26 de dez. de 2012

JOGO RÁPIDO COM O PROFESSOR JOSÉ EUGÊNIO MACIEL: Avaliação 2012 & Perspectivas 2013

Como 2012 para vc e quais suas perpectivas para o Ano Novo? José Eugênio Maciel -  Só tenho que agradecer esse ano, ele foi pleno de conquistas, realizações e perspectivas, a saúde, a paz de espírito, o cotidiano pessoal, familiar e profissional, tudo repleto de felicidade. E é assim, com o sopro da brisa ou dos ventos, espero saber posicionar bem as velas da minha embarcação e navegar, em águas tranquilas e efrentar o mar revolto, tudo a fazer parte da vida, o ápice de vitórias e de desafios.
Por ser mourãoense, nascido e criado aqui, tenho o orgulho de ser filho dos pioneiros Eloy e Elza, de saudosa memória, desejo que Campo Mourão seja sempre um lugar ótimo para morar, viver, trabalhar, estudar, enfim um Município que possa seguir o melhor caminho, que não é o de apenas crescer econômicamente, mas se desenvolver em termos de justiça social. E que prepondere o altruísmo.


De uma forma geral, como foi o ano para a cidade de Campo Mourão? Infelizmente Campo Mourão foi manchete com notícias que ninguém gostaria de contar, como os índices de violência preocupantes, o espraiamento das drogas, obras paralizadas, questionamentos no âmbito público das licitações.
Qual o fato do ano em CM? O fato do ano tem, ao mesmo tempo, tristeza e orgulho ao mesmo tempo. Trata-se da morte do Dr Milton Luiz Pereira, ocorrida no início do ano. Figura singular, a repercusão foi caracterizada pela tristeza do luto e a lembrança de um grande homem público. O destaque Paraná afora é digno de nota. Ademais, o que nos conforta, por exemplo, foi a história dele contada na RPC, recentemente. Eu me emocionei com o programa, que ao destacá-lo, também elevou o nome de Campo Mourão, ao menos naquele momento e especificamente.
Qual a personalidade que mais se destacou em 2012 em CM ou no mundo? Sem desmerecer qualquer pessoa, chamo a atenção para as pessoas anônimas, aqueles que todos os dias saem de casa para o trabalho ou na busca de uma vaga, labutam, vislubram o sustento da sua família. Pessoas que não ocupam as colunas sociais, mas que pagam impostos ante uma carga tributária cada vez mais pesada. E existem os "quase anônimos" que merecem o respeito, tais como: a alegria do Jorel, mesmo sendo alvo de zombaria por parte dos tolos e covardes, como todos puderam acompanhar no período pré-eleitoral; e a dona Jacira (foto) com o "seu" lar, acolhendo a todos, solidária e fraternamente.
Como foi o esporte mourãoense em 2012? O basquete é a mais cabal e visível demonstração, exemplo da união de propósitos comuns, a modalidade com os seus muitos títulos, invictos e com acachapantes resultados, mobilizou a torcida.
O atletismo mais uma vez, mesmo com os percalsos - pois precisa da maior estrutura e apoio, tanto das empresas quanto por parte do poder público, tem proporcionado aos mourãoenses resultados importantes.
No mais, é isso, caro amigo e confrade Ilivaldo. Primeiramente a você e toda a sua querida família, desejo-lhes que as luzes do Natal representem a renovação da vida, o iluminar dos novos caminhos e a luminosidade prossiga a incidir em tudo aquilo que é maravilhosamente especial, o próprio viver, em comunhão.

José Eugênio Maciel é advogado, sociólogo, professor e servidor público estadual, membro da AML - Academia Mourãoense de Letras e do Centro de Letras do Paraná.
Valeu amigo confrade e colunista Maciel. A cor vermelha e a imagem acima é por minha conta e e uma homenagem especial a tão impoluta pessoa. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário