17 de jan. de 2012

AS MARAVILHAS E AS BELEZAS das Cataratas do Iguaçu


Quem já foi volta de novo e quem ainda não teve a oportunidade pode ir. E verá ao vivo e em cores, as belezas e as maravilhas das Cataratas do Iguaçu.
Segundo informações da assessoria, a palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani.
As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de 65 m de altura em média, numa largura de 2780 m. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos.
O rio Iguaçu mede 1200 m de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 82 metros resultando numa largura de 2.700 metros, com formato semicircular. A vazão de água média do rio em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca e de 6.500 m3/s nas cheias.
As quedas isoladas podem chegar a quase 300, dependendo do volume de água do rio, reduzindo para menos de 20 em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos -a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil - propçãorciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.
Após uma ampla curva e uma corredeira, a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente na profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo. Com quase 85m de altura este é o salto mais apreciado pelos visitantes, seu formato, lembra uma ferradura. Abaixo, algumas imagens que registrei recentemente nas Cataratas do Iguaçu.




E viva as belezas criadas por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário