25 de ago. de 2013

LUTO EM CM: Dr. Rubens Sartori faleceu

O pioneiro, advogado, promotor, cronista, escritor, colorado apaixonado, e ex-presidente da Academia Mourãoense de Letras, Rubens Luiz Sartori, o "Dr. Rubens" faleceu na noite deste domingo (25) em Campo Mourão. Nas imagens deste post, lembranças dele que registrei quando ele atuava como comentarista no microfone da Rural FM no jogo do Campo Mourão Futsal, há alguns anos, no ginásio da Arcam, pelo Campeonato Paranaense de Futsal. Com 59 anos, Dr. Rubens faleceu após sofrer um AVC no último dia 8, ficou mais de dez dias internado na UTI da Central Hospitalar de Campo Mourão, voltou para casa onde morreu esta noite. 
RUBENS SARTORIRubens Luiz Sartori era catarinense, nascido em Ouro-Capinzal em 20 de outubro de 1953, filho de Antonio Sartori e Olga Perez Sartori. Com quatro anos de idade mudou-se para Campo Mourão. Cursou a escola primária no Instituto Santa Cruz, entre 1961 e 1964, o ginasial no antigo Ginásio Estadual de Campo Mourão, hoje Colégio Estadual João D'Oliveira Gomes, entre 1965 e 1968. No mesmo colégio estudou o Científico entre os anos de 1969 e 1971. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá - UEM entre 1972 e 1976. Foi açougueiro na infância e adolescência. Foi um dos fundadores da UMES - União Mourãoense de Estudantes Secundários. Enquanto estudante universitário, participou da política estudantil como liderança, organizando o Diretório Acadêmico “Nelson Hungria' da Faculdade de Direito de MARINGÁ. “Pari passu” militou na política mourãoense pelo antigo MDB na resistência democrática à ditadura militar, sendo, inclusive, candidato a Vice-Prefeito nas eleições de 1976.
Desde os tempos de ginasiano já versejava; tanto que, em 1968, na ocasião do “dia dos pais”, publicou a poesia “Ser Pai”, até hoje declamada e muito conhecida. Tão logo concluiu a Universidade, no início de 1977, iniciou atividade docente como Professor da antiga FACILCAM, paralelamente ao exercício da Advocacia. Em 1978, prestou concurso para Promotor de Justiça, alcançando a 5ª colocação no Estado do Paraná, dentre 983 concorrentes, sendo, na ocasião, o Promotor de Justiça mais jovem desse Estado. A lida poética da infância sempre o acompanhou também na vida profissional, inovando o gênero jurídico, pelos seus pareceres em forma de poesia, como por exemplo “A denúncia do Furto de uma Bicicleta” e os arquivamentos “Furto das Tubaínas” e “Furto do Alicate”.
O texto poético-jurídico “A denúncia do Furto de uma Bicicleta” foi publicada em vários jornais nacionais, na revista “Globo Rural” e também no jornal “Brazilian Post” de Miami EUA. 
Participou de três varais de poesia da antiga FECILCAM, alcançando em dois deles o 1º lugar e noutro, o 3.º. Fez parte das coletâneas “Caminhos in Versus” da AME (Associação Mourãoense de Escritores) e “Vivência” do clube “Amigos da Poesia”. Como letrista musical, produziu músicas premiadas em festivais gauchescos destacando-se as músicas “Gerações”, no Festival “Cante Terra” de 1986, “Taipas do Tempo” no “ IV Canto Nativo” de Santo Augusto RS, em 1987 e “Neblina da Serra” na “ Seara da Canção Nativa” de Carazinho RS, em 1989. Foi também autor em parceria do Hino da “Escola Rural Municipal Manoel da Nóbrega”, Km 128, da estrada Boiadeira, região onde possui propriedade rural, ecologicamente trabalhada.
Também se destacou no gênero narrativo por publicações em jornais da imprensa local, estadual e interestadual. 
No movimento cultural gaúcho foi presença marcante, sendo um dos fundadores do CTG “Índio Bandeira”, Centro de Tradições Gaúchas de Campo Mourão - PR.
Foi também Presidente da Federação do Estado do Paraná, MTG - PR; Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha CBTG e Presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha, - CITG. Criou o conhecido “Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha” FEPART, que está na sua 13ª edição e cujo troféu aos seus vencedores leva o nome “RUBENS LUIZ SARTORI”.
Na área de comunicação em rádio, iniciou suas atividades na década de 1980, na rádio HUMAITÁ de Campo Mourão. Atuou na rádio Colméia AM, no programa “Anísio Moraes” com uma participação semanal em que prestava orientação jurídica, ao mesmo tempo em que trata de todos os assuntos da atualidade. Marcava sua participação, revelando-se sensível e humano e terminava cada programa com a célebre frase “ O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva”. Também, na mesma Rádio, foi comentarista esportivo, tendo o lema “Rubens Sartori Doutor da Bola - o comentário com justiça”.
Desde a infância destaca-se como orador, recebendo o carinhoso codnome “xiru das falas” da linguagem regionalista gaúcha. Presentemente encontrava-se aposentado como Promotor de Justiça, tendo voltado às lides advocatícias a par da atividade de magistério superior.
Exerceu, desde 1997, função diretiva da UNESPAR/FECILCAM Campus de Campo Mourão; foi Vice-Diretor no período de maio de 1997 a maio de 2001 e foi de junho de 2001 a 2005, Diretor da mesma Instituição. Foi eleito por seus pares como 1º Presidente da Academia Mourãoense de Letras A.M.L., instalada em 21 de maio de 2002. 

Na imagem abaixo, ele comentando ao lado de Luizinho Lima, Gerson Maciel, Roberto Soares e Luiz Cláudio, no ginásio da Arcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário