19 de fev. de 2012

PLANTÃO DO BLOG: CM perde ADELAIDE TEODORO de Oliveira


Com pesar, comunicamos o falecimento na madrugada deste domingo da pioneira mourãoense Adelaide Teodoro de Oliveira. Seu corpo está sendo velado no Prever e o sepultamento será às 16 horas de hoje. Adelaide, na imagem, de março de 2010 quando da homenagem do Rotary Club Verdes Campos com a "Comenda Verdes Campos". Ela foi a primogênita dos 12 filhos que o casal pioneiros Joaquim e Isabel Teodoro de Oliveira teve ao longo da união. É uma grande perda não só para a Família Teodoro, que completou 100 anos de sua chegada a cidade em 2010, como para a comunidade mourãoense.
Na solenidade, Adelaide disse: “Foi uma emoção muito grande receber está homenagem, numa noite inesquecível”, resumiu, duplamente feliz pelo reconhecimento a sua família e por ter naquela noite completado 76 anos de vida.
Através do pai, Adelaide conheceu a receita do Carneiro no Buraco, ficou encantada e foi a primeira pessoa a preparar o prato, hoje típico de Campo Mourão.

“Essa homenagem é para uma mulher e uma família que muito contribuiram para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirma Antonio Cesar Marini, presidente do Rotary Verdes Campos, no ano da homenagem.
“Adelaide é uma pioneira, uma guerreira, é uma mulher mourãoense que é exemplo por tudo o que fez e faz. E com alegria, faze-mos esta homenagem em vida, o que por si só tem um valor e um caráter imensurável”, manifestou a professora Maria Joana Titton Calderari que destacou em nome do Rotary as qualidades da homenageada e da Família Teodoro de Oliveira.

Com alto sentido de organização, atenção, Adelaide sempre foi muito autêntica e querida pelos irmãos e parentes, que representou para ela uma grande paixão e amor, e por eles ela sempre foi capaz de tudo.
Dona de uma sabedoria admirável que ajudou a consolidar a carreira e o sucesso dos filhos, formando-os como cidadãos para a vida. Na imagem ao lado, Adelaide ao lado do irmão Nelsinho, com o troféu Tocando de Primeira, na Rádio Colméia, que recebeu em nome da Família Teodoro, pelos 100 anos da família em Campo Mourão.
A placa acima, de reconhecimento outorgada a Adelaide Teodoro de Oliveira tem os seguintes dizeres: "O Rotary Campo Mourão Verdes Campos concede à Adelaide Teodoro de Oliveira a Comenda Verdes Campos, em reconhecimento por seu espírito pioneiro, exemplo de mulher, que superou todas as dificuldades de uma época, com dedicação, garra e companheirismo, contribuindo na construção de uma sociedade justa e no crescimento da causa rotária.Que Deus à abençoe, assim como, toda a Família Centenária Teodoro.”Antonio César Marini, Presidente 2009/2010
Seu irmão Carlinhos Teodoro, resume bem a importância de Adelaide na vida da família. “A Adelaide é tão importante que a família gravita em torno dela assim como os astros em torno do Sol”, disse Carlinhos, o penúltimo dos 13 irmãos, todos nascidos em Campo Mourão.

Um comentário:

  1. É lamentável o falecimento de nossa querida pioneira Adelaide. Esteio e matriarca da família Teodoro de Oliveira. Estamos profundamente tristes neste domingo... Que Deus console os corações enlutados. Descanse em paz, grande mulher guerreira!

    ResponderExcluir