17 de set. de 2012

PROFESSORA MARIA JOANA:"Pelo sinal da Santa Cruz...!"


“... livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos”. Eis o sinal de identidade do cristão- a Cruz. Com ela já os primeiros cristãos identificavam seus irmãos, suas casas, lugares sagrados nos duros tempos de perseguição romana. No dia 14 de setembro celebramos a festa da “Exaltação da Santa Cruz, pois foi nesse dia, no ano 320, que as relíquias da Santa Cruz foram descobertas por santa Helena e foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém também no dia 14 de setembro do ano 335.
Vejamos na cruz o seu profundo significado: a Cruz é o nosso instrumento de salvação! Cristo pendente na Cruz nos atrai hoje e é para a Cruz que devemos olhar e viver, se quisermos ser salvos. Na Cruz está a chave de nossa vitória: É o Cristo elevado na cruz, que nos salva da morte do pecado. “Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (v. 17).
A cruz está estreitamente ligada à Paixão de Cristo e à nossa salvação. É o símbolo mais visível do amor de Deus por nós. A cruz venceu a morte e nos deu a vida eterna. Por esse motivo é justo que seja celebrada, exaltada e venerada por todos nós.
Como aconteceu com Cristo, também para os cristãos carregar a cruz não é opcional, mas uma missão que se tem de abraçar por amor. Em nosso mundo atual, no qual parecem dominar as forças que dividem e destroem, Cristo não deixa de propor a todos seu convite claro: quem quiser ser meu discípulo, negue seu egoísmo , tome a sua a cruz e siga-me...
Entretanto, no país que nasceu aos pés da cruz, que foi chamado primeiramente- Ilha de Vera Cruz, depois Terra de Santa Cruz, é pedida a retirada dos crucifixos dos prédios públicos. Os desembargadores gaúchos, paulistas entenderam que deve ocorrer separação entre Igreja e Estado, que o Estado é laico e não deve manter símbolos religiosos nos seus prédios. Mais uma vez um inocente é condenado pelo sistema. A presença da cruz nos tribunais podia ao menos servir de lembrança aos nossos magistrados, da grande injustiça deste (e de tantos outros...) julgamentos...
Nestes tempos difíceis quando em nome da liberdade, da laicidade é negada a presença da cruz e outros símbolos religiosas das repartições públicas, vale relembrar a opinião do Frade Demetrius dos Santos Silva.
“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas. Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos.”
Mas O Crucificado pode estar bem descontente com decisões que o Judiciário, o Legislativo, o Executivo e não quer mesmo presenciar tanta injustiça, desonestidade, mentira, corrupção... Chega de usar seu Nome e seus símbolos em vão!!! Chega de assaltar o bolso do povo e dizer que apenas “caixa dois”... Chega de usar a Cruz como um simples objeto de decoração, enfeite. Vejamos na cruz o seu profundo significado: a Cruz é o nosso instrumento de salvação! Foi na Cruz que Cristo, entregando sua vida por nós, mostrou o quanto nos ama. Como vamos retribuir tanto amor???
Maria Joana Titton Calderari - membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, Especialização em Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC - majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário