24 de mar. de 2013

MILHARES no Domingo de Ramos com o Papa Francisco

Milhares de pessoas assistiram à procissão de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, realizada neste domingo (24). Pela primeira vez, a procissão, que abre os ritos litúrgicos da Semana Santa, foi presidida pelo papa Francisco. Oliveiras centenárias trazidas da região de Apúlia, no sul da Itália, e folhas de palmeiras procedentes de Sanremo, na Itália, adornam a praça vaticana, onde entrou o pontífice argentino em meio aos aplausos dos presentes, que levam em suas mãos ramos de oliveira. 


Francisco, revestido com ornamentos vermelhos e com o cajado levado por um ajudante, presidiu a procissão, que saiu do palácio pontifício e se dirigiu rumo ao obelisco de Sixto V, instalado no centro da praça vaticana. No dia em que a Igreja lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o papa chegou ao recinto durante o cântico "Hossanna", a bordo de um carro aberto. Diante do obelisco, adornado com flores e plantas que evocam os cinco continentes, o pontífice abençoou as folhas de palmeira e os ramos de oliveira, símbolos da paz.   
                                                                                   Depois, leu o Evangelho de Lucas que narra a chegada de Jesus na Cidade Santa. Após a leitura, ocorreu a procissão, da qual fazem parte laicos, sacerdotes, bispos, cardeais e o próprio Francisco. Em seguida, o papa se dirigiu para o altar maior levantado no coração da praça vaticana para a missa. O pontífice fechava a procissão levando nas mãos uma folha de palmeira artisticamente elaborada. Site Terra e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário