31 de mai. de 2013

COPA COAMO tem quarta regional no Oeste do Paraná

Neste sábado (1º de junho) é a vez da região Oeste do Paraná sediar a Copa Coamo de Cooperados 2013. Será a quarta etapa da competição que está completando 20 anos de idealização. Estão inscritas 78 equipes com um total de mais de mil atletas. 
Os jogos serão disputados em Toledo (19 times), São Pedro do Iguaçu (14 equipes), Nova Santa Rosa (14 equipes), Bragantina (17 equipes) e Goioerê (14 equipes). A competição evolverá também cooperados de Dez de Maio, Ouro Verde do Oeste, Vila Nova, Tupãssi, Brasilândia do Sul, Rancho Alegre do Oeste, Quarto Centenário, Alto Piquiri, Moreira Sales e Mariluz. Dessa regional sairão mais cinco campeões para a fase final, que será realizada Campo Mourão no dia 03 de agosto.
EXPECTATIVA: O gerente da Unidade da Coamo em Goioerê, Ayrton Garozi, ressalta que a expectativa é grande antes mesmo da bola rolar. “Está tudo preparado para o grande evento deste sábado. Já estamos 
trabalhando na organização há algum tempo para que neste dia tudo possa ocorrer dentro do esperado. É um dia de festa de muita alegria para os cooperados, seus familiares e também para a comunidade em geral que prestigia a Copa Coamo”, assinala. 
INTEGRAÇÃO: Para a diretoria da Coamo, a Copa Coamo, criada em 1993, vem cumprindo os seus objetivos e promovendo uma maior integração entre a família cooperada. “As regionais são bem organizadas e os cooperados prestigiam com grande interesse ao lado dos seus familiares. E todos os cooperados são campeões, pois a Copa Coamo congrega somente dentro de campo mais de sete mil atletas, sendo um projeto de lazer, esporte integração que é aguardado com grande expectativa a cada dois anos pela família Coamo”, observa o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, que também é presidente de honra da Copa Coamo 2013.

CM BASQUETE joga neste sábado para buscar 5º lugar no Campeonato Paranaense Sub-15 em Toledo

A derrota por 29 a 70 para Londrina, na tarde desta sexta-feira, eliminou as chances do Campo Mourão Basquete de chegar às semifinais do Campeonato Paranaense de Basquete Sub-15, em Toledo.
As semifinais deste sábado, conforme boletim oficial enviado por Fernando Serpe, da Federação Paranaense de Basquetebol, serão entre Círculo Militar de Curitiba x Foz do Iguaçu, e Londrina x Goioerê
Nas disputas de 5º a 8º lugares, Campo Mourão enfrenta o Guaíra, e Marechal Rondon joga contra Palmas. Os vencedores e enfrentam no domingo, no encerramento da competição. Campo Mourão venceu Palmas por 55 a 53, e perdeu para Curitiba - 36 x 79 e Londrina - 29 x 70.

CM BASQUETE SUB-15 decide vaga hoje com Londrina

O  Campo Mourão Basquete 
perdeu na manhã desta sexta-feira para o Círculo Militar de Curitiba pelo placar de 79 a 36 e 
às 16h30 entrará em quadra 
para buscar uma das vagas às semifinais do Campeonato Paranaense Sub-15, que está sendo disputado em Toledo, no Oeste do Paraná.
É o jogo do time mourãoense, 
que depende de uma vitória 
para estar entre os quatro melhores do basquete paranaense na categoria.

HANDEBOL MASCULINO MOURÃOENSE SUB-18 é atração no TOCANDO DE PRIMEIRA 1.024 na Colmeia

O programa Tocando de Primeira de número 1.024 deste sábado (1 de junho) terá o handebol masculino mourãoense como atração no primeiro tempo. Presenças dos professores Wilson Fernandes, o "Ralado" técnico da seleção mourãoense e de Ilson de Souza (foto), coordenador do Colégio Integrado, campeão da fase regional dos Jogos Escolares disputadas em Mamborê. Também estarão os atletas Leonardo Gaiola e Fernando Matsuguma, o "Japa", e representando os pais, Roberto Gaiola. 
Campo Mourão estreia neste sábado em Umuarama, no Campeonato Paranaense SUB_18 - Juvenil, às 14 horas diante Goioerê, e no domingo, fará dois jogos: 11h30 contra Maringá e às 16h10 diante de Sarandi.
Os concorrentes do Paranaense de Handebol 2013 serão dispostos em dois grupos (A
e B) disputados pelo sistema de cruzamento em 06 (seis) jogos. A classificação do grupo se dará pela pontuação obtida em todos os jogos. A composição dos grupos obedecerá ranking estabelecido pelos resultados obtidos na categoria entre os anos de 2009 e 2012.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 31 de maio 2013

EVANGELHO DO DIA 
LC 1, 39-56
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

COPA COAMO: Regional Sul e Centro-Sul é sucesso com milhares de cooperados paranaenses e catarinenses

Foi  um sucesso a terceira etapa da Copa Coamo de cooperados, realizada no último sábado (25) na região Sul e Centro-Sul da Coamo, envolvendo cooperados dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
Com jogos em Candói, Coronel Vivida, Mangueirinha, Abelardo Luz, São Domingos e Cantagalo, foram definidos mais seis campeões, que no dia 03 de agosto, vão disputar o titulo geral da competição em Campo Mourão.
Cooperados atletas e dirigentes, muito elogiaram a realização do evento, enaltecendo principalmente o espírito de confraternização encontrado na Copa. Com alegria e num clima de muita confraternização, eles deram um show dentro e fora de campo.
Os seis campeões da regional Sul e Centro-Sul, que já garantiram vaga para a grande final em Campo Mourão no dia 03 de agosto são os seguintes: Por Cantagalo venceu a equipe de Campo Alto; em São Domingos o campeão foi Passo do Leão e em Abelardo Luz ganhou a equipe Três Linhas. Em Mangueirinha o 1° lugar ficou com a equipe Araucária; já em Coronel Vivida venceu o time Cruzeiro da Abundância e em Candói o titulo ficou com a equipe São Roque.
 A próxima regional será no Oeste do Paraná no próximo sábado (1º de junho), e terá um total de 78 equipes com previsão de mais de mil atletas. Os jogos serão disputados em Toledo (19 times), São Pedro do Iguaçu (14 equipes), Nova Santa Rosa (14 equipes), Bragantina (17 equipes) e Goioerê (14 equipes).

GOLEIRO DO ATLÉTICO DEFENDE penâlti do Tijuana aos 48 minutos: "A defesa mais importante da minha vida"

"Torcida mais chata do Brasil, se o problema era goleiro, não é mais. Victor é do Galo!". Foi assim que o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, anunciou no dia 29 de junho de 2012, via Twitter, a contratação do então camisa 1 do Grêmio. Onze meses depois, Victor transformou-se em herói atleticano. Na noite desta quinta-feira, o time mineiro empatava em 1 a 1 com o Tijuana, e a vaga na semifinal da Taça Libertadores estava pelo apito final do árbitro. Mas aos 47 minutos do segundo tempo, o chileno Patricio Polic marcou pênalti de Leonardo Silva em Aguillar. Victor defendeu com o pé esquerdo e assegurou uma classificação sofrida. Na tribuna do Independência, Kalil chorou acompanhando a festa da torcida nas arquibancadas.
 Foi a defesa mais importante da minha vida. O momento crucial que colocou o time na semifinal da Libertadores - disse o goleiro, ainda parecendo não acreditar no que havia acontencido. - Indescritível. Emocionante. Mesmo com 30 anos, não tinha vivido uma situação como essa. Fico feliz por ter defendido o pênalti no ultimo minuto. Não fizemos um bom jogo, mas fomos coroados com o esforço da equipe. Site Globo Esporte

30 de mai. de 2013

NESTA SEXTA, CM Basquete decide vaga com Londrina às semifinais do Campeonato Paranaense Sub-15 em Toledo


CM BASQUETE Sub-15 no Campeonato Paranaense 2013


CM BASQUETE vence Palmas na estreia do Paranaense SUB-15

Em jogo que venceu por 55 a 5 3, o Campo Mourão Basquete derrotou Palmas na sua estreia do Campeonato Paranaense Sub-15 na trade desta quinta-feira, no ginásio da Unipar, em Toledo. Cansaço da viagem, vontade e ansiedade com erros de arremessos e marcação, marcaram a partida mourãoense. Amanhã, jogos contra o Círculo Militar de Curitiba (10h30) e a tarde (16h30) contra Londrina, decidindo uma das vagas à semifinal de sábado. Força galera mourãoense.

O CORPUS CHRISTI no Santuário N. Sra Aparecida em CM

Viva Jesus!

CM BASQUETE SUB-15 estreia hoje no Campeonato Paranaense


Em Toledo, no Oeste do Paraná, os meninos sub-15 do Campo Mourão Basquete iniciam hoje, quinta-feira, às 15 horas sua participação no Campeonato Paranaense de Basquetebol, diante do Palmas, do Sudoeste. Como vice-campeã da categoria, Campo Mourão está no grupo B e na sexta-feira fará dois jogos - 10h30 contra o Círculo Militar/Curitiba e às 16h30 diante de Londrina. 
No grupo A estão: Toledo, Goioerê, Abasfi /Dinâmica, Marechal Cândido Rondon e Guaíra. 
Os dois primeiros colocados fazem a semi final no sábado e final no domingo, as demais equipes disputam de quinto ao décimo lugar.As semifinais estão programadas para sábado a partir das 14 horas e a grande final no domingo, às 12h30, no ginásio Jaime Zeni.  
Boa sorte e ótimo basquete a garotada, rumo ao título da competição em Toledo.

A SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Hoje toda a igreja celebra a solenidade de Corpus Christi - Corpo e Sangue de Cristo - neste dia rezemos juntos pedindo para que Corpo e Sangue de Jesus Cristo seja a essência em nossa vida: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável sacramento nos deixaste o memorial da vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os mistérios do vosso Corpo e Sangue que sintamos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Do face Nossa Senhora, cuida de mim.

A CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI

Na comemoração de Corpus Christi nesta quinta-feira, 30 de maio, os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois
A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.
A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós", lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.
E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 
Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.
Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas. Fonte: site último segundo. 

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 30 de maio 2013

EVANGELHO 
LC 9, 11-17
Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

29 de mai. de 2013

SEMIFINAIS DO AMADORZÃO 2013 serão nos dias 9 e 16 de junho em CM, Iretama e Araruna

A bola para neste final de semana no Campeonato Amador da Liga de Campo Mourão. O presidente da entidade, jornalista Roberto Soares, na foto ao lado do vice-presidente Luiz Carlos de Oliveira, fará uma reunião nesta sexta-feira para homologar detalhes das semifinais que começam no outro domingo, 9 de junho. 
SEMIFINAIS: 
Jogos de Ida (9/6/2013) IRETAMA x ARARUNA (Estádio Cumbucão de Iretama) e NESPOLO x AMÉRICA (Estádio Roberto Brzezinski CM); Jogos de Volta (16/06/2013)ARARUNA x IRETAMA (Estádio Ariovaldo Uergo de Araruna) e AMÉRICA x NESPOLO (Estádio Roberto Brzezinski CM)

DO BLOG DO GERSON MACIEL: DHIEGO MARTINS, nascido em Luiziana é campeão da 1ª Divisão na China

De férias no Brasil depois de duas temporadas na China, o jogador Luizianense Dhiego Martins, atleta do South China FC de Hong Kong,  foi campeão da 1º Divisão do Futebol de Hong Kong na temporada 2013. Jogando na China desde dezembro de 2011 onde em sua primeira temporada sua equipe ficou com o 3º lugar no campeonato.
Dhiego de Souza Martins, nascido em Luiziana no dia  27/08/1988, começou sua carreira nas categorias de base Infantil e Juvenil da ADAP de Campo Mourão, profissionalizou-se no clube União São João de Araras SP, Passou pela equipe de Taubaté SP,  Nacional de Rolandia Pr, Grêmio de Maringá, Sport de Campo Mourão, e pelo Operário de Ponta Grossa que foi seu ultimo clube antes de ir pra China, onde disputou o Paranaense, e Série D do Campeonato Brasileiro.
“Cheguei a Hong Kong dia 29 de Dezembro de 2011, no Clube South China da 1ª Divisão, e na primeira temporada que disputei  ficamos em terceiro lugar no campeonato, e este ano tivemos um desempenho muito bom e fomos campeões com duas rodadas de antecedência. Com esse título conseguimos uma vaga para disputarmos a Copa da Ásia,que é  muito valorizada na china. Após um ano e meio jogando em Hong Konh estou mais adaptado ao estilo de jogo deles, e de férias agora estou curtindo bastante minha família e amigos, aproveitando o máximo do tempo possível, estou esperando o dia da reapresentação que deve acontecer na primeira semana de julho” disse Dhiego Martins.
No dia 24 de julho em Hong Kong, terá inicio um torneio quadrangular com a participação da equipe do South China, e mais três clubes ingleses: Mancheter City, Tottenham e Sunderland. A equipe de Dhiego Martins jogara contra time do Manchester City, o vencedor disputara a final contra o vencedor do jogo de Tottecham e Sunderland. Os perdedores disputarão 3º e 4º lugares.
O jogador Diego Martins que nessa ultima temporada marcou 7gols disse estar muito ansioso para a disputa deste torneio, “É muito bom poder jogar contra grandes equipes do futebol mundial que tem em seus elencos grandes de muitas qualidades” Finalizou Dhiego. 

DEVOÇÃO À SANTA PAULINA EM Luiziana (PR) II

Santa Paulina, rogai por nós!
(Imagem da gruta em honra à Santa Paulina, construída pela família Costin, em Luiziana-PR).

A DEVOÇÃO À SANTA PAULINA em Luiziana (PR)

A vida da família Tasca, em Luiziana, distante 32 km de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, mudou bastante nos últimos nove anos e para melhor. A motivação que fez a alegria do filho Nilton Tasca foi a recuperação total da saúde da sua mãe Leonor, 70, de um câncer. Ela conta que tudo começou em 2004, quando sentia dores e descobriu que tinha um tumor em cima do pâncreas. “Foram muito exames e consultas feitas pelos médicos de Campo Mourão e eles queriam me operar. Meu filho levou-me para Curitiba, no Hospital Erasto Gaertner, com muitas viagens e exames. Só Deus sabe o sofrimento que eu passei”, recorda.
Dona Leonor lembra que a família estava juntando o dinheiro para ajudar a pagar as despesas da cirurgia e das viagens. “Ai o meu filho Nilton fez o pedido à Santa Madre Paulina intercendo pela minha cura. Graças a Deus e à Santa Paulina não sinto mais nada, estou curada, foi um milagre”, comemora.
Gruta – A devoção à Santa Paulina aumentou na vida da família Tasca, a partir do momento em que Nilton intercedeu pela saúde da mãe Leonor e prometeu construir na varanda de sua casa uma gruta em honra a primeira santa brasileira.  E assim, ele fez, para orgulho da família e emoção de todos os que por lá passam. Diariamente,  muitas pessoas da cidade e de outras, de outras regiões do Paraná visitam o espaço dedicado à Santa Paulina. Mas um momento forte e emocionante acontece sempre na última segunda-feira de cada mês quando é realizada uma celebração especial à Santa Paulina.
Na segunda-feira, 27 de maio, estive lá e pude comprovar a devoção do povo de Deus. Calculei a presença de umas  80 pessoas antes da celebração que não havia começado em função de que a família aguardava uma caravana de Campo Mourão. “Começamos a rezar em família, depois com o grupo de reflexão e depois foi vindo mais e mais pessoas. Primeiro coloquei umas 10 cadeiras, depois 20, 40, 50 e agora já coloquei 80. É muita emoção, tudo é maravilhoso”, conta o filho Nilton Tasca.
Os fiéis que visitam a gruta de Santa Paulina em Luiziana fazem suas orações e depositam seus pedidos por escrito que são enviados posteriormente pelo padre diretamente ao Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC).  “Eles tomam também da água que corre no entorno da gruta. Agradecemos muito a Deus e a Santa Paulina, a quem atribuímos a cura do câncer da minha mãe” informa Tasca.

A gruta de Santa Paulina em Luiziana, está localizada na  Rua João Costin, 48, antes da primeira lombada, à direita de quem vem chega a Luiziana.

IMAGEM DE CAMPO MOURÃO

Na lente do jornalista  Walter Pereira, imagem de Campo Mourão, a "Capital do Centro-Oeste" do Paraná.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 29 de maio 2013

EVANGELHO MC 10, 32-45
Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém.
Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis
Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. E para aqueles a quem. foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João, 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo: 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.” Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

ECLESIÁSTICO: Mostrai-nos ó Senhor a luz do vosso amor

Leitura do Livro do Livro do Eclesiástico (ECLO 36, 1,5,13,19).
1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes corno primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade. de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o inicio, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

28 de mai. de 2013

HISTÓRIA AML II: PONTOS DO DISCURSO na sessão solene dos 11 anos de fundação

Continuação do post anterior.
Avançando na história.
"Em 21 de janeiro de 2002, a comissão realizou a escolha dos acadêmicos e referendou o nome de mais três patronos - Ethanil Bento de Assis, Elóy Maciel e Dickson Fragoso Veras. Os acadêmicos foram votados respeitando-se os critérios: ter obra publicada, residência em campo mourão, ter escrito em gênero literário ou jornalismo.
Foram escolhidos então os 10 primeiros acadêmicos da academia mourãoense de letras, que com orgulho nomino juntamente com seus respectivos patronos.
Cadeira número 1: Gilmar Cardoso (Patrono Adinor Cordeiro de Souza), 02 – Francisco Irineu Brzezinski (Nelson Bittencourt do Prado), 03 – José Eugênio Maciel (Eloy Maciel), 04- Agnaldo Feitoza (Dom  Eliseu Simões Mendes), 05- Osvaldoir Capeloto (Dickson Fragoso Veras), 06- Elza Paulina de Moraes (Constantino Lisboa Medeiros), 07 – Rubens Luiz Sartori (Horácio Amaral), 08- Cida Freitas (Nikon Kopko), 09- Clara Andrada Miranda de Araújo (Aracyldo Marques), e 10- Amani Spachinski de Oliveira (Ethanil Bento de Assis).
E nesta noite, em momento histórico, relevante, importante, recebemos duas novas confreiras, que vêm para fortalecer a instituição e contribuir, tenho certeza, não só para o seu engrandecimento, mas também para o avanço e concretização de objetivos futuros da Academia Mourãoense de Letras. Seus currículos contam e mostram a história e trabalhos em prol da nossa literatura e comunidade.
A professora Dirce Bortotti Salvadori, com a qual tive o privilégio de estar na mesma sala e formar acadêmico de Pedagogia no final da década de 80 na Fecilcam, é um exemplo como pedagoga e mestre em letras, através de seus trabalhos na história e filosofia da educação e também na prática de ensino, com grande conhecimento e sabedoria.
A professora mourãoense Cristina Gláucia Schreiner Mota, dispensa comentários pela sua conduta, empreendedorismo, história e luta para a defesa e avanços da nossa literatura. E sua responsabilidade foi aumentada, mas realizada com êxito através da sua dedicação e atuação a frente da  Associação Mourãoense dos Escritores (AME) e  diretora administrativa da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e entre outros.
Oportuno e relevante destacar o trabalho e atividades desenvolvidas desde os primeiros atos da Academia Mourãoense de Letras até os dias atuais, por àqueles acadêmicos que com galhardia, dedicação e vontade ímpar, deram sua valiosa contribuição a frente da presidência e coordenação da nossa instituição: Rubens Luiz Sartori (2002-2004), Francisco Irineu Brzezinski (2004-2006), Aroldo Tissot (2006-2008), Cida Freitas (2008-2010), Gilson Mendes de Góis (2010-2012) e Jair Elias dos Santos Júnior (2012-2014).
Onze anos se passaram, apenas onze anos. E muitos onze anos futuros virão. Nossa academia está apenas começando a trilhar o seu caminho, a cumprir seu papel social na cultura e na comunidade. 
Esta casa, senhor presidente, muito tem a colaborar com os avanços da nossa comunidade e gerações futuras, com a participação dos seus membros acadêmicos, cada qual com seu talento, tenacidade, capacidade, inteligência, sabedoria e experiências nos seus diversos segmentos de atuação.
A Academia Mourãoense de Letras engendra seu enredo em consonância com o desejo dos brasileiros, em crescer, avançar e ser melhores. Para isso, lutará por melhorias nas atividades culturais, nas tarefas da arte, do pensamento, da ciência, protagonizando ações culturais e criativas para o cumprimento de seus objetivos sociais.
.......
Já disse o filósofo e historiador que “a palavra registra e promove a história da humanidade” ; a literatura é o homem e a mulher em sua eterna busca: do amor, da paz, da realização íntima, do prazer, e do sentido da vida.”
Parabéns a todos: acadêmicos, novas confreiras hoje empossadas, famílias das novas patronesses desta egrégia instituição. Parabéns comunidade mourãoense.
E para encerrar: viva a nossa Academia Mourãoense de Letras!
* Ilivaldo Duarte, fundador da cadeira 28, diretor Orador da Academia Mourãoense de Letras (AML).

HISTÓRIA AML: PONTOS DO DISCURSO NA sessão solene dos 11 anos da Academia Mourãoense de Letras

Posto abaixo, pontos do discurso que proferi, na sessão solene dos 11 anos da Academia Mourãoense de Letras e posse das novas acadêmicas Dirce Salvadori e Cristina Mota.
"Exmo  Sr. Presidente da academia mourãoense de letras.
Srs. Membros da mesa diretora
Srs. Acadêmicos
Senhores e senhoras
Esta noite reveste-se de grande importância não só para nós acadêmicos da Academia Mourãoense de Letras, mas com certeza para nossos familiares, comunidade. Saúdo a todos os presentes que muito nos honram e nos alegram nesta noite histórica.
A Academia Mourãoense de Letras comemora, 11 anos de sua fundação, bem como tem o privilégio de empossar duas novas confreiras, que são bem-vindas, Dirce Bortoti Salvadori e Cristina Gláucia Schreiner Mota, para ocupar as cadeiras de números 37 e 38, tendo como patronesses Dúlcia Gomes Delattre e Adelaide Teodoro de Oliveira. 
......
Sociólogos e filósofos veem que o escritor e o poeta são verdadeiros guardiões do pensamento científico e literário da humanidade. Eliot escreveu que "um povo que descuida de seu patrimônio literário, é um povo que se converteu em bárbaro, visto que o povo que deixa de produzir literatura paralisa seu pensamento e a sua sensibilidade."
Literatura é a presença da emoção no texto consumado.
Nesta noite solene, em que a nossa gloriosa Academia Mourãoense de Letras, festeja seu aniversario, podemos afirmar com alegria e entusiasmo que ela vem há pouco tempo, porque onze anos são poucos anos e tempo, cumprindo o seu papel, e com muito a caminhar, evoluir, tem a missão especial no sentido de contribuir para a elevação da cultura de nossa cidade e região, com foco no cultivo, preservação e divulgação da nossa literaura nos diversos aspectos, como  científicos, literários,  artísticos e históricos.
E por mencionar, oportuno ressaltar caros acadêmicos, autoridades, comunidade aqui presente que a história e o sonho da nossa academia mourãoense de letras tem a data de 8 de junho de 2001 como marco relevante e a nossa gloriosa Fecilcam, como sede dos seus primeiros passos da nossa AML. Pois, neste local e data, o imortal túlio vargas, então presidente da Academia Paranaense de Letras dialogava motivando e conclamando mourãoenses a expandir Centros de Letras no interior do Paraná, e segundo ele, pela sua importância e relevância, campo mourão não poderia ficar de fora deste processo.
De início, o contato de Vargas foi com o conhecido Augusto Carneiro, que por sua vez, de forma inteligente e com sabedoria ímpar naquela oportunidade, indicou o nome da professora Sinclair Pozza Casemiro para desencadeamento do processo. A professora, após 20 dias, recebeu apoio de Rubens Luiz Sartori, Amani Spachinski e José Eugênio Maciel, que haviam se manifestado anteriormente de forma positiva sobre a iniciativa.
Então, para que o processo fosse legítimo, com apoio de instituições representativas do meio acadêmico, na fecilcam, realizou-se importante reunião com o presidente da academia paranaense e um membro da academia maringaense de letras, e os mourãoenses Amani Spachinski – presidente da associação mourãoense dos escritores-, Luiz Augusto Mazuchetti, Gilberto Santana de Alencar, Rubens Luiz Sartori, Noel Meireles Cardoso, José Passos e Sinclair Casemiro, os quais aprovaram a iniciativa da implantação da Academia Mourãoense de Letras.
E com este ato, foi início o processo formal. Em 10 de setembro de 2001, a comissão de implantação aprovou e decidiu sobre seu estatuto e regimento, e um mês depois, foram definidos os primeiros patronos por votação, sendo que  os nomes haviam sido indicados e pesquisados pelos próprios membros: Constantino Medeiros, Adinor Cordeiro, Dom Eliseu Simões Mendes, Horácio Amaral, Nelson Bittencourt Prado, Nicon Kopko, Aracyldo Marques...... 
Ilivaldo Duarte, fundador da cadeira 28 da AML, diretor Orador 2013. Continua.

ÉDER AGUIAR DA SILVA, o criador da bandeira da Academia Mourãoense de Letras (AML)

O mourãoense Éder Aguiar da Silva foi o vencedor do concurso que escolheu a bandeira da Academia Mourãoense de Letras (AML). Na imagem, Éder ao lado dos confrades Ilivaldo Duarte, Jair Elias e Helder Dal Col, na sessão solene comemorativa dos 11 anos de fundação da entidade. Éder recebeu na solenidade o prêmio de uma diária, com acompanhante, na Pousada A Fazendinha.
A Bandeira da Academia Mourãoense de Letras é representada por um retângulo de argenta, esquartelada em cruz, de cor azul, com o brasão, aplicada ao centro da bandeira, ladeado com uma coroa de louros, símbolo de vitória, com o termo "ad immortalitatem" (Para a imortalidade, para sempre), terminologia usada no brasão da Academia Brasileira de Letras. 
O brasão, aplicado ao centro da bandeira, representa o quadro de associados da entidade e seus respectivos patronos, e o círculo branco onde está contido simboliza a cidade de Campo Mourão; a cor branca é o símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, fé; as faixas brancas carregadas de faixas verdes representam expansão da Academia Mourãoense de Letras a todos os quadrantes do território de Campo Mourão e os quartéis de azul, assim constituídos, a educação e a cultura do povo mourãoense; o verde simboliza, em heráldica, a honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria, e o azul, a justiça, nobreza, zelo, perseverança e lealdade.
De conformidade com as regras heráldicas, a Bandeira da Academia Mourãoense de Letras terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional (Lei dos Símbolos Nacionais - Lei 5700/70), levando em consideração 14 (quatorze) módulos de altura da tralha por 20 (vinte) módulos de comprimento retângulo.

DIRCE SALVALDORI E CRISTINA MOTA: as novas confreiras da Academia Mourãoense de Letras, fundadoras das cadeiras 37 e 38

Na imagem acima, em pé: Gilson Góis, Osvaldo Broza, Assabido Rhoden, Gilmar Cardoso, Francisco Pinheiro, João Lara, Agnaldo Feitoza, Ilivaldo Duarte, Helder Dal Col e Jair Elias; sentadas: Silvania Costa, Maria Joana Calderari, Cida Freitas, Dalva Medeiros, Nelci Melo, Cristina Mota, Dirce Salvadori, Ester Piacentini, Aparecida Marua dos Santos e Clara Miranda Araújo.
As professoras Dirce Bortotti Salvadori e Cristina Gláucia Schreiner Mota são oficialmente “imortais”. São  fundadoras das cadeiras 37 e 38 e têm como patronesses respectivamente Dúlcia Gomes de Delattre e Adelaide Teodoro de Oliveira. 
A posse aconteceu no sábado (25) em sessão solene da Academia Mourãoense de Letras – AML, em Campo Mourão, na Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello.
A solenidade também comemorou os 11 anos da AML. Na imagem, estou ao lado das novas confreiras Dirce e Cristina, que muito somarão nos trabalhos da AML.

COLUNA DO PROFESSOR JOSÉ EUGÊNIO MACIEL: O povo brasileiro, Õ povo brasileiro!

“A crítica não tem sobre a psicologia das massas o poder  sugestivo que têm as crenças afirmativas, mesmo falsas”.Olávio Carvalho – jornalista
O Brasil de dimensões continentais. O Brasil do índio. Do europeu. Do negro. O Brasil da chamada mistura de etnias. Brasil de vários povos e muitas identidades. Brasil da língua indígena usurpada. Da língua portuguesa. Brasil de muitos falares. Da multiplicidade de expressões faciais, aquarela. Da gama enorme de crenças.O Brasil de muitos brasis. O Brasil dos extremos:  de cá pra lá  e  de lá pra cá.  Do antagonismo entre o real e o ideal, do verdadeiro e da ficção. Brasil que é e o que não é. O Brasil da compreensão e da tentativa de entendê-lo. Do certo e do errado.  
Brasil da data marcada da história. Das marcas sem datas. Da memória esquecida antes de conhecida e lembrada. Dos muitos retratos e das imagens não reveladas, relevadas.
Brasil dos olhares de todos os ângulos. De todas as interpretações. Brasil sem o olhar para e Quando alguém começa a falar do Brasil logo tem que dizer – por iniciativa própria ou por causa do questionamento imediato – de qual o Brasil que irá dizer. E de tudo se diz. De nada se diz. 
Não se pode dizer  todo  o povo, embora uma parte dele – significativa ou não – possa espelhar o seu todo ou grande parte dele. Eis dois cenários da semana passada:
Último dia 16 o Corinthians era eliminado pelos argentinos do Boca Júnior na Libertadores, prejudicado pela arbitragem. A torcida não deixou o estádio, manifestou paixão clubística mesmo diante da derrota. Um sentimento latente em reconhecer a luta dentro de campo, ainda que inglória do time alvinegro. Ao encarar os fatos pela cultura do futebol, seguramente aquele gesto evidenciou, independentemente das condições favoráveis ou adversas, uma notória coesão, ainda que ante ao que não se desejava. Se cabe aqui considerar o fato como positivo de uma parcela do povo que precisa, como diz a canção dos Titãs, “a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte” e o futebol é diversão e arte. O mesmo fato pode comportar considerações negativas, o gesto da torcida se caracteriza como alienação, estupidez, ou falta do que fazer. Ora, são dois os brasis, mas o caso é visto como positivo porque a torcida reagiu de maneira incomum.  .
No último final de semana em pelo menos treze estados, tais como Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, pessoas desesperadamente foram às agências da Caixa Econômica Federal sacar dinheiro do  Bolsa Família, dada à “informação” que seria o último pagamento, pois o programa iria acabar. Tratava-se de boato. Mesmo assim o tumulto nas agências e o temor se prolongaram por longas e intensas horas. Quem inventou e fez espalhar tamanha boataria? A Polícia Federal anunciou que dará a resposta. É preciso considerar os estados mencionados, alguns deles, quanto aos baixos índices de escolaridade e elevados níveis de dependência sócio-econômicas, aspectos que não são mera coincidência. O governo federal, que é responsável pelo  Bolsa Família,  através da ministra da secretaria de direitos humanos da 
presidência da república Maria do Rosário foi logo culpando a oposição pela falsa notícia. Qual a 
credibilidade de um governo que não resiste e mesmo sucumbe a qualquer boato? Ademais, as 
pessoas foram levadas pelo “disse me disse” pouco habituadas a informação, desligadas que são 
grande número de pessoas de acompanhar o noticiário, são vulneráveis a qualquer conversa fiada. O 
mesmo povo que não sai de frente da televisão, que sabe tudo sobre novela, horóscopo, futebol. 
“bigue bróder” e por aí vai. 
Pode se lamentar, ficar com pena. Como também é possível afirmar em alto e bom som: 
“bem feito” para ambos os fatos citados como ilustração. É o Brasil que não é do Brasil. É o Brasil 
do Brasil. É a nossa  brasilidade.
Fases de Fazer Frases (I)
O perdão imperdoável é nunca perdoar.
Fases de Fazer Frases (II)  
O oprimido toma comprimido por se sentir premido.
Fases de Fazer Frases (III)
Tempo quando voa é sem asas. Pensamento tem asas,  adianta-se ou faz parar o tempo.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
 Em Campo Mourão os professores da rede estadual de ensino já estão recebendo o tablete,  ferramenta tecnológica ligada à internet. A novidade destacada será a chamada dos estudantes através de tal recurso, integrado ao sistema de dados. 
Na minha defesa da língua pátria, direi sempre a palavra em português, por mais que o inglês tome conta até o ponto de muitos desconhecerem o vocabulário oficial. Então escreverei e direi a pronúncia: tablete. E não será falando “táblet” que o ensino irá evoluir.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Boca Santa do dia 21 noticiou o fato da Câmara de Vereadores ter edificado o prédio atual e arrancado a bonita árvore da esquina – o sítio publicou foto atual – afirmando que o poder legislativo mourãoense é um exemplo negativo. Na sequência, dia seguinte, Boca retomou o tema, informando que o presidente Néspolo anunciou que irá realizar o plantio. Estava mais do que na hora.
Reminiscências em Preto e Branco
Dia 23 de maio marca o nascimento do grande cantor e compositor Sílvio Caldas, 1908, morto em 1998, em 03 de fevereiro. Ele compôs uma das mais belas canções brasileiras, em parceria com o pouco lembrado Orestes Barbosa, intitulada Chão de Estrelas. A música, toda ela belamente lírica, tem um dos mais lindos poemas: (…)  Salpicava de estrelas nosso chão/E tu pisavas nos astros distraída/Sem saber que a ventura desta vida/é a cabrocha, o luar e o violão/.
José Eugênio Maciel, professor, sociólogo, advogado e membro da Academia Mourãoense de Letras 

EVANGELHO DO DIA TERÇA-FEIRA, 28 de maio 2013

EVANGELHO
MC- 10, 28-31
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.

LIVRO DO ECLESIÁSTICO: Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas

Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar (3).4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.
5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.
10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retri­buidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

IMAGEM DE CAMPO MOURÃO

Vista aérea da entrada de Campo Mourão, a Capital do Centro-Oeste do Paraná.

27 de mai. de 2013

EVANGELHO O DIA, segunda-feira, 27 de maio 2013

EVANGELHO
MC 10,M 17-27
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

LEITURA DO DIA. Eclesiástico "Louva a Deus e glorifica-o nas suas miseric´rodias"

ECLO 17, 20-28 
Leitura do Livro do Eclesiástico.
20Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade. 21Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, 22suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. 23Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade.
24Conhece a justiça e os juízos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou, e na oração ao Deus altíssimo. 25Anda na companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a glória de Deus. 26Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. 27Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias. 28Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem! Palavra do Senhor. Graças a Deus.

26 de mai. de 2013

CM BASQUETE VENCE Maringá no JK, em jogo disputado na Copa Norte Sub-15

Campo Mourão e Maringá, fizeram na tarde deste domingo no ginasinho JK, uma partida muito disputada e definida nos detalhes na estreia da Copa Norte de Basquete - Sub-15. A vitória no final foi para os mourãoenses por 64 a 62, com placares de 15 a 14, 30 a 34, 44 a 44 e 64 a 62. Um grande teste para a  garotada do sub-15 que se prepara para o Campeonato Paranaense a partir desta quarta-feira, em Toledo, no Oeste Paranaense.

AMADORZÃO CM: Nespolo / World TV fica com a última vaga e vai decidir com o América no RB

O Nespolo / World TV venceu o Hawai/Holanda por 1 a 0 na tarde deste domingo no estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão e foi a última equipes classificada para as semifinais do Campeonato Amador 2013 da Liga de Campo Mourão. Agora, o time alviverde irá enfrentar o América - que empatou em Iretama e ficou em primeiro no grupo- em dois jogos no RB, a partir de 9 de junho, já que no dia 2 de junho não haverá rodada. A outra semifinal será entre Iretama e Araruna - venceu o Mamborê por 3 a 0 e como terminou em primeiro tem o direito de decidir em casa o segundo jogo das semifinais.
A rodada das semifinais terá América x Nespolo e Araruna x Iretama, em dois jogos nos dias 9 e 16 de junho. O primeiro jogo das finais está garantido para 16 de junho, mas o segundo, caso o Brasil decida a Copa das Confederações dificilmente acontecerá no domingo, 30 de junho.