29 de mai. de 2014

EDCLÉIA: posse sábado na Academia Mourãoense de Letras

A professora Edcleia Aparecida Basso se tornará neste sábado, 31, oficialmente uma "imortal" da Academia Mourãoense de Letras (AML). Ela assumirá em cerimônia às 19  horas a cadeira de número 5, que tem como patrono o jornalista Dickson Fragoso Veras.
Perfil - Edcleia Basso é graduada em Letras Português-Inglês e Especialista em Língua Inglesa pela UEM. Mestre e doutora em Linguística Aplicada com área de concentração em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Unicamp. Possui cursos complementares em língua e metodologia de ensino de línguas no Canadá e na Inglaterra. Atua no Ensino Superior na Unespar/Campo Mourão desde 1986, lecionando Língua Inglesa, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no curso de Letras. Nessa instituição foi também Coordenadora de Ensino do curso de Letras, Coordenadora Geral de Ensino e Chefe do Departamento de Letras.
Fundou e coordena há 15 anos o Centro de Línguas da FECILCAM (CELIN) e nele também atua com Português como Língua Estrangeira e com Inglês Instrumental. Coordenou vários cursos de Especialização na área de Língua Inglesa na FECILCAM, nos quais atuou como docente e orientadora de monografias e/ou artigos.Foi nomeada em 2011 coordenadora do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná da Unespar/Campo Mourão, no qual atua também como docente e orientadora. É líder do grupo de pesquisa intitulado O professor de Línguas Estrangeiras: contextos, saberes e práxis, cadastrado no CNPq. Coordenadora do projeto interdisciplinar de extensão “Letramento e alfabetização matemática: acesso à cidadania plena”, que faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras, financiado pelo Fundo Paraná. Nesta linha, coordena o projeto “A pesquisa interdisciplinar como base para as condições de Letramento e Numeramento de alunos da educação básica da rede pública”, apoiado pela Fundação Araucária, envolvendo pesquisadores de Linguística, Linguística Aplicada, Matemática, Economia e Educação. Parecerista ad hoc das revistas Signum; Linguagem e Ensino, Novos Horizontes (UnB), da editora IBPEX, bem como sou parecerista ad hoc de projetos de Iniciação Cientifica (Capes/UNEB). Junto ao INEP/MEC, atua como avaliadora de instituições e de cursos de Letras no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário