7 de jun. de 2012

COLUNA DE ESTER PIACENTINI: O mundo é daqueles que tem coragem de sonhar.....

Todos nós temos sonhos, e o que seria se não os tivéssemos, tenho certeza, que a vida seria insípida, sem graça. Há de convir que, existem pessoas que conseguem transformar todos os seus sonhos em realidade e outras não.
Mas nada é desesperador, sempre conseguimos alguma realização. Toda e qualquer realização, depende disciplina. Implica o querer, o fazer, e conseqüentemente o poder. Muitas vezes, queremos realizar nossos sonhos, como nos contos da carochinha, ou nas novelas, com super produção, mas há alguns comprometimentos básicos para realizá-los:
PAIXÃO – A velha chave do sucesso continua sendo este sentimento. Se apaixone pelos seus ideais. Seja você mesmo dentro deles, não tente ser o que não é. Dê espaço para seu crescimento dentro desta apaixonante atitude, que é a de trabalhar com garra e toda emoção que lhe é peculiar, para conseguir sua conquista.
FÉ – Tenha fé e acredite nos seus sonhos, os faça acontecer. Quando lemos o nome Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nada vem à nossa mente, mas quando descobrimos que é o verdadeiro nome de Irmã Dulce, quantas lembranças, quantas obras realizadas. Ela quando jovem sonhou em abrigar doentes das ruas de Salvador, na Bahia, no antigo galinheiro do convento. Com o tempo, do galinheiro, ela fez um hospital. E do hospital iniciou uma das maiores obras sociais do país. Este é exemplo vivo de fé.
CRIATIVIDADE – Os realizadores de sonhos criam novas soluções para velhos problemas, seja criativo, não se acomode diante dos obstáculos nem das derrotas passageiras.
CORAGEM – Ter liberdade para escolher seu caminho, numa mistura de ousadia e coragem. Ser destemido para enfrentar os desafios, na maioria das vezes, o sonhador quando apresenta seu projeto nunca ouve um “não”, mas o “sim” é difícil de ser ouvido. Tendo fé, quem tem seus sonhos, vão e simplesmente fazem o que antes parecia impossível.
DETERMINAÇÃO – Pé na tábua – ser determinado é o ir e fazer. Aprendemos sempre que “Querer é Poder”, mas há o intervalo do Fazer, quando corremos atrás do sonho, este item é muito importante, ser determinado, é ser perseverante, obstinado, persistente e ter garra.
PLANEJAMENTO – Como não é possível, fazer tudo ao mesmo tempo, a necessidade de organizar as mudanças é imprescindível, planejar tudo em detalhes, é primordial.
MOTIVAÇÃO – “UM POR TODOS, TODOS POR UM”, o sonhador deve saber motivar as pessoas que irão fazer parte do grupo, pessoas motivadas atingem objetivos e, por tabela ajudam seus colaboradores a alcançar também seus sonhos.
SORTE – A sorte é você estar sempre preparado, estar convicto de seu sonho.
No livro O FATOR SORTE - Wiseman, sustenta que as pessoas de sorte apresentam quatro atitudes básicas:
1 – Criam oportunidades para que as coisas boas aconteçam;
2 – Tendem a tomar decisões seguindo sua intuição;
3 – Acreditam que de fato terão boa sorte e insistem em seus objetivos;
4 – Lidam bem com a adversidade, transformam notícias ruins em estímulo para novas ações e atitudes e adotam uma postura mais otimista. .
Conheci certo tempo, uma senhorinha, simpática e falante, que me impressionou muito, me empolgou tanto que nem perguntei seu nome. Ela me contou estar apreensiva, porque o seu segredo havia sido descoberto pelos filhos, e que inclusive naquele dia, os filhos estavam na cidade, porque tiveram uma reunião de família por causa do seu segredo. Curiosa claro quis saber, e fiquei surpresa. Ela me contou que tinha uma renda pequena porque era aposentada. Que tinha onze filhos, vinte e três netos, e alguns bisnetos. Estava preocupada com o futuro dos bisnetos, então há quatro anos atrás comprou um terreno em uma praia que está sendo desbravada, no escondido dos filhos, e que todo mês pagava as parcelas sem problemas, até que, precisou viajar, o que seria uma viagem de poucos dias, acabou se estendendo por vários dias, o que culminou na chegada do boleto via correio, caindo nas mãos de uma de suas filhas, que procurou saber a procedência e descobriu seu segredo. Os filhos preocupados se reuniram para ter as explicações plausíveis da matriarca. Ela não se intimidou, estava feliz e projetando a construção de uma casinha, como ela me disse. Percebi que não tem idade para sonhar, nem para correr atrás dos sonhos, menos ainda para realizar sonhos. A senhorinha, sonha, tem planos e projetos, e não fica parada vendo a vida passar, tem atitude. Tem coragem de correr atrás e realiza-los.
Comece a sonhar, a partir de hoje se você nunca sonhou. Acredito ser impossível. Viver sem sonhos sejam eles pequenos, médios ou grandes, não é viver.Tenha atitude. Corra riscos por eles e os realize.
Pense nisso!
Ester de Abreu Piacentini - Corretora de Seguros, contadora, escritora, mentora e coordenadora do Projeto Hadassa - Servir e Semear, membro da Academia Mourãoense de Letras.

Um comentário:

  1. Adorei o texto e fiz uma matéria no meu Blog com a indicação do mesmo.
    http://blogdomaybuk.blogspot.com.br/2012/06/e-preciso-sonhar.html

    ResponderExcluir