estágio em maternidade e pretendia mudar para Rondônia e trabalhar com meu irmão que residia lá.

COMO ACONTECEU SUA VINDA
PARA CM? Fiz residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia de 1989-1990 e após Especialização em Ultrasonografia e Cirurgia Laparoscópica e Histeroscópica. Fui médico do Exército 1991/1993, quando decidi mudança para Campo Mourão. No Final de 1992 vim passear e visitar os sogros Vicente e Flora em Campo Mourão. Fui tão bem acolhido pelos rotarianos e convidado por um deles, Dr Willy para que conhecesse a Policlínica. Lá conheci o Dr.Mário, Dr.Napoleão e o meu grande e saudoso amigo Dr. Sadayoshi Shimizu e fizemos uma parceria por quase 20 anos, que foi interrompida pela morte prematura do melhor médico que conheci na minha vida.

QUANTOS PARTOS FEZ ATÉ HOJE? TEM CONTAGEM? Minha contagem de partos parou em 4.000, após, diminui os atendimentos,  e me dediquei mais à ginecologia e cirurgia ginecológica. Mas cada parto é um aprendizado, e não existe um igual ao outro, todos ainda me emocionam.
Eu sou um apaixonado pela Medicina, poder ajudar os outros é a minha maior realização.
COMO COMEÇOU SUA HISTÓRIA NO ROTARY? Fui convidado para o Rotary Campo Mourão em 1994 e desde então sou 100% de frequência, exerci praticamente todos os cargos até chegar a Presidente em 2009/2010. Os trabalhos do Clube foram tão intensos que fui convidado a participar da eleição para Governador, tendo sido escolhido em 2011, e desde então frequentei todos os treinamentos até a posse em julho de 2013.
COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE SER GOVERNADOR DE UM DISTRITO TÃO IMPORTANTE COMO O 4630? A Governadoria foi a melhor e mais enriquecedora experiência de vida, pois me permitiu conhecer as pessoas nas suas casas, nas suas cidades, tendo saído da zona de conforto de meu consultório e ter descoberto que existe vida
além daquelas 4 paredes.
A oportunidade de servir, voluntariamente, ajudar pessoas a pensar, planejar e decidir ações que mudam vidas de pessoas que eu nunca vou conhecer, nos cinco continentes do mundo, fez a diferença.
QUE AVALIAÇÃO FAZ DE SUA GESTÃO? Não sei se foi um sucesso, sei que nós, fizemos o nosso melhor. Nós propusemos uma nova visão de Rotary, suprimimos formalidades, simplificamos as reuniões, focamos no rotariano, falando de Rotary com o Coração.
O QUE É ROTARY, ENTÃO PARA O SENHOR? Rotary por definição é uma organização não governamental composta por profissionais éticos que tem um objetivo em comum que é utilizar suas habilidades profissionais e pessoais para melhorar a comunidade local e internacional. Rotary para mim, significa uma oportunidade de fazer o bem, não importa à quem.
Minha vida é transformada a cada dia em Rotary, pela oportunidade de conviver com líderes das mais diversas profissões, e oportunidade de ajudar pessoas nos quatro cantos do mundo.

COMO SURGIU O ROTARY FEMININO EM CM?  A criação do Rotary
Feminino de Campo Mourão foi uma iniciativa para corrigir uma injustiça histórica, pois foi somente a partir de 1988 que Rotary permitiu a entrada de mulheres. E os Clubes mais antigos de Campo Mourão tem uma resistência muito grande a entrada de mulheres. Foi durante uma palestra no dia Internacional da mulher que eu percebi naquela plateia de mais de 200 mulheres uma oportunidade de aumentar a força de trabalho de Rotary. Estamos ainda no início do Clube, a maioria das mulheres ainda não sabe exatamente o que é Rotary, e qual o objetivo de Rotary, mas elas estão sendo orientadas e com o tempo, tenho certeza que será o Clube mais forte do Distrito.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME? Meu esporte preferido é futebol, e também gosto muito de jogar tênis.
QUAL MELHOR JOGADOR QUE VIU JOGAR EO MELHOR TIME? O maior jogar que vi jogar foi Zico, no Paraná Aladim e Zé Roberto. Na atualidade
Alex é sem dúvidas o melhor. O melhor time foi o Campeão Brasileiro de 1985, claro que pelo resultado, mas o mais bonito foi o time da década de 70, ganhando 7 Campeonatos seguidos. 
NOTA DO BLOG: Abaixo uma das imagens daquele timaço do Coritiba, em 1973 que tinha Jairo, Orlando, Pescuma, Oberdan, Cláudio Marques, Nilo, Hidalgo, Neo, Dreyer, Negreiros, Reinaldinho, Sérgio Roberto, Hélio Pires, Tião Abatia, Leocádio, Zé Roberto, Dirceu e Aladim foram comandados por Elba de Pádua Lima, o Tim,
*NOTA DO BLOG: Em 1976,a Mourãoense (AERM) disputou o Campeonato Paranaense de Futebol e entrou para a história quando segurou um 0 a 0 contra o Coritiba, em jogo que derruboi muita gente da Loteria Esportiva. Do Baú do Luizinho, uma das formações da mourãoense - abaixo - de 1976 com Em pé (da esquerda para direita): João Carlos "Tiguera" Marques, Scarpelini, Flavio Angheben, Maninho, Osvaldo "Ganso" Matiuzzi, Matozinho e Zé Rosa (in memorian) Agachados: Lourival, Gralha, Mauro Rubens, Pedrinho e Flavinho Marques.

O SENHOR REALIZOU UM SONHO DE VER AO VIVO E EM CORES UM JOGO DA COPA DO MUNDO? Sim, realizei um sonho e assisti ao vivo um jogo de Copa do Mundo: Austrália e Espanha, na Arena da Baixada. Foi um espetáculo emocionante. 
QUAL FOI A SENSAÇÃO DE ESTAR NA ARENA DA BAIXADA? Durante todo o tempo que estive no estádio, pensei que estava pisando em pelo menos 10 Hospitais de Alto Padrão para o Paraná e imaginando quantas vidas poderiam ser salvas com o dinheiro público mau investido em uma propriedade privada. É uma obra de arte, pena que feita com o dinheiro público, que poderia ser usado para o bem da população.
ESPORTISTAS EXEMPLOS EM CM? Os professores Itamar Tagliari(imagem abaixo com a família), Edson Hirata e Paulo César Costa, o "Paulinho do atletismo".

QUEM SÃO EMPRESÁRIOS EXEMPLOS EM CM? Delordes Daleffe (abaixo, com a família) e José Aroldo Gallassini.
UM MÉDICO EXEMPLO? Médico exemplo a ser seguido Dr. Sadayoshi Shimizu. Arrependimento, ter levado a vida muito a sério, e ter demorado a ser tolerante.
JOGO RÁPIDO 
Ética é ... um princípio que não tem fim.
Campo Mourão do presente.... uma cidade com dificuldade em amadurecer.
Campo Mourão do futuro? Uma esperança que a população pare de esperar o Salvador da Pátria e comece a agir pela melhoria da cidade, sem partidos políticos e sem vaidades, talvez o Ideal seria o Rotary, a Maçonaria e o Lyons administrarem a cidade, dentro dos princípios destas organizações.
Momento atual de minha vida?  É de felicidade e certeza do dever cumprido.
Música – Volume baixo.
Livro – Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago.
Autor – José Saramago

Professor – Dona Frida, professora do Primário.
Comida – Paella Valenciana.
Sonho – Ser um Líder.
Saudade – Minhas Filhas que estão longe e do tempo em que o respeito não era exceção.
Momento Inesquecível – Primeiro dia na Escola.
Hobby – Pescaria e ver futebol na TV
Mania – Perfeição
Programa – TV Manhatan Connection - Globo News
Título: de Eleitor
Frustração: Ver meu País regredindo e sem esperança de futuro.
Ser homenageado é? Ver o reconhecimento do Rotary e dos nossos ideais começarem a fazer parte da comunidade.
Poder compartilhar um pouco da minha vida? É muito importante, pois nos aproxima das pessoas que não nos conhecem, e elas podem ter uma ideia porque fazemos escolhas na vida que às vezes parecem não fazer sentido.
Quem eu gostaria de ver homenageado no BLOG DO ILIVALDO? Dona Jacira.
* Governador, dona Jacira foi homenageada em maio de 2010. Leia a emocionante história de vida desta mulher guerreira clicando/acessando: http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/05/entrevista-de-domingo-jacira-machado.html 
Ser homenageado neste BLOG é ..... Meu recado é de agradecimento à você Ilivaldo, pelo constante apoio à causa rotária e a minha pessoa. Pela sua paixão pelo esporte e pela nossa cidade.
Família é ... tudo.
* Nas imagens abaixo, momentos vividos pelo homenageado no programa Tocando de Primeira (Rádio Colméia AM) quando contou um pouco da sua trajetória no Rotary e como governador no Distrito 4630, e recebeu homenagens do Rotary Feminino Raio de Luz e o troféu Tocando de Primeira, neste 28 de junho de 2014.

Bom Mesmo é ser Feliz! Viva!

3 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos nessa luta constante! Parabéns principalmente a você Antonio Carlos Cardoso, que muitas vezes no anonimato, fez valer com toda ética a luta pela: "... esperança que a população pare de esperar o Salvador da Pátria e comece a agir pela melhoria da cidade, sem partidos políticos e sem vaidades..." .
    Parabéns de todo meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ilivaldo pela oportunidade de conhecermos mais sobre o Dr. Antonio Carlos Cardoso!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dr. pela escolha "ginecologia", um excelente profissional.

    ResponderExcluir