27 de jan. de 2012

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: O que é Nasf?


O NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Os núcleos reunirão profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais atuarão em parceria e em conjunto com as equipes da Saúde da Família.
AÇÕES DE REABILITAÇÃO
São medidas que permitem reduzir incapacidades e deficiências com vista à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, favorecendo sua inserção social, combatendo a discriminação e ampliando o acesso ao sistema de saúde.
Devem ser multiprofissionais e transdisciplinares, e ocorre o mais próximo possível da moradia, facilitando o acesso e a integração a outros equipamentos presentes no território:
• Diagnosticar, levantar os problemas de saúde que requeiram ações de prevenção de deficiências das necessidades re reabilitação;
• Desenvolver a promoção e proteção à saúde incluindo aspectos físicos e da comunicação, como consciência e cuidados com o corpo, postura, saúde auditiva e vocal, hábitos orais, amamentação, controle do ruído, com vistas ao auto - cuidado;
• Efetivar estratégias que visem o acompanhamento das crianças que apresentam risco para alterações no desenvolvimento;
• Atentar à prevenção de incapacidades e deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos;
• Acolher os usuários que requeiram cuidados de reabilitação;
• Desenvolver a reabilitação, priorizando atendimentos coletivos, especialmente de usuários com alterações de comunicação, mastigação, deglutição, decorrentes de doenças ou do envelhecimento;
• Adotar a integração aos equipamentos sociais existentes, incluindo a orientação de professores e outros profissionais de escola, creches, asilos e outras instituições;
• Realizar visitas domiciliares para orientações, adaptações e acompanhamentos, especialmente para usuários restritos ao leito ou ao domicilio, que requerem cuidados quanto à fala, linguagem e alimentação segura;
• Capacitar, orientar e dar suporte às ações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS);
• Realizar discussões e condutas terapêuticas conjuntas e complementares, além do desenvolvimento de projetos e ações intersetoriais que favoreçam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida;
• Desenvolver ações de Reabilitação, baseada na Comunidade (RBC), concebendo todas as pessoas como agentes dos processos de reabilitação e inclusão;
• Acolher, apoiar e orientar as famílias, principalmente no momento do diagnóstico, para o manejo das situações oriundas da deficiência ou incapacidade;
• Realizar encaminhamento e acompanhamento das indicações e concessões de aparelhos auditivos e atendimentos específicos realizados por outro meio nível de atenção à saúde;
• Realizar ações que facilitem a inclusão escolar, no trabalho ou social;
• Incentivo ao aleitamento materno, desenvolvimento orofacial relacionado à alimentação e cuidados quanto a utilização de hábitos orais (chupeta, mamadeira);
• Desenvolvimento da fala, linguagem, e outras habilidades cognitivas;
• Desenvolvimento das habilidades auditivas e no diagnóstico precoce da deficiência auditiva;
• Aspectos gerais do desenvolvimento motor e psicossocial;
• Acompanhamento e orientação dos processos de alfabetização e de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projeto intersetorial.
O Fonoaudiólogo do NASF, em conjunto com os demais profissionais da equipe, buscará instituir a integralidade do cuidado físico e mental dos usuários do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho das equipes da saúde da família.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão- PR.

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