26 de jan. de 2013

COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: Adeus Sonia


Quantas coisas poderiam ser feitas, quantas palavras poderiam ser ditas, quantos gestos poderiam ser feitos...  mas agora ela não está mais entre nós. A morte a encontrou na madrugada de segunda feira e a semana começou triste com a notícia sua morte. A imprensa de Campo Mourão está de luto. Sonia viveu e morreu por seu jornal, muitas vezes na contramão do poder político. De tanto trabalhar por ele já havia recebido o sobrenome do jornal Gazeta do Centro Oeste, carinhosamente chamado de Gazetinha. Nós a conhecíamos como “Sonia da Gazetinha”.
A notícia de sua morte, vitimada por um infarto fulminante nos fez pensar muito em como conhecemos as pessoas e pouco realmente sabemos de sua vida, seus sonhos, suas lutas, dificuldades... Apesar de conhecermos Sônia Sekscinski há muito tempo sentimos que poderíamos saber muito mais da sua pessoa tão especial, dedicada, carinhosa, atenta a todos...
]Sabíamos de sua dedicação ao jornal nestes 29 anos de luta para levar a notícia ao eleitor, para defender os interesses do povo mourãoense. Sabíamos de seu carinho com os leitores, sempre atenta as datas comemorativas, aos nascimentos dos pequenos que alegravam a vida de outras famílias, com as quais ela partilhava essa grande falta: seus filhos, seus netos. Foi muito triste a ausência deles pranteando a perda dessa mãe, avó em potencial, nesta hora da partida.
Sônia não teve seus filhos, seus netos, mas dedicou grande parte de sua coluna a celebrar a alegrias dos rostinhos das crianças, dos amadinhos de seus amigos. Quantas vezes ligou para eles pedindo fotos dos filhos, dos netos. Quantas vezes cobrou dos filhos que estava na hora de darem netos para alegrar a vida dos avós... E ela se alegrava junto, partilhando dessa “voternidade”.
Sonia se alegrou com as vitórias, as conquistas de tantas pessoas e fica o sentimento de ter dado tanto e recebido tão pouco. Junto com a dor da perda de uma grande amiga vem o sentimento de ter retribuído tão pouco ao carinho com que sempre tratava a todos, de ter perdido a oportunidade de homenageá-la em vida. Homenageamos ao seu jornal em seus aniversários, mas a pessoa da amiga Sonia merecia muito mais.
Como disse o colunista Ilivaldo Duarte em sua coluna, na comemoração dos 29 anos do jornal: ”E a dupla Aroldo Tissot e Sonia Sekscinski? Antes de qualquer coisa, idealizadores, empreendedores, amigos e jornalistas que vivem a Gazetinha há 29 anos, sempre juntos e entusiastas. Aroldo e Sônia são a Gazetinha. A Gazetinha é o Aroldo e a Sônia, não há como separá-los e muito menos individualizá-los, jamais. Os dois são Celebridades e estão onde os fatos estão, marcam presença e território sendo profissionais reconhecidos que registram, enaltecem e valorizam as boas coisas, os fatos, a gente da nossa terra e a nossa terra.”
Realmente Sonia fazia parte intrínseca da Gazetinha. Será muito difícil ver o jornal sem a sua presença, sua participação marcante. Será muito triste ler a sua coluna social e sentir que ela não está mais entre nós. Adeus Sonia. Vai com Deus e que Ele amenize todas as suas  dores... Que Ele lhe retribua todo carinho que semeou em vida... Fica sempre a nossa saudade...
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário