17 de jul. de 2013

AML CADEIRAS 2 E 15: PRAZO para inscrição de candidatos à Academia Mourãoense termina nesta sexta-feira, 19 de julho

Encerra-se nesta sexta-feira, 19 de julho (sexta-feira), o prazo para inscrições de candidatos com correspondência a ser encaminhada à Academia Mourãoense de Letras para concorrer à eleição dos novos acadêmicos que irão ocupar as cadeiras de números 2 e 15 que eram ocupadas pelos respectivamente pelos fundadores Francisco Irineu Brzezinski - in memorian- e Bernardo Mattos - que renúnciou este ano a cadeira. 
A eleição será realizada na reunião ordinária de 7 de agosto, às 18 horas na sede da Academia Mourãoense de Letras, informa o presidente da entidade Jair Elias dos Santos Júnior. Segundo ele, no ato da inscrição, o candidato poderá o consultar o estatuto da AML e deverá assinar termo de concordância com o mesmo. Após o prazo das inscrições e apresentação das candidaturas, será instituída uma comissão para avaliação, emissão de parecer e encaminhamento dos nomes para à eleição.
O estatuto da Academia Mourãoense de Letras estabelece que para alguém se candidatar deve encaminhar currículo, que comprove residência por mais de dois anos em Campo Mourão e que possuam pelo menos uma obra literária publicada ou que tenham publicado, em forma de livro, trabalho relevante de pesquisa nas áreas de língua e literatura. 
A AML é constituída por 40 membros que são considerados imortais, ou seja, ele somente abre vaga para um novo integrante depois de morrer ou renunciar. E, ainda assim, seu nome fica eternizado como ocupante de uma cadeira na Academia.
Para escolher novos integrantes quando uma vaga fica aberta, todos os membros participam de uma votação secreta. As eleições acontecem três meses depois que a cadeira é considerada vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário