30 de nov. de 2013

AMIGOS PALMEIRENSES: PAIXÃO com ações sociais em CM

Para celebrar os seus 10 anos, os Amigos Palmeirenses realizaram na manhã de sábado (30/11) uma ação social em benefício de quatro entidades mourãoenses. Foram doados diversos ítens de materiais de limpeza aos Lar dos Velhinhos, Casa de Apoio aos Doentes de Câncer, Lar Infantil Miriã e Comunidade Fraternidade O Caminho.

CAMPO MOURÃO, pentacampeão do basquete paranaense


CAMPO MOURÃO BASQUETE, o primeiro título a gente não esquece

GRANDE TÉCNICO ADEMIR "Billy" BASSO , CAMPEÃO com o basquete mourãoense pela primeira vez em Jogos Abertos do Paraná em 1995. 
O primeiro dos cinco títulos conquistados, depois de 1995 vieram os de 2009, 2011, 2012 e agora 2013. Parabéns a todos os conhecidos e anônimos da história que fizeram tudo isso acontecer. 
PARABÉNS CAMPEÕES.

BASQUETE DE CAMPO MOURÃO é pentacampeão nos JAP´S

ACABOU!
CAMPO MOURÃO BASQUETE é pentacampeão paranaense dos Jogos Abertos 2013. Venceu Ponta Grossa por 94 a 41. 

VIVA 

BASQUETE MOURÃOENSE.
Uma alegria imensurável para a comunidade mourãoense, apaixonada pelo esporte.
Uma consolidação de todo um trabalho pautado na transparência, envolvimento e comprometimento, aliado a muita competência, talento e profissionalismo.
Viva!

JEFERSON, mourãoense Campeão Sul-Americano na Argentina

Jeferson Alberto dos Santos, da equipe de Atletismo de Campo Mourão, aluno do Colégio Estadual, representou o Brasil na Argentina e é campeão sul-americano e medalha de ouro nas provas de 1.200 e 2.000 metros rasos. Ele conquistou esta excelente performance nos Jogos dispitados em Mar Del Plata, na Argentina. Viva o Atletismo. 
Com mais essas duas medalhas a equipe chega a 469 medalhas no ano de 2013  e 10 medalhas a nível internacional com atletas mourãoense . 
A equipe tem apoio através da Fecam, da Caixa Econômica Federal - patrocinador master-, Unimed através da Lei de incentivo ao Esporte , com parceria do Núcleo Regional de Educação , Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e com apoio das empresas no Esporte com as seguintes empresas: Caixa Econômica Federal , Unimed , Expresso Nordeste , Paraná Palace , Centro Comercial Casali , Dr Artur , Clinica de Raio X Marcos Corpa , Faculdade Integrado , Recanto da Costela , Cartório do Valdemar , Pedreira Casali , Gaucho Lanches ,  Musical FM , Imobiliária Fabri , Escritório de Contabilidade Bisi , Fibrafio  , Paraná Diesel , Fibrafio , Comercial Ivaiporã e Farmácia Mac Farma.

É DAQUI A POUCO. CM BASQUETE decide´JAP´s contra PG

O Campo Mourão Basquete decide às 11h30 deste sábado a sua quinta final consecutiva nos Jogos Abertos do Paraná. 
Após vencer na semifinal o Pato Branco por 85 X 54, os mourãoenses sob a batuta do competente Emerson Luis de Souza, jogam contra Ponta Grossa. 

Campo Mourão foi campeão dos JAP´s em 1995, 2009, 2011 e 2012,

TOCANDO DE PRIMEIRA 1.047 hoje na Rádio Colméia AM

A edição 1.047 do programa Tocando de Primeira deste sábado na Rádio Colméia AM terá como convidados do primeiro tempo Alan Palhano e Ney Soares, da coordenação do Cristo É Nosso Show, que começa hoje em Campo Mourão. 
No segundo tempo, presenças dos caratecas sob a coordenação de Carlos Cézar (foto) e também de craques do futsal que iniciaram ontem a final do Citadino de Futsal em Campo Mourão. 
Mas tem mais, hoje a partir das 11 horas: Copa Getran, basquete e Jogos Abertos do Paraná.
É só conferir no seu programa campeão, pelas ondas médias da Rádio Colméia AM, a partir das 11 horas. 
Só não ouve o Ilivaldo Duarte quem não tem rádio ou não tem vizinho. 
Oferecimento: Topocamp, Paraná Supermercados, Comercial Ivaiporã, Escola Educare, Cartório do Valdemar, Fiorella, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Ótica Visolux. 

HOJE É DIA DE Santo André

Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.
Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o “protocleto”, ou seja, o primeiro chamado: “Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!”
Santo André se expressa no Evangelho como “ponte do Salvador”, porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.
Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”
Santo André Apóstolo, rogai por nós! (Canção Nova)

SORRIA MAIS e você vai ver a diferença


EVANGELHO DO DIA sábado, 30 de novembro 2013

Evangelho (Mt 4,18-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou.22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

29 de nov. de 2013

CM BASQUETE vence Pato Branco nas semifinais e decide contra Ponta Grossa final dos JAP´s 2013

O Campo Mourão Basquete chega neste sábado às 11h30 a sua quinta final consecutiva nos Jogos Abertos do Paraná. 
Nesta sexta-feira, venceu Pato Branco por 85 X 54
e joga a final contra Ponta Grossa. Campo Mourão foi campeão em 1995, 2009, 2011 e 2012,
Os ponta-grossenses quebraram a série de Maringá, que fez todas as cinco finais contra os mourãoenses nos últimos anos.  Ponta Grossa venceu Maringá por  70 a 62.
NBB - Campo Mourão faz um trabalho profissional e participa, além do paranaense, do campeonato Sul Brasileiro e da Copa do Brasil. O time vive grande expectativa por conta da sua inclusão a partir do próximo ano na elite do basquete nacional – NBB. 
Semifinais - Os confrontos semifinais sofreram modificação de local e horário por conta da forte chuva que caiu em Cascavel na sexta-feira (29.11). Ao invés de serem realizados no ginásio de esportes Eduardo Luvision, os jogos foram transferidos para o ginásio da Faculdade Anhanguera uma hora depois do horário previsto inicialmente. 
Isso explica, as cadeiras amontoadas na imagem acima.

Dificuldades - “O jogo contra Campo Mourão será muito difícil, pois eles têm uma equipe muito forte. Este ano jogamos cinco vezes com eles, vencemos duas e perdemos três. Para vencê-los meu time precisa jogar 100% para que possamos fazer algo diferente”, avalia Chiconato, técnico do Ponta Grossa.

IRMÃ ADELINA, DO SANTUÁRIO SANTA PAULINA, está em CM e participa da Rota da Fé e do Cristo É Nosso Show

Na manhã desta sexta-feira (29) recebi a amável e surpresa visita da Irmã Adelina, reitora do Santuário Santa Paulina, localizado em Nova Trento, Santa Catarina. Irmã Adelina irá participar da Rota da Fé e do Cristo É Nosso Show em Campo Mourão, neste final de semana. Em Campo Mourão, visitou a Fecilcam e a Coamo, onde conheceu e agradeceu ao vivo e em cores o catarinense José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, que em janeiro deste ano batizou no Japão (Ilha de Iwagi) um navio com o nome de Santa Paulina. 

FREI RINALDO celebra missa da Saúde domingo às 9h30 no CRISTO É NOSSO SHOW EM CM


PADRE REGINALDO amanhã no CRISTO É NOSSO SHOW


CRISTO É NOSSO SHOW EM CM terá exposição "As Cores da Fé"


É AMANHÃ! CRISTO É NOSSO SHOW 2013 EM CM


O INÍCIO DE ROSÂNGELA Kock no voleibol em CM

A professora de Educação Física e apaixonada pelo voleibol,Rosângela Maria Pombo Kock faz aniversário hoije (29) e o BLOG lembra umpouco do seu início no voleibol. 
Filha de Maria de Melo Pombo e Antônio Pombo Neto, nasceu em Jaguapitã (PR) às 3h45min do dia 29 de novembro de 1962 (quinta-feira). "Como diz a minha mãe “em uma bela madrugada da primavera”. Vim para a Região de Campo Mourão em junho de 1967, onde morei até o ano de 1970 em um sítio próximo às Thermas de Jurema “antiga água quente”. Passei a morar com meus avôs paternos para estudar no atual Colégio Estadual Dom Bosco, onde fiz do primário até a 6ª série, e terminei o ensino fundamental e médio no atual Colégio Estadual de Campo Mourão."
Em 1985 depois dos Jogos Abertos de Campo Mourão 
 cinco meninas do Colégio Estadual de Campo Mourão e do Instituto Santa Cruz, se reuniram e pediram para que ela desse treinos de voleibol. "Como não tinha local, começamos no ano de 1986 os treinamentos na rua em frente da minha casa, com uma única bola. Após alguns meses de treinamento o pai da Lisliane Tagliari nos cedeu a quadra para treinamento, e o pai da Carla Angheben nos patrocinou com cinco bolas. 
Na foto à direita, as Atletas que começaram o voleibol mourãoense: Denise Dal´Pizzol, Lisliane Tagliari, Carla Angheben, Juliana Koprecher, Denise Yurasseck e Rosângela Pombo – técnica que treina va para completar a equipe.
Em 1986 ela participou pela primeira vez como técnica dos Jogos Colegiais do Paraná – Fase Municipal pelo Colégio Estadual Jaelson Biácio do distrito de Piquirivaí, classificando a equipe para a regional em Umuarama.
Parabéns Rosângela Pombo Kock.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 29 de novembro 2013

Evangelho (Lc 21,29-33)— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

28 de nov. de 2013

CM É PRATA no handebol masculino nos Jap´s 2013

O handebol masculino de Campo Mourão sagrou-se vice-campeão e ficou com a medalha de prata nos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), disputados em Cascavel. Na final, mourãoenses perderam para Maringá por 30 a 22, em um grande jogo que reuniu duas equipes tradicionais da modalidade no Paraná. 
Com um histórico de grandes conquistas regionais, estaduais e nacionais, o primeiro tempo terminou com vitória de Maringá por 20 a 9.
“Todos foram heróis, enfrentamos uma desvantagem inicial, fomos fortes o suficiente na segunda etapa para nos igualar em condições com nosso adversário. É digna de louvor esta medalha de Prata pela grande atuação dos nossos atletas", afirma o técnico mourãoense Jair Grasso.

AGENOR KRUL, novo imortal da Academia Mourãoense de Letras

Agenor Krul irá assumir a cadeira número 2 da Academia Mourãoense de Letras, na vaga deixada pelo advogado e escritor Francisco Irineu Brzezinski, falecido em fevereiro deste ano. 
Krul foi professor e diretor do Colégio Botelho e Mourão, Colégio Estadual e da Fecilcam. Também foi presidente da Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, que tinha o objetivo de criar a faculdade ou implantar o ensino superior na cidade). 
É membro fundador da Academia Mourãoense de Filosofia e da Fundação de Ensino e Pesquisa Horácio Amaral. 
Foi venerável mestre da Loja Maçônica Luz do Oriente e presidente do Albergue Noturno por diversas vezes. Para conhecer mais sobre Agenor Krul, acessed ou copie o link abaixo na homenagem que fiz a ele na ENTREVISTA DE DOMINGO neste BLOG em outubro de 2010.

FÁBIO SEXUGI, novo imortal da Academia Mourãoense de Letras

Fábio Sexugi vai ser o primeiro ocupante da cadeira 7 da Academia Mourãoense de Letras, fundada pelo advogado e professor Rubens Luiz Sartori, que faleceu em setembro deste ano.
Sexugi é educador e professor de latim e italiano, venceu o IV Concurso Internacional de Poesia Latino-Americana na categoria "Espiritualidade". No primeiro certame literário que participou, Sexugi obteve o 1º lugar, com o poema concreto "Xícara" no I Concurso Nacional de Poesia Caleidoscópio de Belo Horizonte. Amante da língua dantesca foi selecionado para integrar a Antologia Comemorativa Ítalo-Espanhola dos 40 Anos do Prêmio Júlia de Gonzaga, do Castello di Fondi, no Lácio, bem como a Antologia Parole e Poesia das Edições Il Fiorino, da cidade de Módena. Em abril de 2009, conseguiu um feito inédito para poetas paranaenses: arrebatou o 1º lugar no Prêmio Primaverart, em Lecce, no Sul da Itália, onde também foi contemplado com o prêmio da crítica para a literatura. Exerce atualmente o cargo de Secretário Municipal de Educação de Peabiru. 

ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS tem dois novos imortais: professores Agenor Krul e Fábio Sexugi, eleitos dia 27 de novembro

Os novos ocupantes das cadeiras nº 2 e 7 da Academia Mourãoense de Letras serão respectivamente os professores Agenor Krul (foto acima à esquerda) e Fábio Alexandro Sexugi. Eles foram eleitos nesta quarta-feira (27) como novos membros da Academia Mourãoense de Letras, após receberem a maioria dos votos pelos confrades e confreiras em sessão da AML.
Agenor Krul assume a vaga deixada pelo advogado e escritor Francisco Irineu Brzezinski, falecido em fevereiro deste ano. 
Sexugi vai ser o primeiro ocupante da cadeira 7, fundada pelo advogado e professor Rubens Luiz Sartori, que faleceu em setembro deste ano. Brzezinski e Sartori ocuparam a presidência da entidade nos seus primeiros anos de atividades.

FLAMENGO É TRICAMPEÃO da Copa do Brasil

No ano em que a Copa do Brasil voltou a ter todos os times grandes do País, um gigante venceu. O Flamengo foi tricampeão após bater o Atlético-PR por 2 a 0, nesta quarta-feira, mas não foi fácil: após um jogo tenso e feio, sairam gols de Elias e Hernane, junto a uma festa empolgada e bonita. O título coroa uma campanha brilhante do Flamengo, que eliminou quatro dos cinco times que estão melhor posicionados no Campeonato Brasileiro: Cruzeiro, Botafogo, Goiás e agora o Atlético-PR. Texto e foto: Site Terra.

EU CREIO, Deus é bom!


VOCÊ JÁ AGRADECEU HOJE?


HOJE É DIA MUNDIAL de Ação de Graças.

Dia 28 de Novembro é Dia Mundial de Ação de Graças, esta data começou a ser celebrada nos Estados Unidos e hoje em dia o Brasil também o seu. É um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 28 de novembro 2013

Evangelho (Lc 21,20-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

27 de nov. de 2013

FALTAM 6 DIAS PARA O Natal de Luzes da Coamo 2013


EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 27 de novembro 2013

Evangelho (Lc 21,12-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

26 de nov. de 2013

A IMAGEM DE NOSSA SENHORA de Fátima em Nova Cantu

A imagem em Nova Cantu, de Nossa Senhora de Fátima e os três pastorinhos (foto ao lado) que tive o privilégio de registrar há dois e meio.
Os Pastorinhos de Fátima (também chamados de Os Três Pastorinhos) foram as três crianças portuguesas que viveram e testemunharam as chamadas aparições de Fátima, ocorridas entre 1916 e 1917.
Os seus nomes eram: Lúcia (10 anos), Francisco Marto (9), Jacinta (7).
Os pastorinhos tiveram durante o ano de 1916, três aparições de um Anjo, identificado como Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. O relato destas aparições permaneceu em segredo até 1937, até Lúcia as divulgar, pela primeira vez, na designada obra Memórias da Irmã Lúcia I. A narração é mais completa dos restantes acontecimentos e o texto definitivo das orações do anjo foi, posteriormente, publicado na obra Memórias da Irmã Lúcia II, escrito em 1941.
Em 1917, as crianças assistiram a seis aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 26 de novembro 2013

Evangelho 
(Lc 21,5-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

25 de nov. de 2013

FAMÍLIA É TUDO!

O papa João Paulo II já disse: "Família é tudo, é o santuário da vida." Novamente, ele tinha razão e foi sábio ao proferir estas palavras. Com alegria e orgulho, posto minha família feliz no Jantar das Línguas no Yázigi Campo Mourão. 
Evento de amigos, de família e de sucesso. Viva!

PAPA FRANCISCO ENCERRA ANO DA FÉ e entrega Exortação Apostólica

Com uma Missa celebrada na Praça São Pedro, o Papa Francisco encerrou ontem, 24, o Ano da Fé. Instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, esse foi um período de reflexão e amadurecimento da fé dos católicos. 
A homilia do Papa focou na centralidade de Cristo na vida do homem. Segundo o Santo Padre, quem crê realmente precisa reconhecer e aceitar que Jesus seja o centro de sua vida. “Nele, nós somos um só povo. Unidos a Ele, partilhamos um só caminho, um só destino. Somente Nele, Nele como centro, temos a identidade como povo”.
Durante a celebração, o Pontífice abençoou as relíquias de São Pedro, expostas hoje pela primeira vez. A coleta da Missa também foi uma ação de destaque no encerramento, tendo em vista que foi dedicada às vítimas do tufão que atingiu as Filipinas há alguns dias.
Ao final da celebração, o Santo Padre entregou, de forma simbólica, a 36 pessoas a sua primeira Exortação Apostólica. Intitulada “Evangelii gaudium”, o documento será apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 26, no Vaticano. E antes de rezar o Angelus, concluindo a celebração, Francisco agradeceu a todos que trabalharam pelo Ano da Fé e pediu a proteção de Maria em especial para os que são perseguidos por causa de sua fé. 

Canção Nova.

CM NOS JAP´S 2013: Basquete estreia terça contra Goioerê

O Campo Mourão Basquete viaja hoje para Cascavel para disputar a fase final dos Jogos Abertos do Paraná. (JAP´s).  A equipe mourãoense vai defender o título da competição, sendo o atual campeão dos Jogos Abertos do Paraná, estreando nesta terça feira, às 15h15 contra Goioerê.

CM NOS JAP´S 2013: derrota nos primeiros jogos no masculino

O voleibol masculino de Campo Mourão perdeu para Foz do Iguaçu, na tarde de domingo (24), por 3 a 0, em sua segunda participação na Fase Final dos 56º Jogos Abertos do Paraná – Divisão A. As parciais do jogo foram 25 x 18, 25 x 11 e 25 x 18. A equipe já tinha sido derrotada sábado por Maringá, por 3 sets a 0 e nesta segunda joga contra Toledo. Informações e foto Diego Reis/Fecam.

CM NOS JAP´S 2013: vice-campeão no karatê masculino

o karate masculino do Município de Campo Mourão conquistou o segundo lugar geral da Fase Final dos 56º Jogos Abertos do Paraná – Divisão A, marcando 63 pontos, Ficou a frente de Maringá, por apenas um ponto de diferença.
O encerramento da disputa nesta modalidade ontem de manhã com a premiação ocorrendo logo após. Particiciparam da competição 10 cidades no feminino e 14 no masculino. Campo Mourão veio para a disputa com 10 atletas (8 no masculino e 2 no feminino).
No masculino, os mourãoenses também foram prata no kata masculino por equipe e prata e bronze no kata individual. Ao todo foram 6 medalhas conquistadas na competição, no masculino.
No feminino, uma medalha de prata no kumite, com a karateca Gabriela Motta Domingues, no meio pesado (até 68 kg). Neste naipe, os mourãoenses ficaram em quinto lugar na classificação geral
No masculino, as outras medalhas individuais conquistadas foram as seguintes: Carlos Cesar de Souza – prata no kata individual Luciano Jorge – bronze no kata individual e prata no kumite meio pesado (até 84 kg) Odair Arcanjo dos Santos – prata no kumite pena (até 60 kg) . Informações e foto Diego Reis / Assessoria Fecam.

CM NOS JAP´S 2013: HANDEBOL masculino goleia na estreia

A equipe de handebol masculino de Campo Mourão, comandada pelo técnico Jair Grasso, estreou sábado com uma maiúscula vitória por 47 a 8 sobre São José dos Pinhais, na Fase Final dos 56º Jogos Abertos do Paraná – Divisão A, em Cascavel. Informações e foto Diego Reis / Asssessoria de Imprensa Fecam

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 25 de novembro 2013

Evangelho (Lc 21,1-4)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

24 de nov. de 2013

ENTREVISTA DE DOMINGO: Dom Mauro Aparecido dos Santos

O homenageado deste mês na nossa tradicional e prestigiada ENTREVISTA DE DOMINGO é o arcebispo de Cascavel Dom Mauro Aparecido dos Santos.  Durante quase 10 anos foi bispo na Diocese de Campo Mourão. 
Pessoa simples, inteligente e inovador, protetor e generoso, sincera e com prestígio, Dom Mauro deixou saudades em Campo Mourão. Ele está sempre nas orações e no coração dos seus paroquianos da Diocese de Campo Mourão. Esteve a frente na defesa das dimensões sociais e pastorais, tendo na sua administração em nossa Diocese atuado fortemente para a reforma da Casa de Encontros, transformada em Centro Diocesano de Formação “Dom Eliseu Simões Mendes”), pela criação da Capela Santa Paula Elizabete Ceriolli e do Seminário de Teologia (em Cambe), além do surgimento da Paróquia Santa Cruz e do incremento da evangelização nos meios de comunicação e atividades pastorais. 
A homenagem a Dom Mauro é publicada com uma singela entrevista, longe de ser a que deveria e que ele merece, mas é postada com muito respeito e admiração. 
É publicada neste final de semana, onde a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei (24/11), que mostra Cristo defendendo os valores da justiça, da paz, do amor, da reconciliação e do serviço de amor as pessoas. E não por acaso, pela providência divina, valores que alicerçam a caminhada pastoral do arcebispo Dom Mauro.
Ótima leitura a todos, lembrando sempre, que: "Com alegria devemos dar graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos... CL 1, 12).” 

QUEM É MAURO APARECIDO DOS  SANTOS? Sou filho de Acácio Aparecido dos Santos e Madalena Aparecida de Moraes. Nasci em Fartura  no dia 09 de novembro de 1954. Éramos em 8 irmãos, sendo 4 homens e 4 mulheres - os outros 3 irmãos já morreram.

Nota do BLOG Fartura, conhecido como a "Pérola do Vale" está localizado na microrregião de Ourinhos, no interior de São Paulo quase na divisa com o Paraná. 
A história de Fartura é diferente, é peculiar. A cidade já nasceu com este nome, com ele ficou conhecida, desde o início da sua existência. Por volta de 1860 já existia uma propriedade denominada Fazenda do Ribeirão Fartura, por causa do curso d´água que cortava o vale, ao pé da serra que tinha a mesma denominação. Abaixo, Igreja Nossa Senhora das Dores, em Fartura. 
O nome Fartura vem da abundância de peixes que havia no ribeirão ou da grande fertilidade da terra roxa da região. Até os anos 70, o ribeirão era pródigo em peixes como cascudo, piava, bagre, lambari e mandi. "Loquear no Fartura" era buscar as locas dos cascudos, que rendiam saborosas sopas e fritadas. 
Com o passar dos tempos, Fartura ganhou várias definições. Hoje, a "Pérola do Vale" é também "um pedacinho do céu aqui na terra" ou "um lugar de gente feliz". Mas Fartura continua sendo o Eldorado sonhado pelos seus desbravadores e fundadores. Eles não fundaram apenas uma cidade, forjaram a têmpera de um povo. Um grande povo. Acredite nisso, farturense. Ninguém sabe quem batizou o ribeirão com o nome de Fartura, mas é certo que ao fazer isso traçou o destino da cidade e do seu povo. Desde então, ela cresceu com muita fartura, apesar do que dizem as más línguas e da suposta praga de um padre que teria sido expulso da cidade. Não há porque temer pragas e superstições na terra natal dos Bispos D. Gorgônio Alves da Encarnação Netto e D. Mauro Aparecido dos Santos e também sede, há dezenas de anos, da Congregação dos Padres Teatinos e da Congregação das Irmãs da Divina Vontade.
Fartura deu origem a um povo que sempre honrou este nome, embora a maioria da sua população não tenha percepção disso. Neste vale privilegiado pela natureza, com solo extremamente generoso, cercado por serras verdejantes e águas abundantes, proliferam também a amizade, a cordialidade e a hospitalidade. Muito mais que uma cidade, os desbravadores e fundadores, italianos e espanhóis em sua maioria, moldaram o perfil de um povo criativo, que demonstra muito apego à educação, cultura, artes, esportes e agricultura. Fonte: site do Município de Fartura. 

COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa tímida, responsável, cumpridora das obrigações, exigente no direitos. Sou religioso e temente a Deus.
COMO FOI A SUA INFÂNCIA?  A minha infância foi linda, trabalhei muito e estudei. Também joguei muita bola. Brincava de "salva", "mãe da rua", "betes".
DESDE QUANDO EM CASCAVEL?  Desde 25 de janeiro de 2008, devido a minha transferência de Campo Mourão para Cascavel por mandato do Papa Bento XVI.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Estudei primário, ginasial, científico e faculdade em Jacarezinho  (PR).  Cursei a Faculdade de Ciências Biológicas em Jacarezinho, Teologia e Filosofia em Jacarezinho -
COMO SURGIU A SUA VOCAÇÃO? Desde pequeno sentia o chamado de Deus, com o apoio de minha mãe, sempre alimentei essa vocação, mas somente com 26 anos de idade tive a coragem de assumir o chamado e deixar tudo para seguir Jesus.

O QUE FEZ ANTES DE ENTRAR NA VIDA SACERDOTAL? Antes de ingressar no Seminário trabalhei no Funrural de 1972 a 1975 e fui Servidor Público Federal de 1975 a 1981.  Depois de ingressar no Seminário de março de 1982 a julho de 1998 fui professor no Seminário Menor de Jacarezinho  (PR) - foto.
CONTE UM POUCO DA SUA TRAJETÓRIA NA VIDA SACERDOTAL.  Fui ordenado padre em 13 de maio de 1984 em Jacarezinho. 
De 13/05/84 a 03/01/85 -  vigário paroquial em Arapoti (PR). De 08/03/86 a 10/01/92, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Jacarezinho  (PR). De 11 de janeiro de 1992 até 31 de janeiro de 1997  fui pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Bandeirantes. De 2 de fevereiro de 1995 até 31 de julho de 1998, vigário geral da Diocese de Jacarezinho. De  2 de fevereiro de 1997 até 31 de julho de 1998,  pároco da Paróquia Imaculada Conceição - Catedral de Jacarezinho. 
Fui ordenado bispo em 14 de agosto de 1998, em Jacarezinho. Minha posse como bispo coadjutor de Campo Mourão foi em 30 de agosto de 1998,  como bispo diocesano de Campo Mourão em 21 de fevereiro de 1999. 
Arcebispo de Cascavel desde 31 de outubro de 2007 com posse em 25 de janeiro de 2008.
Também nas minhas atividades fui assessor Espiritual da CADD (Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas – Jacarezinho – PR), vice-reitor do Seminário Maior de Jacarezinho (PR), professor no Seminário Maior de Jacarezinho – PR,  assessor espiritual Diocesano do Movimento Cursilhos de Cristandade, chanceler do Bispado de Jacarezinho (PR) e membro do Colégio de Consultores Diocesanos.
QUAL FOI O LEMA DA SUA ORDENAÇÃO SACERDOTAL E SIGNIFICADO DO BRASÃO EPISCOPAL?  Meu Lema: "Vem e Segue-me"A cruz é o símbolo
principal do cristianismo. A estrela, figura de Nossa Senhora, Mãe de Deus e da Igreja, Rainha do Universo e guia da Nova Evangelização. A estola – vocação presbiteral que o Bispo valoriza como um dos sustentáculos da Igreja de Cristo. O cajado evoca São Mauro (Abade), cujo nome tomou no dia de seu batismo. Ao destacar, dentre outros serviços de seu Ministério, a Missão Evangelizadora, o bispo toma a Cruz e com ela, chama seu rebanho e a todos que o ouçam, para seguí-lo na caminhada, rumo à Salvação Eterna, conforme bem expressa, o enunciado do seu lema: Vem e Segue-me.
QUANDO O SENHOR ASSUMIU COMO BISPO TITULAR EM CM? Foi por ocasião do falecimento de Dom Virgílio de Pauli, eu já estava na Diocese desde 30 de agosto de 1998 atuando como bispo coadjutor e assumi como titular no dia 20 de fevereiro de 1999. 
A diocese vivia um clima de alegria e celebração do envio dos missionários para as missões populares, por ocasião dos 40 anos de criação da diocese e em preparação para o Jubileu do Ano 2000. Entre os trabalho pastoral de Dom Virgílio a história destaca a formação do clero diocesano, tendo sido ordenado  entre 1983 e 1999 um total de 23 padres diocesanos e 5 diáconos permanentes.
NOTADO BLOGAntes de Dom Mauro, estiveram à frente da diocese de Campo Mourão os bispos Dom Eliseu Simões Mendes (foto abaixo) e Dom Virgílio de Paulli (foto acima), ambos falecidos.
QUANDO SURGIU A ARQUIDIOCESE DE CASCAVEL? A Diocese de Cascavel foi criada em 05/05/1978 pela Bula Cum Toletanus do Papa Paulo VI, sendo desmembrada da Diocese de Toledo. Em 16/10/1979, pela Bula Maiori Christifidelium do Papa João Paulo II, foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana, tendo por 1º Bispo e 1º Arcebispo: Dom Armando Círio, OSJ (1979-1995); 2º Arcebispo Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, (27/12/1995) e agora sou o 3º Arcebispo, empossado em 25/01/2008. 

QUANTOS TÍTULOS DE CIDADANIA HONORÁRIA O SENHOR JÁ RECEBEU? Foram seis de Municípios paranaenses, os quais recebi com muita alegria. 
Sou Cidadão Honorário de Jacarezinho  (2000),  Bandeirantes (2001),  Campo Mourão  ( 2008), Três Barras do Paraná 
(2008), Diamante do Sul (2009) e Cascavel (2013).
A frase “Eu amo Campo Mourão e agora vou amar muito mais” foi proferida por Dom Mauro Aparecido dos Santos, quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão.
Acima uma imagem do título em Campo Mourão e três na homenagem recebida em Cascavel.
QUAL O RECADO DO SENHOR AOS LEITORES? Sejam firmes na sua fé e persistentes na sua sua caminhada pastoral. Deus abençoe a todos.
ATUAÇÃO DE DOM MAURO – Segundo o site da Diocese de Campo Mourão, a atuação de Dom Mauro Aparecido do Santos durante os anos de 1999 a 25 de janeiro de 2008 respondeu às expectativas de preparação e celebração do Ano Jubilar de 2000, ressaltando o protagonismo dos leigos, a organização pastoral e centralização administrativa da diocese, o incentivo aos Grupos de Reflexão, pastorais e movimentos, o investimento na formação do clero (criação e instalação de seminários) e o estabelecimento de diretrizes para os sacramentos, conselhos paroquiais e diocesanos. Neste período foram ordenados 23 novos padres diocesanos e a grata satisfação de oferecer à Igreja da Bahia o bispo da diocese de Serrinha, dom Ottorino Assolari, membro da Congregação Sagrada Família de Bérgamo.