30 de mar. de 2012

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


A causa do autismo não é conhecida, a maioria dos casos não tem nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Algumas características dos autistas: boa capacidade de memorização de determinadas coisas, movimentos repetitivos, não se apegar as pessoas, emoções negativas e positivas ao mesmo tempo, a não adaptabilidade a novas situações, pessoas e a mudança de rotina, nervosismo, irritabilidade, não gostar do contato físico, desligamento da realidade exterior, repulsa ao toque, dificuldade para falar e se comunicar, sensibilidade intensa a odores e a ruídos repentinos e preferência pelo isolamento.
Essas crianças parecem diferentes? Sim elas são diferentes. Algumas são meninas, outras são meninos; algumas são altas, outras pequenas; algumas são de nacionalidades diferentes; alguns são loiros e outros morenos e alguns têm autismo.
Mas todas elas têm algo em comum: possuem sentimentos e querem ter amigos. Significa pensar diferente, agir diferente porque os cérebros trabalham diferentes.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para
camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário