23 de mar. de 2014

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sidemar Roberto Villa

O echaporense Sidemar Roberto Villa, ou o popular "professor Villa" é o homenageado deste final de semana no nosso BLOG. "Minha infância foi livre e proveitosa, vivida em uma fazenda, na zona rural de Echaporã, na microrregião de Marília, no interior de São Paulo", conta o professor, apaixonado há muitos anos pelo basquete."Formei em Educação Física em 1973 mas só fui exercer a profissão aqui em Campo Mourão em 1980 quando cheguei de Marília", conta.
Uma pessoa simples, tranquila e de bom papo, Villa recebe esta singela homenagem por ser um professor que contribuiu para a formação de valores e a propagar a história do nosso esporte e da nossa cidadania."Sou uma pessoa de fácil amizade e companheirismo e tenho certeza que o esporte é o que me fez ser o que sou hoje, com saudades das equipes de basquete dos anos de 1981 a 84", lembra Villa. UMA ÓTIMA LEITURA. Villa, a partir de hoje você é CELEBRIDADE MOURÃOENSE e tem um pouco da sua história nas páginas virtuais da comunicação eletrônica. Viva! Parabéns!

QUEM É SIDEMAR VILLA?  Um paulista que adotou Campo Mourão de coração.  Tenho este nome por causa de amigo da família, pois meus pais acharam diferente e me deram esse nome. Sou filho de Antonio Jose Villa e Bárbara Berti, casado há 36 anos com Cátia Cacção Villa e pai de Thiago, Bruno e Mariana. Nasci em 03/01/1951, em Echaporã (SP).

ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Livre e proveitosa, vivida na fazenda, zona rural de Echaporã.
Echaporã O município está localizado no divisor de águas das bacias hidrográficas do rio Paranapanema e do rio Aguapeí (ou feio). Cercada de escarpas e cachoeiras onde se praticam esportes radicais, como o rapel (descida de cachoeiras por cordas) e também são praticadas caminhadas por trilhas a pé ou circuitos de trilhas de motocicleta. Situado na microrregião de Marília, distante desta a 42 km e 464 km de São Paulo.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE E ONDE?  Foi uma juventude que aproveitei da melhor maneira possível na cidade de Marília.- Abaixo estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal em Marília e vista aérea da cidade.

QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA?  Lembro muito bem do golpe militar em 64.
COMO O SENHOR SE AUTODEFINE? Uma pessoa de fácil amizade e companheirismo.
DESDE QUANDO EM CM? Desde 1980, vim de Marília.       
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Formei em Educação Física no ano de 1973, mas só fui atuar na área em 1980, ano em que cheguei em Campo Mourão.                                 ONDE ESTUDOU E SE FORMOU? QUE CURSOS FEZ? O  primário estudei em uma escola na zona rural de Echaporã, depois mudei Marília onde fiz o primeiro e segundo grau e onde fiz também a faculdade de Educação Física (FEFIMA) e os cursos de técnico de basquetebol e futebol.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Nada, tudo que eu fiz de bom ou ruim foi uma aprendizagem.

E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE?  A maior parte de minha atuação foi dentro das escolas estaduais. Tive uma passagem no basquete de Campo Mourão, no colégio agrícola e também voluntario na APAE.
DE TODAS ESTAS ATIVIDADES, QUAL MAIS DESTACA?  Professor e técnico do basquete.
COMO ENTROU A EDUCAÇÃO FÍSICA NA SUA VIDA? E O QUE E SER PROFESSOR?  Entro pela ginástica olímpica, modalidade que eu pratiquei na juventude. Ser professor é o máximo.
O QUE SIGNIFICA O ESPORTE EM SUA VIDA? O esporte é o que me fez ser o que sou hoje. A área mudou muito, principalmente com as novas tecnologias. - Na imagem abaixo ao lado do técnico do Campo Mourão Basquete Emerson Luis de Souza, na quarta-feira, 19 de março,no JK, quando do jogo amistoso Sub-18 entre Cm x Cascavel.

QUAIS OS RESULTADOS DA SUA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR? Ver que a maioria do meus alunos são hoje pessoas bem sucedidas.

QUAIS EQUIPES MARCARAM SUA VIDA? QUAL O MELHOR TIME QUE MONTOU? O basquete entre os anos 81 a 84.

QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Futebol, Pelé e o Santos.

QUAL A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE AMADOR EM CM? E O FUTURO? Falta de investimento na base e com algumas mudanças já acontecendo o futuro com certeza será de bons frutos.

COMO ANALISA O SUCESSO DO CM BASQUETE?  O investimento e a seriedade de quem dirige é fundamental.

QUAL O MELHOR TIME QUE JA VIU JOGAR? O Santos dos anos 60 e a seleção brasileira de 70.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS DIAS ATUAIS? Se levado a sério é importantíssima.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO?  Atualmente não acompanho o esporte.
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM?  Ater Cristófoli.
QUEM SÃO PROFESSORES EXEMPLOS E POR QUÊ?  Prof. Idê e Prof. Josué, quando cheguei fui muito bem aceito por todos da classe, mas esses dois fizeram a diferença. - Na imagem abaixo, professor Josué e os comandados do basquete:  Alceu Sartor, Getulinho, Claudino, flamingo, Pedro karpinski, luisao, Josué, Bruca, Sérgio Grilo, Silvino, Carlinhos Bertolli, Luis Fernando Ubialli e Tarjanio Tezelli.
- Na imagem abaixo, um colegiado de professores: em pé, Carlos Gomes, o "Rosa", Gilmar Fuzeto, Josué; e agachados, o terceiro o Nelsinho e o goleiro Idevalci Maia.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? todas serviram de aprendizagem.
ÉTICA EM UMA FRASE É... é o que falta principalmente na classe política.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... curtir os netos e passear bastante.
O SENHOR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER NOVAMENTE DEPUTADOS NOVAMENTE NESSAS ELEIÇÕES?  Temos dois eleitos, e acho que podemos sim eleger algum na próxima.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? conhecer a Vila Belmiro, estádio do Santos.

CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO:  Jorginho (em memória) - Ex atleta de atletismo, Carlos Gomes, o “Rosa”,- ex atleta do basquete e Márcia Tomadon - ex atleta do handebol.
- Na imagem, Jorginho é o primeiro e o Rosa o quarto, da esquerda para à direira, e o Villa é o último em pé.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO: Aroldo Gallassini, José Turozzi e Álvaro Machado da Luz, do Paraná Supermercados.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É: uma cidade boa.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO: uma incerteza.
GOVERNOS REGINA DUBAY: uma decepção; BETO RICHA: bom e DILMA ROUSSEF: uma decepção.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?  Lisonjeado, pois está sendo feita por uma pessoa que acompanha o meu trabalho há muito tempo, desde quando fui técnico do basquete. 
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?  Um ex-atleta que voltou a Campo Mourão para ser  técnico do basquete e hoje é professor conceituado em Maringá, o Carlos Gomes, o “Rosa”. O meu recado é para que continuem prestigiando a seriedade do BLOG DO ILIVALDO.
JOGO RÁPIDO: 
MÚSICA: Romântica e de boa letra.
UM LIVRO: QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? sou de ler pouco. Lia mais durante a carreira e sempre livros técnicos.
UM PROFESSOR? PROF. ISAC, meu professor no colegial,na faculdade e meu técnico de ginástica olímpica.

COMIDA? todas, sou bom de garfo.
SONHO? viver intensamente.
SAUDADE? dos meus pais.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos meus filhos e netos.

HOBBY? Cozinhar.
MANIA? não tenho.
PROGRAMA? assistir esportes em geral.
FRUSTRAÇÃO? não tocar nenhum instrumento musical.
FAMÍLIA É...Tudo.

7 comentários:

  1. Muito legal. Muito bem montada a entrevista. Parabéns ao Prof. Villa por tudo que representa ao esporte de Campo Mourão e a você Ilivaldo pela grande sensibilidade em retratar e valorizar esses talentos.

    ResponderExcluir
  2. O prof. Villa, nesta entrevista, deixou claro como é a sua personalidade, não tem meio termo, digamos que seja do tipo que não "esconde o jogo". Desejo ao amigo prof. Villa que esta fase de sua vida, de aposentado, seja de grande aproveitamento dos momentos belos da vida. E viva o Santos! E viva o Ilivaldo que nos proporciona estes momento para conhecermos mais sobre pessoas ilustres da nossa comunidade.

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Carlos Gomes de Oliveira (Rosa)23 de março de 2014 às 03:18

    É uma honra a homenagem que o Villa fez citando o meu nome como celebridade. Ele sabe o sentimento que tenho por ele. Me orientou, aconselhou, me deu oportunidades de crescer como pessoa. Tenho na figura dele não apenas um Professor, ou um amigo, mas de um Pai. Só posso dizer obrigado a ele.

    ResponderExcluir
  4. Querido Prof. Villa, que bom vê-lo na mídia, professor quando se aposenta fica meio sumido, e vê-lo no blog foi uma satisfação imensa, pois não temos tempo de parar para bater papo, e cumprimentar nosso Amigo Ilivaldo pela iniciativa e lembrança,
    salve Villa.
    Prof. Paraguaio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos pela brilhante entrevista. Muito justa esta homenagem ao Prof. Villa. Sinto-me honrado em poder dizer que fui seu aluno no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Fiquei contente pela lembrança que teve do Prof, Josué, a quem como ex atleta do Basquete de Campo Mourão sei da importância do seu trabalho por este esporte. Prof. Villa muito obrigado pelo seu trabalho digno. Muita saúde e muita paz;
    Luiz Henrique Arns
    Londrina-PR.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela entrevista. Muito justa esta homenagem ao Professor Villa, pela sua dedicação e profissionalismo. Tive a honra de ser seu aluno no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Bacana também ter lembrado do Prof. Josué. Eu como ex atleta de basquete de Campo Mourão sei muito bem da importância do seu trabalho para este esporte. Valeu Prof. Villa.
    Luiz Henrique Arns
    Londrina-PR;

    ResponderExcluir
  7. Grande professor, tive oportunidade de ser aluno dele no Colégio Marechal Rondon em Campo Mourão, exemplar, me espelho no seu trabalho para que um dia futuramente, eu possa ser um bom profissional na área de educação física.

    ResponderExcluir