9 de fev. de 2014

OS QUATRO TESOUROS DA FÉ, por Dom Orlando Brandes

O Credo, os Sacramentos, os Mandamentos e a Oração constituem os quatro tesouros da fé, que são as quatro partes do Catecismo da Igreja Católica. Onde está nosso tesouro, aí estará nosso afeto, nosso interesse, nosso coração, nosso prazer.
Primeiro: o Credo. Os doze artigos do Credo que professamos cada vez que rezamos o “Creio em Deus Pai”, é o primeiro tesouro da fé. Trata-se da nossa profissão de fé, ou confissão da fé que testemunhamos publicamente diante das pessoas. O Credo é também chamado de “símbolo da fé”. Professar é a fé é um dever, uma necessidade, um testemunho público daquilo que cremos.
O Credo é um tesouro que deve ser guardado no coração, lembrado na mente, rezado nas celebrações, repetido nas refeições, proclamado nas praças, meditado nas vigílias. Esta profissão de fé faz crescer, amadurecer, frutificar e transformar os corações, a Igreja e a sociedade.
Segundo: os Sacramentos. São tesouros da fé que aprendemos no catecismo, celebramos na liturgia, confessamos na vida, recebemos nas celebrações nos robustecendo e revigorando nossa fé. Os Sacramentos da fé são encontros com Deus e escola de caridade fraterna.
Terceiro: o Decálogo. É um tesouro que nos indica a vivência ética, social e moral da fé. A fé se manifesta nas obras. Os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças são um hino ao amor de Deus e ao próximo. Protegem a aliança entre Deus e nós, colaboram para o bem comum da humanidade, são expressões concretas do reino de Deus. Indicam o caminho da justiça, da dignidade e da paz. Ensinam a respeitar e conviver com os outros. Protegem e defendem a liberdade, isto é, livram-nos do mal. Ajudam a superar o egoísmo, a paixão e a cegueira. Enfim, são o reino da liberdade.
Quarto: a oração. Este tesouro segura todos os outros e por isso precisa ser cada vez mais descoberto, valorizado, praticado. A fé se manifesta na oração e por sua vez a oração protege e aumenta a fé. Rezar com fé e acreditar na oração são atitudes complementares. Ser fiel ao nosso plano de oração, eis o que salva nossas vidas. “Salve a oração e a oração te salvará”. A lei de rezar é a lei de crer. Rezo porque creio. Creio e por isso rezo. Quem não reza é um cristão em risco. Corre o risco de fracassar. O cristianismo sobressai pela arte da oração. Quem reza sustenta, alimenta, protege sua fé. A oração é o combustível da fé. A fé é a vitória que vence o mundo e a oração é a alavanca que o move. Quanto mais orantes, tanto mais iluminados e fortes na fé. Fé e oração são inseparáveis, indissolúveis, são siamesas.
Estes quatro tesouros da fé são também os quatro pontos cardeais de nossa vida, as quatro leis básicas: filiação com Deus, fraternidade com os irmãos, aceitação de nós mesmos e o cuidado com a natureza. 

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Metropolitano de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário