28 de ago. de 2013

DIA DO FILÓSOFO: Amani Spachinski

Paranaense de Pinhão, no Centro-Sul, há 55 km de Guarapuava, nascido em 1952, Amani Spachinski de Oliveira foi homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO. Filósofo, teólogo, professor, escritor e poeta, licenciado em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com especialização em Filosofia Clínica e pós-graduação em Psicopedagogia e Filosofia.
Filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira, Amani em 1980 foi ordenado padre pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga – PR até em 1983 quando “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
Cidadão ativo e participante que está em Campo Mourão desde 1993 quando assumiu a direção do Senac e lecionou aulas de Filosofia, Amani integra diversas entidades - Associação Mourãoense de Escritores (AME), Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação São José de Ciência Humanas e Religiosas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão (NECAPECAM).
" A escolha do meu nome foi de minha avó materna. Ela disse ter conhecido um jovem com esse nome, e que ele lhe parecia um anjo de bondade. Minha mãe aceitou e, na minha juventude, descobri que a palavra Amani, em um determinado dialeto da Índia, significa "Shalon" — "A paz esteja com Você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário