21 de fev. de 2013

HOMENAGEM: Academia Mourãoense de Letras faz Sessão da Saudade para Francisco Irineu Brzezinski

Marcada pela emoção, a Academia Mourãoense de Letras (AML) homenageou nesta quarta-feira, 20, o escritor Francisco Irineu Brzezinski, falecido na última segunda-feira, (18), com a realização da Sessão da Saudade do acadêmico, que ocupava a cadeira de número 2 da Academia.
O evento aberto ao público contou com a presença de membros da Academia, familiares do homenageado e da secretária da Cultura, Sônia Singer, no ato representando a prefeita Regina Dubay. Em nome da AML, o professor José Eugênio Maciel fez uma alocução referenciando a participação de Francisco Irineu Brzezinski na vida social, política e cultural de Campo Mourão. Também prestaram homenagens os escritores Amani Spachinski de Oliveira e Agnaldo Feitoza. A secretária da Cultura, Sônia Singer, também falou da importância de Irineu Brzezinski para a cultura mourãoense. Em nome da família, o advogado Iran Roberto Brzezinski agradeceu as homenagens prestadas a seu irmão pela Academia Mourãoense de Letras, dizendo que sua família jamais esquecerá aquele ato. Também citou o amor que Irineu Brzezinski devotava a Campo Mourão.
O presidente da Academia Mourãoense de Letras, Jair Elias dos Santos Júnior, finalizou o evento mencionando que Irineu Brzezinski era um referencial para a sociedade e que a morte permite “que se faça de cada ser humano que desaparece um retrato irretocável, e aí, em toda sua grandeza límpida e meridiana, emerge a figura e o papel representado, no caso, por Francisco Irineu Brzezinski”.
Ao final da Sessão foi declarada vaga a cadeira que anteriormente pertencia a Francisco Irineu Brzezinski. As inscrições à condição de membro da AML serão divulgadas em breve pela entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário