10 de mai. de 2014

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sonia dos Santos Rodrigues

A professora Sonia Maria dos Santos Rodrigues é a homenageada deste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO. Filha do seo Francisco, o "Chicão da Venda Branca" e da professora Elvira, ela passou sua infância na Venda Branca - comunidade entre Peabiru e Araruna- em contato com a natureza e com sonhos. "Sempre dizia para minhas amiguinhas que iria aprender Inglês e ser interprete ou uma cantora internacional. Com 11 anos me interessei por sanfona e já conseguia tocar a primeira música." A homenageada é diretora da escola de inglês Yázigi em Campo Mourão há 10 anos. "Sou uma pessoa simples, sonhadora e persistente. Amo a língua Inglesa, meu trabalho e me realizo muito com minha profissão. Tenho paixão por cachorros e música. Sou uma pessoa fácil de perdoar e cultivo as amizades. Adoro ajudar as pessoas e os animais." Conheça um pouco da história viroriosa de Sonia Rodrigues na ENTREVISTA DE DOMINGO.


QUEM É SÔNIA MARIA DOS SANTOS RODRIGUES? Sou filha
de Francisco Sultowski dos Santos, mais conhecido como "Chicão da Venda Branca" e a professora Elvira Emilia dos Santos. Nasci em Peabiru e morei em um Patrimônio muito conhecido que conta a história de muitas famílias: a bela Venda Branca. Sou casada e tenho dois filhos.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Passei minha infância na Venda Branca com um estilo de vida muito saudável sempre em contato com a natureza. Minhas brincadeiras favoritas eram brincar em árvores, nadar em rios, andar a cavalo, jogar betes e pular corda. Sempre dizia para minhas amiguinhas que iria aprender Inglês e ser interprete ou uma cantora internacional. Ainda criança, motivada por meu pai, comecei a me interessar por sanfona e mais ou menos com a idade de 11 anos já conseguia tocar a primeira música.

Nesta época, meus pais não tinham condições de comprar uma sanfona para mim, então minha mãe enviou uma carta para o programa Mafalda Mulher (foto abaixo) e eu fui contemplada com uma sanfona linda. Foi um momento inesquecível de minha vida participar de um programa de TV e ser abençoada. - No programa Tocando de Primeira 1.068 deste sábado, 9 de maio 2014, Sonia foi surpreendida e se emocionou ao ouvir a participação ao vivo da jornalista Mafalda Bongiovani, ao vivo de Londrina, após ouvir o relato acima. 

COMO SE AUTODEFINE? Sou uma pessoa simples, muito
sonhadora e persistente. Amo a língua Inglesa, meu trabalho e me realizo muito com minha profissão. Tenho paixão por cachorros e música. Sou uma pessoa fácil de perdoar e cultivo as amizades. Adoro ajudar as pessoas e os animais.
CONTE UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA. ONDE ESTUDOU? Cursei o magistério e contabilidade no ensino médio. Sou formada em Letras, pós-graduada em MBA vendas Nacional e Internacional e possuo certificação Internacional FCE e TOEIC. Tive uma grande experiência de ser Chaperone de um grupo de alunos brasileiros nos Estados Unidos e também o privilégio de fazer um curso para professores em Londres.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO?  Acreditar no potencial das pessoas e querer por elas.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE?   Desde criança sempre fui defensora dos animais e já cuidava de animais abandonados e Deus sempre abençoou que eles se recuperassem e que eu encontrasse famílias que o adotassem. Não posso ver cachorros sofrendo maus tratos na rua e ficar passiva.
Também sempre gostei de participar na escola de projetos que ajudassem ao próximo e hoje o Yázigi me oportuniza a participar intensivamente de projetos de cidadania e me envolvo muito com eles. Já realizamos diversos projetos em prol da comunidade como o Lar da dona Jacira, Casa das fraldas, escola Municipal Paulo XV, etc. Além de ser bastante ativa nas atividades da franquia, participo da Câmara das mulheres e associação comercial.
COMO ENTROU O INGLÊS EM SUA VIDA? Amo o meu trabalho
e sempre busco motivar as pessoas ao meu redor a trabalharem com alegria e darem o seu melhor. Além de minha realização pessoal com o sucesso do Yázigi, posso dizer que é um orgulho contribuir para formação de excelentes profissionais na área pedagógica e administrativa da cidade e também na formação da cidadania de todos os alunos que estudaram no Yázigi no decorrer destes 10 anos. Tenho certeza que o Yázigi marcou a vida de muitos alunos e parceiros.É uma satisfação imensa quando recebemos testemunhos de alunos que nos procuram para agradecer ao Inglês que aprenderam no Yázigi.
COMO É SABER QUE VOCÊS PARTICIPAM DA VIDA DOS ALUNOS? É emocionante saber que participamos da história de muitas vidas que por conta do inglês obtiveram conquistas e vitorias em diversas áreas como: uma simples viagem, uma experiência com nativos, gabaritar no vestibular, pontuações elevadas em Exames internacionais de proficiência, passar na prova do mestrado e doutorado, intercâmbio, oportunidades de empregos, viagem de negócios, etc. Enfim, tudo isto não tem preço!”
O QUE E SER PROFESSOR E DIRETORA DE UMA ESCOLA DE INGLÊS? Aprendi muito com o Yázigi, a marca é muito forte, respeitada e consolidada, temos muitos valores, os quais considero imprescindíveis para o sucesso que foi adquirido com sabedoria, inteligência, trabalho, dedicação e alicerçado nos bons exemplos. Estou muito feliz com esses 10 anos de muito sucesso.
Temos vários projetos para o Yázigi de Campo Mourão, muitos ideias e sonhos, penso que não podemos parar no tempo. Temos a filosofia de manter cada vez a excelência de uma gestão sustentável, com o firme propósito de colaborar para a formação e a felicidade de cidadãos do Mundo e para o Mundo. Vamos continuar investindo nesta área da educação para oferecer um ensino de línguas de maior qualidade. 
Yázigi é muito mais que uma escola, é uma família, e graças a esta coesão, envolvimento e comprometimento, estamos cumprindo e superando metas. Graças a Deus podemos nos orgulhar de ser uma Escola de Excelência premiada várias vezes no cenário nacional.

QUAL O ESPORTE PREFERIDO? Quando eu era criança amava o Futebol e era uma torcedora que criava paródias e cantava com a torcida do time da Venda Branca que disputou vários campeonatos. Embora ainda seja o futebol, sou uma torcedora que vibra mais nas finais.
ÍDOLO E TIME? Ronaldo, Corinthians
O BRASIL VAI GANHAR A COPA DO MUNDO?  Tem tudo pra ganhar. Na imagem, estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
TEM ACOMPANHADO O SUCESSO DO CM BASQUETE? Sim e estou orgulhosa pelo sucesso do time. Ala Castellon, Alexandre Pinheiro e Ricardo Azevedo.
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM? Ater Cristófoli e sua equipe. Não o conhece pessoalmente, mas os frutos e atitudes dizem tudo. Percebo uma verdadeira liderança formadora de novos líderes e admiro a gestão sustentável e projetos de cidadania que realizam. Também a Edilaine Castro (foto), do Espaço Sou Arte, mulher guerreira e batalhadora. Realiza projetos grandiosos que estão ajudando na recuperação de muitos jovens e os profissionalizando.
QUEM SÃO PROFESSORES EXEMPLOS E POR QUÊ?
Professora Elvira Emília dos Santos foi minha professora de todo ensino primário - na foto, ela recebendo homenagem do Rotary Club Araucária em Campo Mourão-. Ela incentivou muitas pessoas da rede rural estudar e com poucos recursos ensinava usando a realidade. Alem de ensinar, ela dava um jeitinho de ajudar as famílias com problemas e mobilizava a comunidade a ajudar também. Tenho orgulho dela também ser minha mãe. A professora Cleuza Proetti Yurassek foi aquela que enxergou o meu talento quando ninguém ainda me conhecia. Ela me deu a oportunidade de ser professora de Inglês no colégio Integrado e a graça de aprender muito com ela. Ela é uma ótima formadora de educadores.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Ter tentado o vestibular para Ciências Contábeis.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Responsabilidade de todos nós.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.....colhendo frutos de muita semeadura e semeando melhores sementes para as próximas colheitas.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO: José Aroldo Gallassini, Dr. Antonio Carlos Cardoso (foto) e Elvira Maria Schen Lima.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...Muitos jovens tendo oportunidade de estudar e se profissionalizarem” .
CAMPO MOURÃO DO FUTURO é mais cursos e universidades e empregos para todos.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? É uma honra e me sinto muito abençoada.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Elvira Maria Schen Lima, vereadora e defensora dos animais.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?  Não deixe que os outros sejam responsáveis pela sua felicidade e corram atrás de seus sonhos. Você é o maior responsável pela sua vida!
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA: Grandioso és tu!
UM LIVRO: Raízes da Rejeição, Joyce Meyer.
 QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Godisnotmadatyou, Joyce Meyer (Deus não está bravo contigo) e Não tenha medo de ser chefe, Bruce Tulgan.
 UM AUTOR? Joyce Meyer, John Maxwell.
UM PROFESSOR? Minha mãe Elvira.
COMIDA? Lasanha quatro queijos e sobremesa.
SONHO?  Os sonhos de Deus são maiores do que os meus.
SAUDADE?DO QUE E DE QUEM? De meu pai.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Quando meus filhos nasceram.
HOBBY? Brincar com meus cachorrinhos e dançar.
MANIA? Ler sobre alimentos saudáveis e dietas.
PROGRAMA? Bem Estar.
TÍTULO? NeverGiveup! Nunca desista!
FRUSTRAÇÃO? Basta conhecermos quem somos em Cristo.
FAMÍLIA: Meu tesouro que ninguém pode roubar.
O QUE NÃO PERGUNTEI QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO
Vida: Minha Vida és tu “JESUS”.

Nas imagens abaixo, a homenageada Sonia ao lado de convidadas mulheres mães no programa Tocando de Primeira 1.068 neste sábado, 9 de maio 2014 na Rádio Colméia AM.

2 comentários:

  1. Mais uma linda história de vida, desta feita com a professora Sonia. Parabéns, Ilivaldo, por mais esta oportunidade que nos oferece, expondo testemunhos de vida. Isto é maravilhoso!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua trajetória e que Deus continue a abençoa-la. Tive muita satisfação em conhece-la.

    ResponderExcluir