22 de out. de 2012

COLUNA DO PROFº MACIEL: A IMAGEM DO HUMOR-AMOR

“Nasci numa pequena cidade de Minas. Até aí nada demais. Muita gente nasce em cidades pequenas, distantes e quietas. Seria feliz, de qualquer maneira, se quem lê neste instante pudesse saber a alegria que existe em se nascer num lugar assim, em que as ruas pequenas e estreitas, as altas palmeiras, a água macia da chuva que cai sempre, as muitas estrelas e a lua, as pedrinhas das calçadas, a meninada, a carteira da sala de aula, a mestra e mais uma quantidade destas lembranças simples sejam, mais tarde, influências reais na vida da gente (…)...” Ziraldo
No próximo dia 24 Zélio Alves Pinto, o Ziraldo, completará 80 anos de vida. São 80 anos sendo criança, menino maluquinho apaixonado inteiramente pela vida. A citação acima é trecho de
um depoimento dele enaltecendo com extraordinário carinho e orgulho a terra natal, Caratinga, cidade mineira com cerca de 80 mil habitantes. A infância brincalhona dele sempre foi a base da
inspiração do seu trabalho, especialmente os desenhos e livros infantis. Quando fala da Caratinga, os olhos arregalados brilham com uma intensidade autêntica, comovente e comovida. Filho ilustre, sempre está por lá, a visitar os seus amigos. Caratinga, entre outras homenagens permanentes ao Ziraldo, tem uma enorme estátua do menino maluquinho, personagem famoso da literatura infantil produzida pelo mestre. Ainda sobre a acolhedora Caratinga (não a conheço pessoalmente, mas o Ziraldo convence a qualquer um quando se refere ao seu lugar de nascimento), o Município irá
realizar uma grande mostra e concurso nacional de quadros caricaturais com o nome e naturalmente a homenagem ao seu filho ilustre.
Desenhista, jornalista e escritor, chegou a se formar em Direito, sem jamais ter exercido a profissão de advogado. Um artista inteiro, com a imaginação criadora marcada pela abrangência e a
sensibilidade de expressar nos seus traços e histórias a própria capacidade inventiva do ser humano, Não tangente ao real na sua frieza concreta, mas a de espelhar o ideal sonhador de um mundo
melhor e possível.
Sem se acomodar jamais, nas redações dos jornais por onde trabalhou e nos projetos audazes que liderou ou fez parte, entre eles o Jornal do Brasil, diversos livros de literatura infantil e de quadrinhos, esteve a frente do tabloide Pasquim, fechado pelo regime militar por causa do tom de oposição e de humor corrosivo e ao mesmo tempo alegre.
Os 80 anos de vida do Ziraldo são de grande importância para a cultura brasileira, dado a militância dele em incentivar o mundo da leitura, do engrandecimento das pessoas através da  criatividade, do conhecimento, da leitura, da capacidade de imaginação ao sonhar eu se sentir entusiasmo propulsar para à ação, “ler é mais importante do que estudar”, afirmou, aliás com inegável e indiscutível conhecimento.
Fases de Fazer Frases (I)
Palavras não fogem ao se pretender falar. Elas se espantam pela ausência de boas companhias vocabulares.
Fases de Fazer Frases (I)
Nem tudo que resta é sobra, mas toda sobre é sempre o que resta?
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
A Prefeitura de Campo Mourão a partir de amanhã passa a atender em meio expediente, que começará às 8 da manhã e se encerrará às 13 horas. Alguém lembra do então candidato que  afirmava ser contra o meio expediente e chegou a afirmar que prefeitura que tem “meio expediente, tem também meio prefeito!”? Deixem o nome para lá, até se pode supor que meio é muito. Expediente ou prefeito?
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
“Skol de roupa nova” é o título publicitário que está sendo veiculado anunciando o novo rótulo da cerveja. Bebidas à parte, é bom ressaltar ser possível, sempre, a publicidade brasileira utilizar músicas nacionais de grande qualidade, como o caso, uma dos mais conceituados conjuntos musicais Roupa Nova. Não se trata de ser absoluta e frontalmente contra a música internacional, mas lamentar o fato de muitas propagandas simplesmente refletiram a ideia de colocar músicas de outros países, sem ouvir e aproveitar excelentes composições do nosso País. Parabéns a Skol!
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
O Paraná e a nossa região estão sendo ignorados no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento. Mais uma vez a Estrada Boiadeira está fora do mapa em termos de obras do governo federal. Aliás, ela consta como uma das que está há mais tempo paralisada, e irá continuar por mais um longo tempo, caso os ministros paranaenses não façam nada pela região, embora tenham prometido em campanha, É preciso lembrar os nomes deles? Será bom esquecê-los?
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
Obras paralisadas é bem mais a falta de planejamento ou de secretaria, mas carece de determinação em bem aplicar os recursos orçamentários. No relatório do Tribunal de Contas das obras paralisadas no Estado, Campo Mourão faz parte no triste quadro. O governo municipal pelo menos está “coerente” com o governo federal. Paralisia geral, lamentavelmente.
Reminiscências em Preto e Branco
Assim como voar (existem quem diga andar) de avião é sinônimo de elite, ainda comum a esnobação, há pouco mais de dois séculos o chique era dizer que viajou de vapor, de navio ou de trem que representavam à época a modernidade ágil do vapor, inventado por James Watt. Ele literalmente alavancou a  Revolução Industrial.
“A todo vapor” é um ditado muito antigo e ainda grandemente empregado atualmente, para exprimir a ideia de rapidez, agilidade.
José Eugênio Maciel, sociólogo, professor, advogado, membro da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário