8 de jul. de 2012

A ESQUADRILHA DA FUMAÇA na Festa do Carneiro no Buraco em Campo Mourão

Uma das atrações da Festa Nacional do Carneiro no Buraco deste domingo em Campo Mourão foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
A foto ao lado é do jornalista Valdir Bonette mostra bonita imagem dos "aviadores Anjos da Guarda", como são chamados os pilotos da Esquadrilha - cuja primeira apiração se deu em 14 de maio de 1952.
A Esquadrilha da Fumaça, ainda conhecida como cambalhoteiros, sem insígnia e fumaça, fez sua primeira aparição pública na cidade de Mogi-Mirim/SP, com T-6. Mas somente 2 anos depois da primeira demonstração pública, a FAB deu crédito merecido ao grande potencial da Esquadrilha, devido a uma apresentação memorável feita em São Paulo, capital.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional.

Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira.
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário