14 de set. de 2012

90 ANOS DE RÁDIO: Conheça a história de Gerson Maciel

"Comecei em 1986. Primeiro a convite do Professor Idê, quando o acompanhei nos Jogos Escolares em Umuarama, onde passava resultados por telefone, para as rádios Colméia e Humaitá.
O Rádio para mim é um veículo de comunicação com entretenimento, prestação de serviço. Um companheiro para todas as horas e todos os lugares. Para mim, particularmente, é o que escolhi como profissão.
Sou muito grato as pessoas que me oportunizaram isso, aos profissionais que foram meus mestres e aos ouvintes que tiveram e continuam tendo a paciência de me ouvir.
Sou grato a Deus, por permitir que um simples "moleque" lá da Vila Urupês, sem nenhuma formação acadêmica, pudesse ingressar e se envolver com esse veículo tão importante e levar para tantas pessoas a informação, a alegria, ou às vezes as notícias não tão boas. Mas poder provocar a emoção, despertar a imaginação tocar no coração das pessoas, através das palavras.

Já prestei serviço para diversas emissoras de várias cidades. Mas efetivamente, trabalhei por algum tempo na Radio Rural AM e por quase toda minha vida profissional, na Rádio Colméia de Campo Mourão. Já atuei praticamente em todas as áreas de uma emissora de rádio. Sou nascido em Campo Mourão
As transmissões e programas que ficaram na minha memória? Foram muitas... As transmissões inesquecíveis, são as de Jogos Abertos e Juventude, onde aprendi um pouco sobre todos os esportes, as primeiras do futebol profissional com o Sport na segundona, quando enfrentávamos muitas adversidades. Tanto técnicas, como de torcedores exaltados, mas tudo terminava bem. As decisões dos Jogos Abertos Brasileiros em 96, da Chave Prata de futsal em 2000, do Paranaense de futebol em 2007.
As improvisações para transmitir o esporte amador e extra amador. Sou muito grato ao rádio, pelo conhecimento que adquiri ao longo desses 26 anos, dos lugares e pessoas que conheci, dos amigos que fiz.
Cada fase no rádio tem a sua importancia. Grandes nomes passaram pelos microfones mourãoenses e com todos que conheci, eu pude aprender um pouco. E de todos, faço questão de citar o maior, Antonio Kienem de saudosa memória. Tivemos um grande momento, quando na década de 90 formamos aquela equipe afinadíssima para as coberturas dos jogos do Sport e também jornalísticas.
Vejo que o momento atual, é de uma retomada dos trilhos na radiodifusão. Com a chegada dos outros veículos e em especaial a internet, desviou-se um pouco a atenção do rádio. Mas, ao meu entender, as pessoas estão se dando conta, que só o rádio pode estar em qaulquer lugar e a qualquer hora e com a "vida", a vibração, a emoção, que só esse fantático meio de comunicação pode proporcionar.
Revelação, tivemos muitas... Na parte técnica, vejo que os mais recentes bons profissionais, com respeito a todos os jovens radialistas, mas aqueles que têm mais familiaridade e um interesse maior pelo todo, são o Everton da Objetiva e o Marquinhos da Colméia. 
Na locução, a Maika Thaisa foi uma das boas revelações do rádio mourãoense, hoje vem se destacando a Letícia Nogaroli (Colméia), vejo no Valter Cruz (Colméia), um potencial a ser explorado."
Valeu Gerson Maciel, muito obrigado. Você é um exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário