19 de mai. de 2014

UM POUCO DA HISTÓRIA de Dom Eliseu Simões Mendes

Dom Eliseu Simões Mendes, primeiro Bispo de Campo Mourão (1960-1980), nasceu a 18 de maio de 1915, no território do atual município de Coração de Maria, região metropolitana de Feira de Santana – BA. 
Foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica de Salvador – BA em 4 de dezembro de 1938 e sagrado Bispo no dia 3 de dezembro de 1950. Ocupou primeiramente a função de Bispo auxiliar de Fortaleza, tendo por titular Dom Antonio de Almeida Lustosa (1950-1953). 
Posteriormente, foi nomeado Bispo de Mossoró – RN, cargo exercido até a transferência para a recém-criada Diocese de Campo Mourão, da qual tomou posse na tarde de 23 de abril de 1960.
À época, a Diocese mourãoense abrangia todo o território situado entre os rios Ivaí, Piquirí e Paraná, ultrapassando o Rio Corumbataí até atingir a região de Pitanga, Manoel Ribas e Ivaiporã. 
"Dom Eliseu, portanto, foi o incansável desbravador do noroeste paranaense. Cumpre notar, que quando aqui chegou estas plagas ainda eram em grande medida intocadas. Consequentemente, seu trabalho não está circunscrito exclusivamente ao âmbito religioso." informa padre Jurandir Aguilar, pároco da Catedral São José. 
Segundo documento da Diocese de Campo Mourão, o impacto social do episcopado de Dom Eliseu mostra-se no valor deste para a constituição da sociedade organizada de Campo Mourão e arredores.
Exatamente trinta anos após sua ordenação episcopal, a 3 de dezembro de 1980, contando apenas 65 anos de idade, Dom Eliseu Simões Mendes renunciou ao governo diocesano, regressando ao seio familiar na cidade de Feira de Santana – BA, onde faleceu no dia 2 de março de 2001. 
Atualmente seus restos mortais encontram-se lá sepultados, no cemitério Jardim Celestial. Agora, obtida a necessária concessão dos familiares, os despojos mortuários do primeiro Bispo de Campo Mourão serão transladados e inumados no interior da Catedral São José, junto a seu sucessor Dom Virgílio de Pauli. 
Segundo padre Jurandir, este ato solene marcará o início das comemorações relativas ao centenário natalício de Dom Eliseu, extensivas até 18 de maio de 2015. "Sem sombra de dúvida, tal acontecimento é de suma importância ao resgate e conservação da memória histórica da Igreja presente no Estado do Paraná. Por isso, todo o clero, lideranças e o povo membro das comunidades cristãs para tomar parte nesta celebração eclesial" ressalta o pároco da Catedral São José.Fonte: Diocese de Campo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário