4 de mar. de 2013

HOMENAGEM: Depoimento do filho Adalberto sobre o pai PEDRO DA VEIGA

A homenagem abaixo caros leitores foi feita a Pedro da Veiga por seu filho Adalberto, na ENTREVISTA DE DOMINGO em maio de 2009 neste BLOG, a qual republicamos.
"É difícil para um filho tecer comentários sobre o seu pai, publicamente, sem que ocorra o pensamento dos laços familiares e amor. Mas eu me orgulho do Seu Pedro da Veiga, pela inteligência, pelo dom que Deus deu a ele - o de escrever. Também pelo empenho em começar e terminar suas tarefas, como foi no caso das estafantes pesquisas que fez por longo tempo para concretizar a reforma administrativa, criando o regime único, o plano de carreira e cargos e salários da Prefeitura de Campo Mourão e a Previscam. Tarefas árduas que exigem muito estudo e tempo. Além do tempo dividido para pesquisa e levantamento de material para escrever o melhor livro da história de Campo Mourão, pois foi escrito por quem fez e faz parte dela. Isso tudo é motivo de orgulho, mas as lições deixadas são melhores ainda. Uma da qual nunca me esqueço, foi quando eu e meu irmão Adriano estávamos no quarto, "curtindo" um som - nem me lembro na época se era uma Van Halem, ou Black Sabath, sei lá, algo do tipo da fase de roqueiros. Mas o Seu Pedro sentou-se ao nosso lado e quase nada falou, mas o que falou me marca até hoje: " Sejam sempre honestos, não prejudiquem ninguém. Pois a melhor coisa para um homem é poder chegar em casa de consciência limpa e poder encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo". É, políticos vem e vão, repórteres, do mesmo jeito, mas o maior problema é que o respeito, a moral ilibada e a ética, infelizmente, estão indo para algum lugar no passado. Pai continue assim, suas pesquisas, sua vontade de escrever, pois isso sim é um legado verdadeiro. O legado dos homens que fazem a política e a imprensa (com raras exceções), pode-se resumir na seguinte frase: "O respeito, a moral, o poder e a ética não corrompem o homem. É o homem corrompido que as corrompem." Parabéns! Adalberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário