30 de nov. de 2011

PAPO COM LUZIA SANTIAGO: Tome ânimo e ponha-se a caminho


Tome ânimo e ponha-se a caminho.
Jesus é portador da Palavra de Deus, a ponto de se identificar com ela.

A graça de Deus está sendo derramada sobre nós copiosamente, e, hoje precisamos tomar posse dessa verdade.
Nada mais pode nos oprimir, porque “nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado.” Viva! do Blog de Luzia Santiago, Canção Nova.

DEMOCRACIA & REFLEXÃO: MACIEL E a comparação do voto, o feijão e a feijoada


As colunas inteligentes do professor José Eugênio Maciel repercutem bastante, haja vista os comentários e os rec ebimentos de e-mail´s para este blogueiro.
A de domingo (27) foi um aula de democracia.
Separei algun s tópicos que merecem ser republicados e analisados.
Na democracia a liberdade é imprescindível. A expressão livre, para ser democrática, ocorre plenamente através do voto. O voto é a escolha com autonomia de uma vontade engendrada na opção de cada um a ser somada ao que chamamos de vontade geral, da maioria, uma suprema afirmação coletiva.
Para se fazer uma feijoada completa é indispensável logicamente o feijão. Porém, somente com o feijão não se faz a feijoada. O voto é o feijão da democracia. Democracia que, portanto, não existe se não tiver o feijão. Entretanto, existem outros ingredientes que precisam compor uma feijoada. ]

Assim sendo, a democracia é um processo político-institucional que não começa e nem termina como voto, ainda que – repita-se – seja a eleição o ponto mais visível/culminante de todo o processo de uma escolha. A liberdade como bem irrenunciável por parte de todos, conteúdo substancial da democracia, deve estar associada com o estado de direito, com a organização social acima de objetivos de grupos ou de corporações. E não carece tecer maiores comentários o quanto é essencial à prática democrática na educação, em cada escola. É na escola onde o pensamento crítico da política deve ser informado, analisado, formado, elencando a junção salutar da teoria e da prática. É nela em que a liberdade de escolha e a escolha com liberdade é para ser semeada, cultivada e florescer como viço da maturidade e normalidade democráticas.
Se o voto é o feijão, a feijoada completa antecede e se desdobra após a ida às urnas. Principalmente na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico, a comunidade educacional tem o dever cotidiano construir permanentemente a melhor escola, eis o papel e a responsabilidade de todos, a prosseguir e se consolidar após essas eleições, com mobilização para que cada momento do ensinar/aprender seja de realizações positivas da qualidade do conhecimento voltado para a formação e o despertar da cidadania
.

GOTAS DE MISERICÓRDIA: Próximo ao coração


Próximo ao Coração.
A alma sofredora

é aquela que se
encontra mais próxima
do Meu Coração.
(Diário de Santa Faustina, 1487).
Fonte:
Blog de Eliana Sá,
Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA - Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2011


Evangelho (Mateus 4,18-22)
Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2011
Santo André, apóstolo
Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles
: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de nov. de 2011

PAULINHO, PIVÔ DO FUTSAL mourãoense é convidado para jogar por Maringá sexta-feira contra o Santos de Falcão


O pivô mourãoense Paulo Zagoto Godoy, o "Paulinho Xodó da Galera" é o único mourãoense para reforçar a equipoe de futsal maringaense que nesta sexta-feira enfrenta o Santos, de Falcão, campeão brasileiro. O ginásio Chico Neto em Maringá será reaberto nesta quinta-feira (1º) com uma programação especial.
Entre as atrações programadas estão jogos com a equipe de futsal do Santos (campeã da Liga Nacional), da seleção brasileira de handebol, além de uma partida de futsal programada para durar 33 horas, quebrando o recorde mundial.
Segundo Antonio Roberto de Paula, um dos organizadores do evento, o jogo deverá seguir regras da Fifa, com dois times formados por 12 atletas cada. “Serão cinco jogando na quadra e sete no banco de reservas. Quem estiver fora do jogo não pode deixar a quadra, tanto que vamos colocar colchões e mesas com alimentos ao redor“, explicou. Os jogadores terão autorização para ir ao banheiro, mas não podem demorar muito, podendo ser desclassificados.
Programação especial
Além da reabertura do Chico Neto, a programação especial homenageia os 40 anos da Liga de Futsal de Maringá e o cinquentenário da modalidade no município. No dia 2 (sexta-feira), às 18h30, haverá um amistoso entre as seleções máster de Maringá e Campo Mourão. Já às 20 horas, acontece o jogo entre a seleção de Maringá e o time do Santos, de Falcão, eleito o melhor jogador do mundo de futsal.
Com informações da Gazeta Maringá.

COLUNA DO PROFº JOSÉ EUGÊNIO MACIEL: Eleição para diretores, voto e responsabilidade


"... nada melhor do que exercer a democracia na própria escola. O lema, aliás, que nos pautou a conceber o projeto, era o de que a
democracia se aprende na escola, sobretudo”.
Rubens Bueno (foto) deputado federal.
Na democracia a liberdade é imprescindível. A expressão livre, para ser democrática, ocorre plenamente através do voto. O voto é a escolha com autonomia de uma vontade engendrada na opção de cada um a ser somada ao que chamamos de vontade geral, da maioria, uma suprema afirmação coletiva.
Sem embargo, o ponto mais notável e culminante da democracia é o ato de votar. As eleições são a mais cristalina condição e demonstração do processo político-institucional. Entretanto, ao mesmo tempo em que não se pode afirmar a existência da democracia se não existir o voto, é preciso advertir, somente o voto não configura a democracia. Mas infelizmente tem sido essa a visão e a prática encontrada em significativas parcelas da sociedade. O povo age como se bastasse apenas comparecer às urnas. O eleitor vota e volta para a casa achando que não lhe cabe nada mais significativo. Terminado o processo eleitoral são muitos que compreendem ser a responsabilidade integral cabível aos eleitos. O tão elevado momento, o do voto, se torna arrefecido, diluindo no cotidiano da esfera pública à medida que a participação popular é inexistente ou sazonal, situada na maioria das vezes no âmbito da formalização engessada do poder e a sociedade.
Seguramente a eleição para diretores das escolas públicas do Paraná é por si só extremamente representativa em razão da escolha livre e aberta por parte dos funcionários de cada estabelecimento de ensino, dos professores, dos estudantes e pais deles, enfim da comunidade educacional. A Lei que a instituiu, nº 7.961/84, de autoria do então deputado Rubens Bueno, teve o mérito imediato de acabar com a indicação político-partidária tantas vezes divorciada dos verdadeiros interesses educacionais. A Lei, com a sua realização, se antecipava a Constituição Federal, aprovada em 88, em termos do conteúdo que primava pela cidadania, o que nas escolas do Paraná já era uma prática executada também com prisma político-pedagógico.
Embora todas as escolas possuam características semelhantes ou muito parecidas entre elas, cada estabelecimento de ensino tem a sua própria história, identidade e peculiaridades específicas. Em cada uma existe o modo de ser que espelha o que são seus integrantes, considerando ainda o contexto social no qual o estabelecimento se situa. Por isso, mesmo que o poder público proporcione em geral o repasse igualitário de recursos e verbas para a sua mantença, elas têm uma aparência, feição, conteúdo e funcionamento que ensejam até mesmo profundas diferenças. Nesse diapasão, as eleições têm no bojo da escolha aspectos concernentes a realidades exclusivas: candidaturas únicas; disputa de chapas; maior ou menor participação no processo eleitoral; grau de politização; número de comparecimento daqueles que vieram exercer o seu direito democrático, configuram estágios que podem refletir uma multiplicidade de variantes.
Para se fazer uma feijoada completa é indispensável logicamente o feijão. Porém, somente com o feijão não se faz a feijoada. O voto é o feijão da democracia. Democracia que, portanto, não existe se não tiver o feijão. Entretanto, existem outros ingredientes que precisam compor uma feijoada. Assim sendo, a democracia é um processo político-institucional que não começa e nem termina como voto, ainda que – repita-se – seja a eleição o ponto mais visível/culminante de todo o processo de uma escolha. A liberdade como bem irrenunciável por parte de todos, conteúdo substancial da democracia, deve estar associada com o estado de direito, com a organização social acima de objetivos de grupos ou de corporações. E não carece tecer maiores comentários o quanto é essencial à prática democrática na educação, em cada escola. É na escola onde o pensamento crítico da política deve ser informado, analisado, formado, elencando a junção salutar da teoria e da prática. É nela em que a liberdade de escolha e a escolha com liberdade é para ser semeada, cultivada e florescer como viço da maturidade e normalidade democráticas.
Se o voto é o feijão, a feijoada completa antecede e se desdobra após a ida às urnas. Principalmente na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico, a comunidade educacional tem o dever cotidiano construir permanentemente a melhor escola, eis o papel e a responsabilidade de todos, a prosseguir e se consolidar após essas eleições, com mobilização para que cada momento do ensinar/aprender seja de realizações positivas da qualidade do conhecimento voltado para a formação e o despertar da cidadania.
Fases de Fazer Frases (I)
O ser humano pode ser a medida do que medita.
Fases de Fazer Frases (II)
Tão importante que a “sorte está lançada”, é ter a sorte de se lançar nela.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Por lecionar à noite, cheguei depois de encerrada a fala em homenagem ao centenário de Roberto Brzezinski. Mas foi fácil constatar o enorme prestígio da família Brzezinski ao reunir enorme plêiade de pioneiros mourãoenses e amigos. Foi também o lançamento do livro do historiador Jair Elias dos Santos, responsável pela biografia do homenageado. Tive a honra de aceitar o convite do amigo escritor para prefaciar a obra: Roberto Brzezinski – Semeador de Esperança. E honra pelos descendentes do homenageado serem meus amigos diletos, herança dos meus mais. No mais, claro que não pelo modesto prefácio, o livro e saborosamente uma história documentada e narrada com ricos exemplos do ilustre prefeito de Campo Mourão.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Na última quarta, aconteceu o primeiro Fórum da Comunicação Social. A iniciativa e apoio da Assessoria de Comunicação do Município de C. Mourão foi marcado pelo excelente conteúdo das duas palestras: o professor Neil Franco, doutor em Estudos da linguagem, abordou “Jornalismo e (re) construção de linguagem nas práticas discursivas”. E discorrendo sobre “Conversa com a imprensa”, o jornalista Wilson Serra trouxe à reflexão os 40 anos de experiência profissional. Com um bom público, o mencionado encontro teve o respaldo de praticamente todos os veículos de comunicação existentes na cidade e a presença de seus respectivos profissionais. Merece estaque a ideia e empenho do secretário da comunicação Vanderlei Maciel Camargo para que o Fórum tivesse o sucesso alcançado, haja vista as muitas manifestações neste sentido, as quais o escrevinhador aqui se junta. Aliás, embora o primeiro sobrenome do secretário ser Maciel, nós não somos parentes, portanto, o elogio a ele independe da tal coincidência.
José Eugênio Maciel é mourãoense, filho de pioneiros, professor, sociólogo, advogado, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras

EVANGELHO DO DIA - Terça-Feira, 29 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 10,21-24)
Terça-Feira, 29 de Novembro de 2011
1ª Semana do Advento
21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de nov. de 2011

DOM ORLANDO BRANDES: ADVENTO: boas vindas a Jesus


Advento é preparação para a chegada e acolhimento de Jesus. Todas as escrituras apontam para Cristo. Ele dá unidade à Bíblia. Desde o ano 740 a.c, o profeta Isaias já fala de um menino que será rei (Is. 3,4). Esta criança terá sabedoria de Salomão, a bravura e piedade de Davi, as grandes virtudes dos patriarcas.
Isaias, João Batista e Maria são os protagonistas do Advento do Menino. Há porém, uma quarta pessoa: você e eu. Como costuma ser nosso jeito de viver o Advento? Tudo parece estar invertido. No lugar do menino, esperamos um velho barbudo, trocamos o deserto, o silêncio, por uma agitação consumista, um frenético barulho que leva ao estresse.
Longe de imitar Maria, corremos o risco de estar vazios de Deus, servindo à moda e ao consumismo, portanto, grávidos do vazio interior e escravos do mercado. Enfeitamos as casas, as lojas, as praças. Nada contra, pelo contrário, são sinais de alegria e gratidão.
Como seria bom fazer faxina interior, iluminar o coração com a luz da fé, adquirir a beleza íntima da vida na graça e da amizade com Deus. Ir para o deserto, preparar o caminho do senhor, nivelar os vales, abaixar os montes, são convites para abandonarmos os caminhos errados, crescer na interioridade, abaixar o orgulho e a prepotência.
A espiritualidade do advento é encantadora porque abre nossos corações para Deus e para os irmãos. É um convite para olharmos para o alto, para o lado e para dentro. Uma grande graça que nos é dada é a de podermos sempre recomeçar. É possível ser diferente, mudar, renascer, ser nova criatura. Assim estaremos grávidos de Deus, fecundados pela graça e em processo de regeneração.
O Advento é um tempo litúrgico para nossa cristificação, nossa reevangelização, nosso reencant6amento espiritual, nosso renascimento existencial.
O Advento cristão não pode esquecer São José. Ele está envolvido até nos seus sonhos com o Menino que irá nascer. José passa por provações, obedece à vontade de Deus, marca presença, conserva o silêncio interior, trabalha sem atrair as atenções sobre si, vive a espiritualidade do esvaziamento e esquecimento de si. É mais discípulo que pai. Ele que tinha o plano de casar-se, ter filhos, formar família, vive agora na castidade e exerce a missão de pai adotivo. Quanta fé, humildade e docilidade em São José. Sua vida se concentra no Menino. Sejam abençoados todos os pais adotivos.
O Advento convoca-nos à vigilância para as ''vindas de Deus'' e a segunda vinda de Jesus. Pensar nas coisas últimas faz um bem imenso, enfim, o céu, o juízo final, a morte, a possibilidade de perdição são realidades que não devem ser esquecidas nem reprimidas. Deus vem também nos acontecimentos da vida. São os adventos, as vindas, as visitas de Deus no nosso cotidiano. Ele vem por meio das pessoas, das alegrias, dos sofrimentos, dos sinais dos tempos. Estar em sintonia com Deus é um jeito de vivermos intensamente o Advento.
Participemos das novenas de Natal, montemos o presépio em nossas casas, paremos um pouco para meditar. São atitudes saudáveis que curam a criança que está dentro de nós. O Menino quer curar a criança ferida que mora em nós.
Ensinemos nossas crianças a se encantarem por Jesus e tenhamos todo carinho pelas mães grávidas que estão em advento, na expectativa de darem à luz. Que Maria as proteja e acompanhe. Vem senhor Jesus.
DOM ORLANDO BRANDES é arcebispo de Londrina.

COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: “Peço sinceras desculpas à população e ao governo brasileiro”


Disse o cidadão norte-americano George Buck, presidente da subsidiária da Chevron no Brasil, 16 dias depois do início vazamento de óleo na bacia de Campos. Mas não falou quando vai pagar a multa...
Buck afirmou na audiência em Brasília “que temos um profundo respeito pelo Brasil, pelo povo brasileiro, pelo meio ambiente, pelas leis e instituições deste país.”
"Vamos continuar com nosso plano de reação até que não haja nenhuma gota na superfície. […] Consideramos que uma só gota na superfície é inaceitável." Infelizmente, a encrenca produzida pela Chevron não é algo que possa ser resolvido com pedidos e exposição de desculpas.
Do lado brasileiro, somente 16 dias após o início do vazamento de óleo no litoral do Rio, a Agência Nacional do Petróleo decidiu suspender as atividades de perfuração da empresa americana Chevron no Brasil. A ANP considerou negligentes as ações da companhia durante o acidente. O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu realizar auditoria, em caráter de emergência, na Petrobras, sócia da Chevron no campo do vazamento, e na ANP, para apurar responsabilidades sobre o acidente.
De acordo com as informações prestadas pela Chevron à ANP, houve um erro no cálculo da pressão do poço, o que fez com que se abrisse uma fissura de cerca de 300 metros de extensão, por onde vazou o óleo. Se um erro desses acontece no pós-sal, territórios razoavelmente conhecidos pelas petroleiras podem imaginar o que poderia acontecer no ainda desconhecido mundo do pré-sal.
Para o oceonógrafo David Zee “É preciso aliar a ousadia do desenvolvimento com a prudência da precaução. Monitorar vazamentos de petróleo no mar é como analisar outro planeta.
De acordo com o perito responsável por averiguar o vazamento de petróleo no Campo de Frade, a 150 km da costa do Espírito Santo, ainda é impossível saber quanto óleo vazou no mar e, portanto, quais serão os danos para o meio ambiente. Zee explica que, 48 horas depois do acidente, “um grande número de embarcações deveria cercar o óleo para retirá-lo do mar. Mas isso não aconteceu”.
Disse que a Chevron não seguiu os quatro itens do plano de estratégia e emergência individual, fundamental para todas as empresas que exploram petróleo em águas brasileiras. “Em vez de a empresa seguir a sequência, ela pulou imediatamente para o último deles, e passou a dispersar o óleo no mar”. David Zee esclarece que crime ambiental é inafiançável e a possível multa de 150 milhões que a Chevron terá de pagar aos órgãos ambientais brasileiros tem, para a companhia, o mesmo valor que “dois reais para nós”. “Para se ter uma idéia, 150 milhões representa 50 minutos de faturamento da empresa, ou seja, representa 1% dos investimentos que ela fez para a produção de petróleo na Bacia do Frade”.
O Brasil, terra do sol abundante, promessa de energia solar,aeólica limpa, renovável precisa muito mais que desculpas de exploradores de petróleo(em extinção), com todos os seus perigos e riscos ambientais....
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br

PAPA BENTO AFIRMA:"Deus é o verdadeiro patrão do mundo", não o homem.


"O verdadeiro 'patrão' do mundo não é o homem, mas Deus", ressaltou ontem o Papa Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus..
O Pontífice salientou que, em certos panoramas do mundo pós-moderno, Deus parece ausente e o homem é apresentado como o único patrão, o regente de tudo.
"Tudo parece depender somente do homem. E, às vezes, neste mundo que parece quase perfeito, acontecem coisas chocantes, ou na natureza, ou na sociedade, devido ao que nós pensamos que Deus tenha como que se retirado, tenha nos, por assim dizer, abandonado a nós mesmos", advertiu.
Nessa perspectiva, o Evangelho do dia - "Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo" (Mc 13,35-36) - indica o que o Tempo do Advento vem a cada ano recordar essa vigilância aos cristãos. "Para que a nossa vida reencontre a sua justa orientação, em direção ao rosto de Deus. O rosto não de um 'patrão', mas de um Pai e de um Amigo", disse o Papa.
"Vigiai!" (Mc 13,37), o apelo de Jesus no Evangelho, "é um apelo salutar a recordar-nos que a vida não tem somente a dimensão terrena, mas é projetada rumo a um 'além', como uma muda que brota da terra e abre-se para o céu", explica o Bispo de Roma. Assim, o homem, como "muda" pensante, "será chamado a dar conta de como viveu, de como utilizou as próprias capacidades: se as reteve para si ou as fez desfrutar para o bem dos irmãos", enfatizou o Pontífice.

EVANGELHO DO DIA - Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2011


Evangelho (Mateus 8,5-11)
Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2011
1ª Semana do Advento
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.
7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de nov. de 2011

EVANGELHO DO DIA Domingo, 27 de Novembro de 2011


Evangelho (Marcos 13,33-37) Domingo, 27 de Novembro de 2011
1º Domingo do Advento
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É
como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.
37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

26 de nov. de 2011

É DO FLUMINENSE, A MUSA ( Bianca Leão) do Brasileirão 2011


Bianca Leão, do Fluminense, leva o prêmio de Musa do Brasileirão 2011. Superou representantes de Atlético-GO, Atlético-MG e Corinthians com voto decisivo da madrinha Luiza Brunet.
Foi disputado, suado, dramático, apenas decidido no último voto, mas Bianca Leão garantiu para o Fluminense o prêmio de Musa do Brasileirão 2011. Ela desbancou, no último voto, a representante do Atlético-MG, Mirian Barreto. Paula Aires, do Atlético-GO, e Thalita Bellotti, do Corinthians, completaram o elenco das finalistas. Além da coroa de nova Musa e um ramalhete de flores, Bianca ganhou um carro.
É uma honra ser campeã representando meu clube do coração. Sempre gostei de futebol e do Fluminense. Espero que este concurso abra muitas portas para mim - declarou a campeã.

EX-ADAP CM E SANTOS, Jean Chera, de 16 anos, acerta com o Flamengo por temporada de três anos


A diretoria do Flamengo confirmou que o meia Jean Chera, 16 anos, vai assinar um pré-contrato em 2 de janeiro e terá três anos de duração. O compromisso dará ao Flamengo 50% dos direitos dobre o jogador. A outra metade é do atleta. Jean ficou famoso quando veio do Sinop (MT) e jogou nas categorias de base ada ADAP Campo Mourão, antes de ir para o Santos.
O Santos, clube que revelou Jean Chera, acompanha com atenção o desenrolar dos acontecimentos. O clube tem dinheiro a receber por ter sido formador do atleta (atuou no clube paulista dos nove aos 15 anos de idade).
- Todo clube que forma jogador tem direito a receber uma indenização. Se o Flamengo quiser ter um contrato profissional com Jean Chera, tem que indenizar o Santos. Temos boa relação com o Flamengo, e acredito que eles farão o que têm de fazer, como faríamos se fosse o contrário - disse João Vicente Gazolla, advogado do departamento de futebol do Santos.
Considerado a maior promessa do Santos depois de Neymar, Jean Chera deixou o Peixe no início deste ano, quando seu pai não concordou com a proposta do clube. O meia se transferiu para o Genoa, da Itália, mas voltou ao Brasil por não ter se adaptado à vida na Europa.
Chera não vai poder disputar a Copa São Paulo de Futebol, em janeiro. Não haverá tempo para que o atleta seja inscrito na competição, que reúne atletas de até 18 anos de idade. O Flamengo, por sinal, é o atual campeão da competição.

DO BLOG DO GERSON: CM perde para Curitiba no Sub-14 e hoje a tarde no JK, precisa vencer o Canadá de Londrina


Ontem a noite foi disputada a terceira rodada do Campeonato Paranaense do basquete masculino Sub-14 no ginasinho JK em Campo Mourão. No primeiro jogo Canadá Country Club de Londrina venceu o ALE Londrina por 76 a 58.
A segunda partida da rodada foi de tirar o folego do torcedor que foi ao Ginasinho.
Apesar do esforço do time mourãoense, a instabilidade e sequencia de erros individuais, custaram a derrota para o Círculo Militar de Curitiba.
No tempo normal, empate em 54 X 54. Na prorrogação, vitória do time curitibano por 66 a 64.
Agora a classificação tem o Canadá com 6 pontos, Sepam Ponta Grossa, Círculo Militar, Campo Mourão, e ALE Londrina todos com 3 pontos.
Confira os próximos jogos:
26/11 (Sábado) - Ginásio de Esportes JK - Campo Mourão
15h00 - Campo Mourão x Canadá Clube/ Londrina
17h00 - Sepam x Círculo Militar
- 27/11 (Domingo) - Ginásio de Esportes JK - Campo Mourão
08h00 - Círculo Militarl x ALE/ Londrina
09h30 - Campo Mourão x Sepam/ Unimed.

TOCANDO DE PRIMEIRA de hoje destaca o "Cristo É Nosso Show" e o Campeonato Paranaense Sub-14 de Basquete em Campo Mourão


O programa Tocando de Primeira deste sábado com o número 953 pelas ondas médias da Rádio Colméia AM destacará no primeiro tempo, das 11 às 12 horas, o evento "Cristo é Nosso Show" que acontece hoje e amanhã no parque de exposições Getúlio Ferrari, em Campo Mourão. Presenças de coordenadores do evento, sob a liderança de Edilson Bizerra, na foto com Ilivaldo Duarte.
No segundo tempo, a partir do meio dia, será a vez do basquete masculino, já que o município está sediando as finais do Campeonato Paranaense - Categoria Sub-14. Os campeões dos JAP`s adulto, Emerson Luis de Souza e Gledman Lima, o " Borracha" estarão no estúdio número 01 da Colméia ao lado de craques do Sub-14.
É hoje, ao vivo e em cores, no Tocando de Primeira 952. Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho.

HISTÓRIA: Centenário do ex-prefeito Roberto Brzezinski é comemorado com vários eventos em CM


O centenário do ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski (gestão 05/12/55 a 21/04/59) foi comemorado ontem com vários eventos. Entre eles, a entrega de uma quadro para a Biblioteca Pública Municipal Professor Egídio Martello e o plantio de um pinheiro na Praça Getúlio Vargas.
O quadro foi entregue pela Academia Mourãoense de Letras - na foto, o vice-presidente da Academia Jair Elias dos Santos Júnior e a família - e a árvore foi plantada por familiares. A vice-prefeita Regina Dubay e a secretária especial de Cultura, Sônia Singer participaram das homenagens. Fotos da Assessoria de Imprensa do Município.
Na Segunda-feira, imagens aqui no BLOG do lançamento do selo personalizado pelos Correios de Campo Mourão e o lançamento do livro "Roberto Brzezinski, semeador de esperanças".

EVANGELHO DO DIA Sábado, 26 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 21,34-36)
Sábado, 26 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;
35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

25 de nov. de 2011

CRISTO É NOSSO SHOW neste sábado e domingo com Rosa de Saron e padre Robson de Oliveira em Campo Mourão


O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida em parceria com demais paróquias e leigos da igreja católica, promove neste sábado e domingo a 9ª edição do Cristo é Nosso Show em Campo Mourão.
Com o tema “Jesus Cristo é o senhor”, o evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no parque de exposições Getúlio Ferrari, saída para Maringá. A expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 15 mil pessoas durante os dois dias de adoração. A exemplo de anos anteriores, a entrada será um quilo de alimento não perecível.
O Cristo é Nosso Show inicia amanhã (26) às 21 horas com santa missa, celebrada pelo padre Delci da Conceição Filho da Paróquia Pequena Missão para Surdos. A missa será direcionada a juventude. Em seguida haverá uma Cristoteca com a presença do DJ Léo-Electrocristo-SP, Banda AUB e Banda Estância Divina. Posteriormente os jovens estarão realizando vigília de oração por toda juventude até as 8 horas.
O evento prosseguirá no domingo, dia 27. Às 8 horas terá Adoração ao Santíssimo, e logo após serão realizados shows e pregações em tendas durante todo o dia. Grandes artistas de renome como Padre Robson Oliveira, da Basílica Pai Eterno de Goiás, Banda Rosa de Saron, Irmã Inês e Wilson Rocha se apresentarão no parque de exposições.
Este ano, a novidade será a exposição de maquetes com o tema “Natal em Família”, a qual premiará os três primeiros trabalhos feitos pelas escolas do Município. As maquetes ficarão expostas durante o Cristo é Nosso Show e, dos dias 28 a 24 de dezembro, no Supermercados Paraná Família. A comissão organizadora pede a colaboração da comunidade adquirindo as camisetas do evento. As peças estão à venda no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.
O coordenador do Cristo é Nosso Show, Edilson Marques Bizerra, destaca que um dos momentos mais esperados do evento será a apresentação da Banda Rosa de Saron. “Tenho conversado com pessoas de outras igrejas que estarão presentes para acompanhar a banda porque gostam muito das músicas dela”, diz. Ele acredita que este ano, haverá uma participação maior de jovens, devido a Jornada Mundial da Juventude, prevista para ser realizada em 2013 no Rio de Janeiro.
Bizerra comenta que o evento tornou se tradicional e é reconhecido em nível de Brasil. Segundo ele, já está confirmada a participação de pessoas de São Paulo e outras regiões do Estado do Paraná. “O Cristo é Nosso Show reúne desde crianças a pessoas mais idosas. Está conhecido no país porque muitas pessoas seguem estes cantores”, justifica.
O coordenador frisa que haverá local reservado com cadeiras para pessoas idosas e deficientes físicos. Bizerra destaca que o Cristo é Nosso Show é uma nova forma de evangelizar e levar as pessoas ao encontro de Jesus. “Muitos estão habituados hoje apenas com missas e grupos de orações”, explica, acrescentando que o evento é também uma forma da pessoa descobrir sua vocação com Deus.

HOJE TEM LANÇAMENTO EM CM: "Roberto Brzezinski, um semeador de esperanças"


Hoje comemora-se o centenário do ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski. Ele será lembrado em vários eventos, entre os quais, o lançamento da biografia escrita pelo historiador Jair Elias dos Santos Júnior.
O historiador passou seis meses fazendo pesquisas em arquivos, publicações e entrevistando pessoas, para reconstruir a vida pública do ex-prefeito que implantou os alicerces da urbanização da cidade
.

O ex-prefeito faleceu em 21 de setembro de 1959, em acidente automobilístico, no exercício do cargo, juntamente com o candidato a sua sucessão, Harrison José Borges. Neste acidente faleceram o candidato a prefeito de Engenheiro Beltrão, Aldevino Santiago e o coletor estadual, Alberto Burko Ribeiro. Somente o prefeito de Engenheiro Beltrão, Joaquim Bueno sobreviveu.
“Roberto Brzezinski como prefeito construiu a Praça Getúlio Vargas, o Estádio Municipal, acampou a Biblioteca Pública e deu apoio para a formação da Banda Municipal”, aponta Jair Elias. “Também voltou seus olhos para o interior, pois o território do município era enorme. E como educador, não deixou de investir na educação, criando e apoiando as escolas já existentes”.
Segundo o historiador, “Roberto Brzezinski foi lapidado desde a sua adolescência. Estudou no Ginásio Paranaense, celeiro que deu ao Paraná e ao Brasil, homens altamente capacitados, voltados para o humanismo nas suas ações políticas”. No livro mostra também a participação do ex-prefeito na Revolução de 1930. “O livro também mostra um homem desapegado, justo nas suas decisões e promotor da igualdade e justiça social”, lembra o historiador.
Quem foi Roberto Brzezinski
Nascido em Almirante Tamandaré, em 25 de novembro de 1911, filho de Francisco Brzezinski e Maria Kaminski. Casou com Tecla Mussak Brzezinski. Tiveram cinco filhos: Francisco Irineu, Iracema, Iria, Iran Roberto e Irene. Voluntário da revolução
de 30, com 22 anos, Brzezinski ingressou no serviço público, na condição de agente fiscal do Município de Mallet. Foi professor, diretor de escola e inspetor municipal de ensino. Ali, em 1941, tornou-se Juiz de Paz.
Em 1948, tomou conhecimento do eldorado no vale do Ivaí, as terras de Campo Mourão - na época, imagem de prosperidade sonhada por todos os imigrantes.
Roberto Brzezinski dedicou-se à atividade madeireira e as plantações de café. Desde 1952 até sua morte, viveu em Campo Mourão.
Foi eleito prefeito de Campo Mourão em 1955 com uma soma de votos que
superava a somatória de votos dos outros três candidatos. Sua vitória uniu a sigla PSD-UDN (Partido Social Democrático e União Democrática Nacional), aliança inédita em território brasileiro.
Durante seu mandato construiu a Praça Getúlio Vargas, promoveu a igualdade social, construiu escolas, abriu estradas para diversos distritos, ergueu o Estádio Municipal, instalou a Coletoria Estadual e o Serviço de Metereologia, criou a primeira Banda Municipal e fundou a Biblioteca Municipal e a sua luta incessante pela titulação de terras para posseiros, demonstrando o seu compromisso em favor dos oprimidos pelas camadas dominantes.
Sua morte antes de terminar o mandato, em 21 de setembro de 1959, e na condição de líder regional, o favorito nas futuras eleições para mandato legislativo, comoveu o noroeste e o Paraná.
Hoje, Roberto Brzezinski é nome do Estádio que construiu, de uma das ruas de Campo Mourão, uma escola de primeiro grau da vizinha cidade de Campina da Lagoa, e de um distrito chamado Vila “Roberto Brzezinski”.
Em 1993, por iniciativa do deputado estadual Namir Piacentini, foi lhe concedido o título de Cidadão Benemérito do Paraná, honraria entregue em 2005.

EVANGELHO DO DIA Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 21,29-33)
Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum
Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola:
“Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

24 de nov. de 2011

ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS presta homenagem nesta sexta e sábado a Roberto Brzezinski e Augusto de Oliveira Carneiro


A Academia Mourãoense de Letras estará comemorando nesta sexta-feira (25) o centenário de nascimento do ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski. Como parte das comemorações dos seus 100 anos, acontecerá o plantio de um pinheiro do Paraná, às 17 horas, na praça Getúlio Vargas. A apresentação da Banda Municipal será uma das atrações.
Em seguida, a Academia Mourãoense de Letras fará a doação de um quadro, com uma fotografia de Roberto Brzezinski para a Biblioteca Pública Municipal "Prof. Egydio Martello".
No sábado, 26, a Academia Mourãoense de Letras promove sessão solene para entregar o Título de Associado Honorário ao ex-deputado Augusto de Oliveira Carneiro, que teve participação no processo de fundação da entidade em 2001. O evento será realizado nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Prof. Egydio Martello.

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Implante Coclear - Parte 1


O tema da coluana de hoje é um assunto muito importante, um avanço nos direitos das pessoas que possuem deficiência auditiva. O implante coclear bilateral passa a ser procedimento obrigatório na cobertura dos planos de saúde a partir de 1° de janeiro de 2012. A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permitirá que as pessoas que necessitam de cirurgia possam solicitá-la aos seus convênios gratuitamente, com recomendação conjunta de fonoaudiólogos, médicos e psicólogos.
O que é implante coclear?
O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, a fim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.
O implante coclear bilateral auxilia no desenvolvimento das habilidades auditivas, como a somação binaural e a figura-fundo, que permite a localização da fonte sonora e a compreensão da fala em meio ao ruído. São benefícios que contribuem para o melhor desempenho das atividades do dia a dia do paciente.
Aguardo vocês na semana que vem, para continuarmos a falar sobre o implante coclear.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

EVANGELHO DO DIA Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 21,20-28)
Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2011
Sto. André Dung-Lac, Comps. Mts.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima
. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

23 de nov. de 2011

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE Sub-14 faz bom jogo e vence Londrina na estreia do Paranaense 2011


Campo Mourão Basquete fez bom jogo e iniciou com vitória sua caminhada na noite desta terça-feira em casa nas finais do Campeonato Paranaense de Basquete Sub-14 (foto que registrei no JK no intervalo do primeiro para o segundo tempo).
A vitória foi diante do ALE/Londrina por 68 a 54. Na preliminar Ponta Grossa perdeu para o outro time londrinense por 78 a 71.
Confira a ordem dos jogos e prestigie a equipe mourãoense no ginasinho JK, pelas finais do Campeonato Paranaense
Quinta Feira - 17h30 - ALE/Londrina X SEPAM e 19h30 - Canadá/Londrina X Círculo Militar
Sexta Feira - 17h30 - ALE/Londrina X Canadá/Londrina e 19h30 - Campo Mourão X Círculo Militar
Sábado - 17h30 - SEPAM X Círculo Militar e 19h30 - Campo Mourão X Canadá/Londrina
Domingo 08h30 - Círculo Militar X ALE/Londrina e 10h30 - Campo Mourão X SEPAM.

Na imagem abaixo os esportistas Agamenon Telêmaco, Ismar Kath, Nelsinho Martins e Itamar Tagliari prestigiando a garotada no JK.
E Viva o nosso basquete!

ESTÁ CHEGANDO O NATAL 2011: Três eventos marcam a chegada do Papai Noel em Campo Mourão


Começam a surgir em Campo Mourão às primeiras decorações de prédios, empresas e moradias para o Natal e, uma vez mais, a população poderá desfrutar de três eventos públicos de chegada do Papai Noel. Algumas empresas também já decoraram suas vitrines e os trabalhos de instalação de iluminação decorativa foi iniciada no complexo formado pelas praças Getúlio Vargas e São José, no centro de Campo Mourão.
O primeiro Papai Noel a chegar em Campo Mourão será o do Paraná Supermercados
. No dia 3 de dezembro, às 21 horas, uma carreata da Coca Cola com o Papai Noel sairá do conjunto habitacional “Dr. Milton Luiz Pereira” (Cohapar), passará pelo centro da cidade e será encerrada no Supermercado Paraná Família (na saída para Maringá), às 21 horas.
O tradicional evento de chegada do Papai Noel promovido pela Coamo Agroindustrial Cooperativa dentro do evento Natal de Luzes está marcado para o dia 7 de dezembro, às 20 horas. Milhares de pessoas acompanham todos os anos o evento realizado em frente a administração central da cooperativa, marcado por uma vasta programação. Este será a quinta edição do Natal de Luzes da Coamo e terá como tema "É tempo de espalhar FELICIDADE!".
A programação incluirá apresentações de Coral, interpretação musical, chegada do Papai Noel, distribuição de balas às crianças, apresentação do presépio do Menino Jesus e show pirotécnico.
Cidade Natal
O Papai Noel da campanha “Campo Mourão – Cidade Natal” chegará no dia 11 de dezembro (domingo), às 20h30min, na praça da catedral de São José. Em reunião realizada nesta semana na Associação Comercial e Industrial (Acicam), com a Fundação Cultural, foi definido que a Prefeitura realizará a chegada no segundo domingo de dezembro.

Assessoria de imprensa da Acicam

GOTAS DE MISERICÓRDIA


Tens acesso a Mim a todo momento, a qualquer hora do dia quero falar contigo e desejo conceder-te graças. (Diário de Santa Faustina, 1485).Do Blog da Eliana Sá.

BASQUETE SUB 14: CAMPO MOURÃO ENFRENTA hoje Londrina, às 19h30, no ginasinho JK


A equipe Sub-14 de Campo Mourão inicia hoje as finais do Campeonato Paranaense de Basquete com a estreia às 19h30 diante da ALE/Londrina.
A competição é promovida pela Federação Paranaense de Basquete e irá até domingo com a participação das equipes Campo Mourão, Canadá Country Club e ALE de Londrina, Círculo Militar de Curitiba e Sepam/ Ponta Grossa.
Confira a ordem dos jogos e prestigie a equipe mourãoense.
HOJE -
17h30 SEPAM X Canadá/Londrina e 19h30 - Campo Mourão X ALE/Londrina
Quinta Feira - 17h30 - ALE/Londrina X SEPAM e 19h30 - Canadá/Londrina X Círculo Militar
Sexta Feira - 17h30 - ALE/Londrina X Canadá/Londrina e 19h30 - Campo Mourão X Círculo Militar
Sábado - 17h30 - SEPAM X Círculo Militar e 19h30 - Campo Mourão X Canadá/Londrina
Domingo 08h30 - Círculo Militar X ALE/Londrina e 10h30 - Campo Mourão X SEPAM
Os 18 atletas mourãoenses relacionados pelo técnico Emerson de Souza são:
Maradona, Jorginho, Lucas, Gustavo, Igor, Menezes, Léozinho, Bruno, Gustavão, Hiago, Léo Vanin, Ricardo, Elvis, Elton, Bartoski, Gabrielzinho, Gui e Daniel.
Fazem parte da comissão técnica o Prof. Eliseu de Souza, Prof. Rafael Gandhi e o mordomo José Ari.

EVANGELHO DO DIA Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 21,12-19)
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão;
sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

22 de nov. de 2011

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS EM CURITBA:Um manifesto pela liberdade


A 21.ª Conferência Nacional dos Advogados, que acontece em Curitiba até quinta-feira, teve ontem a primeira rodada de palestras centrada no tema “Liberdade, Democracia e Meio Ambiente”. A liberdade foi a palavra-chave dos debates das palestras no painel principal “Direito de Liberdade”, realizado no Grande Auditório do Teatro Positivo, e também assunto corrente nos outros painéis. Ao todo, participam do evento 7 mil inscritos (3.350 de Curitiba; 1,2 mil de outras cidades do Paraná e 2.450 de outros municípios do Brasil). Nas palestras, muitos debates e sugestões para o aperfeiçoamento da legislação brasileira.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, um dos grandes nomes do dia, participante do painel principal, relacionou a importância da liberdade de imprensa na manutenção da democracia do Brasil. “A imprensa vitaliza, tonifica todos os conteúdos da democracia.”
Excessos
No painel “Direitos e garantias do Investigado, Indiciado e Réu”, Miguel Reale criticou a influência da mídia nos processos criminais. Segundo ele, a mídia tem se exacerbado em seu papel, refletindo não a opinião da maioria, mas de quem determina como a notícia será veiculada.
Reale disse que não é a função da imprensa ser neutra, uma vez que ela tem o dever de informar e criticar. Mas, segundo ele, a mídia deve ter limites em relação ao adiantamento de convicções. “Nesses casos, deve existir o direito de resposta, para garantir que haja um julgamento justo.”
Já o presidente da Ordem dos Advogados no Paraná (OAB-PR), José Lúcio Glomb, ressaltou a importância da liberdade de imprensa, durante a sessão de abertura do evento, pela manhã.
“É fundamental preservar as garantias individuais com a vigência de instrumentos legais e o direito irrestrito ao livre pensar. Controlar os meios de comunicação significa implantar a censura por vias oblíquas. E sabemos como a censura custa caro para a população que tem todo o direito de se informar, de ser informada, de informar.” Para Glomb, quem deve apreciar os possíveis excessos e abusos cometidos pela imprensa é o Judiciário, e de forma independente.
Gazeta do Povo

ORAÇÃO À SANTA CECÍLIA


Ó Gloriosa Santa Cecília,
apóstola de caridade,
espelho de pureza e modelo de esposa cristã!
Por aquela fé esclarecida,
com que afrontastes
os enganosos deleites do mundo pagão,
alcançai-nos o amoroso conhecimento
das verdades cristãs,
para que conformemos a nossa vida
com a santa lei de Deus e da sua Igreja.
Revesti-nos de inviolável confiança
na misericórdia de Deus,
pelos merecimentos infinitos
de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dilatai o nosso coração, para que,
abrasados do amor de Deus,
não nos desviemos jamais
da salvação eterna.
Gloriosa Padroeira nossa,
que os vossos exemplos de fé e de virtude
sejam para todos nós um brado de alerta,
para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus,
na prosperidade como nas provações,
no caminho do céu e da salvação eterna.
Assim seja.

HOJE É DIA DE SANTA CECÍLIA, padroeira da Música e dos Músicos


Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que,tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília.
Segundo este relato, Cecília seria da "nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância".Ela foi dada em casamento,contra a vontade,a um jovem chamado Valeriano. Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência. Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia. Da alegria geral que estampava nos rostos de todos, só Cecília,fazia exceção. A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinasse a tristeza.
Estando só com o noivo, disse-lhe, Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.
Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano,ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que também ele se tornasse cristão.
Turcius Almachius, prefeito de Roma, "teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados". Também Cecília, " teve de comparecer na presença do juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os sabia bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, enfureceu-se e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses. De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses."
Almachius, "vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu". Segundo outros mitos, a Santa "foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa".
Almachius recorreu então à pena capital." Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte". Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.
As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas resolvessem a transladação de muitas relíquias de santos para igrejas de Roma. O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo.
Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo, foi "encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado". O esquife foi "achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília". Ao lado da Santa acharam seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.
Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.
A Igreja ocidental, como a oriental, têm grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da Missa. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada hoje, dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.

Fonte: site de Santa Cecília.

EVANGELHO DO DIA Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011


Evangelho (Lucas 21,5-11)
Terça-Feira, 22 de Novembro de 2011
Santa Cecília
Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas.
Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

21 de nov. de 2011

OAB COBRA REFORMA POLÍTICA URGENTE para combater a corrupção


Na sessão solene de abertura da 21ª Conferência Nacional dos Advogados, da qual participou o governador do estado do Paraná, Beto Richa, os presidentes da OAB nacional, Ophir Cavalcante, e da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, falaram das necessárias mudanças pelas quais o Brasil precisa passar. Segundo eles, no campo político, a mais urgente delas é a reforma política ampla e irrestrita. Os painéis começaram nesta segunda-feira (21), em Curitiba.
A plateia do Teatro Positivo, lotado, aplaudiu quando Cavalcante afirmou que a corrupção não é mais endêmica no Brasil, mas sim institucional, tornando-se presente em todas as esferas de poder. “Não podemos simplesmente ignorá-la, mas antes buscarmos nosso espaço, sob pena de deixarmos nosso papel de vanguarda. Se pensam os governantes de plantão que essa corrupção está a protegê-los, esta é a capa de uma democracia corroída por dentro.” Segundo ele, é urgente uma reforma política para combater esse mal, pois ela é a mãe de todas as reformas.
Cavalcante ressaltou a importância da Lei da Ficha Limpa e o papel dos advogados para que ela seja aplicada o quanto antes. “A sociedade deu um passo a partir da Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade a OAB busca no STF. Essa é uma das maiores armas que a advocacia brasileira tem para contribuir para a efetiva democratização em nosso país.”
Cobrança
José Lucio Glomb também cobrou a realização de uma reforma política ampla e completa. Segundo ele, o caso dos Diários Secretos da Assembleia Legislativa do Paraná, revelado pela Gazeta do Povo e pela RPCTV, demonstra a necessidade dessa reforma. “É hora de mudar. Precisamos de um Legislativo forte, para que cumpra seu papel fundamental. Avalio com é difícil para o bom parlamentar suportar a avalanche de críticas que recai sobre o Poder que representa.”
O presidente da OAB-PR ainda ressaltou a importância da liberdade de imprensa. “É fundamental preservar as garantias individuais com a vigência de instrumentos legais e o direito irrestrito ao livre pensar. Controlar os meios de comunicação significa implantar a censura por vias oblíquas. E sabemos como a censura custa caro para a população que tem todo do direito de se informar, de ser informada, de informar.” Para Glomb, quem deve apreciar os possíveis excessos e abusos cometidos pela imprensa é o Judiciário, e de forma independente.
Gazeta do Povo

PAPO DE FÉ com Luzia Santiago: O amor transforma o coração


Os gestos de bondade tocam o coração das pessoas, mesmo quando elas não falam nada. O lindo é quando fazemos o bem sem olhar a quem, somos os primeiros a ser beneficiados, porque esta é uma forma de oração continuada que mantém sempre nosso coração próximo a Deus.
Luzia Santiago, do Blog da Canção Nova.

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Ordem e Progresso


As cores de nosso símbolo nacional parece que estão mais fortes. E não só no esporte. Temos mesmo que acreditar mais nas nossas riquezas e buscar sempre mais ordem e progresso, apesar da crise que abate o mundo.
A Presidente Dilma Rousseff sabe que a crise é “forte” e deve ser “duradoura”. Acha que o impacto sobre o Brasil será menor agora do que foi em 2008. Mas rema na contramaré dos mandachuvas da Europa e dos EUA: "A minha pauta é completamente diferente da pauta dos países desenvolvidos. Os países desenvolvidos discutem crise, dívida soberana e dívida de bancos… Nós, aqui, discutimos investimento, redução de imposto, crescimento e como é que nós vamos cada vez mais ampliar o espaço do Brasil no mundo."
Houve um tempo em que o pedaço desenvolvido do mundo flutuava sobre o mercado sem controle enquanto o resto do planeta se afogava... Agora o Brasil é olhado com outros olhos pelos países desenvolvidos, mas é importante estar com os pés no chão, colocar suas “barbas de molho” como diz o ditado e aprender as lições das consequências da crise mundial sobre todos os países, tanto os desenvolvidos, os em desenvolvimento, os pobres...
Nas palavras do economista Carlos Lessa "A presidente sabe que a crise mundial, explicitada em 2008, será de longa duração e que o mundo pós-crise não é previsível, mas haverá a modificação geopolítica do planeta, uma profunda onda de inovações tecnológicas e alteração em padrões comportamentais". Mas a presidente é economista e sabe que é importante controlar a inflação, reforçar o sistema bancário oficial, expandir o crédito reduzir os juros básicos para incentivar a produção e consumo interno.
Conhece bem a perversa tendência do sistema financeiro de, em tempos de crise, adotar políticas defensivas que aprofundam a crise. A preferência pela liquidez desvia as empresas da realização de investimentos de ampliação de capacidade produtiva e passam a optar por aplicações financeiras. As organizações bancárias e do mercado de capitais tendem a restringir empréstimos, guardar recursos e aprofundar assim a tendência à fase depressiva da economia. As empresas, acreditando na crise, adotam uma conduta de recessão, de paradeira que acelera e aprofunda a crise.
É o que está acontecendo nos EUA, onde, apesar do Fed (Federal Reserve) ter adquirido ativos podres e duvidosos e injetado volumes colossais de recursos no sistema bancário americano, os bancos não estão reativando a economia, estão cautelosos no crédito, prosseguem com a execução de hipotecas imobiliárias e paralisam a atividade da cons
trução civil.
A família americana hoje vê o futuro com angústia e decidiu pela contenção do consumo, que aprofunda o inquietante processo depressivo. Também na Europa os bancos da zona do euro não conseguem coordenar suas políticas nacionais, endividamentos, recessão e aprofundamento da crise. Tanto os EUA quanto a comunidade européia estão reduzindo importações, atingindo assim a China, que vinha sustentando o crescimento com suas exportações
.
Aprender com a crise e ter em vista um projeto nacional, atuando com o olhar firme, coordenando todas as ações econômicas, políticas, sociais para atuar em direção ao sonho de um Brasil justo, sério (sem corrupção) e próspero é o que esperamos de nossos governantes.
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br

PAPA BENTO XVI diz que mesmo com diferenças, viver como irmãos não é "utopia"


Em seu discurso na cerimônia de despedida no aeroporto internacional "Cardeal Bernardin Gantin”, na África, o Papa Bento XVI demonstrou confiante e esperançoso. "Estou intimamente convencido de que é uma terra de esperança", ressaltou.
Bento XVI disse que o continente africano tem "valores autênticos capazes de servir de inspiração para o mundo", e acrescentou que a Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus poderá suscitar perspectivas pastorais e interessantes iniciativas. "Confio-a a todos os fiéis africanos, que saberão estudá-la com atenção e concretizá-la na sua vida diária".
O Papa destacou também que mesmo com as diferenças, viver como irmãos "não é uma utopia", e questionou, "porque é que um país africano não poderia apontar ao resto do mundo a estrada a seguir para se viver uma autêntica fraternidade na justiça, fundada na grandeza da família e do trabalho?"
Ao final do discurso, Bento XVI renovou seu agradecimento ao Presidente da República Thomas Yayi Boni, aos bispos do Benin e a todos os fiéis da nação. "Desejo também encorajar o continente inteiro a ser cada vez mais sal da terra e luz do mundo. Pela intercessão de Nossa Senhora da África, peço a Deus que vos abençoe a todos", concluiu.

EVANGELHO DO DIA Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011


Evangelho (Mateus 12,46-50)
Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011
Apresentação de Nossa Senhora
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus:
“Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

20 de nov. de 2011

DO BLOG ETERNO SIM, de Néia Lambert: Crônica LENDA VIVA!


Esta crônica foi publicada no BLOG DA NÉIA LAMBERT, no www.eternosin.blogspot.com e a autora, escritora que reside em Quinta do Sol propicia a todos os seus leitores, textos de bom gosto e sensibilidade apurada, que pretende incluir no projeto “Orgulhosa Simplicidade”.
"Muitos já sabem que vivo numa modesta cidade, onde na quietude da noite, não se ouve senão o coaxar dos sapos, uma melodia harmoniosa capaz de deixar até um regente de coral impressionado, tamanha é a combinação de “vozes”.
Nunca ouvi dizer que aqui exista o famigerado “homem do saco”, figura usada pelos pais do interior para amedrontar os filhos, impingindo-lhes toda sorte de castigos inclusive serem levados pelo temível personagem. No entanto, contamos com a presença real do “homem do cavalo” que conheci logo nas minhas primeiras semanas por aqui, pois a rua onde moro faz parte do seu trajeto diário, caminho percorrido por ele duas vezes ao dia, com horário rigorosamente marcado.
A sua imagem impressiona logo à primeira vista e ainda não cheguei à conclusão de quem é mais apático: o homem ou o cavalo. Pela morosidade do animal, chego a pensar que seu dono medita enquanto cavalga. Com um chapéu por demais surrado encobrindo parte do rosto, um cigarro palheiro no canto da boca, o tronco curvado para frente, o cavaleiro traz em cada ruga de sua pele queimada as marcas de sua longa vida, creio que octogenária.
Conta-se que chegando à cidade é absolutamente necessário que ele permaneça montado, pois caso contrário seria necessário organizar uma verdadeira força tarefa para colocá-lo de volta à sela. Onde quer que pare é atendido na calçada, sempre com muita paciência, afinal trata-se de uma figura quase lendária e que por certo irá render ainda muitas histórias. É fato que toda cidade do interior conta com personagens singulares, fictícios ou não, pois assunto não pode faltar nas esquinas.
Na farmácia ele é atendido in loco e tem a sua pressão arterial medida em cima do cavalo, não é qualquer um que pode contar com esse atendimento vip. No boteco conta com o serviço de um verdadeiro drive-in, para que apear do pangaré se a cachaça pode ir até ele?
Cada vez que o vejo, de certa forma, invejo-o, queria eu poder jogar a ansiedade fora e andar, assim como ele, no meio da pista como se a rua fosse inteirinha sua. Pressa? Jamais! Mesmo que quisesse o seu “corcel” não mais trotaria, sua idade - que já se confunde com a do seu dono - não permite mais essa habilidade.
Outro dia, num final de tarde, eu o vi voltando da sua segunda ronda diária pelo “vilarejo”, um vento forte varria a poeira da rua e numerosas nuvens obesas denunciavam o aguaceiro que estava por vir, trovões e raios não foram motivos suficientes para alterar seu ritmo. De quando em quando - para meu desespero - puxava as rédeas pegajosas e ficava a contemplar as árvores onde os pássaros, bem mais preocupados que ele, já faziam sua guarida. Certamente sua longevidade é consequência dessa tranquilidade ímpar e por mim modestamente invejada.
Creia, já tive que, pacientemente, estar com meu carro atrás dessas duas figuras, cavalo e cavaleiro por um longo trecho, sequer cogitando em usar a buzina, de nada adiantaria mesmo, dizem que os dois já não andam muito bem dos ouvidos. O mais hilário foi olhar no retrovisor e descobrir que atrás já se formava uma fila parecendo mais um cortejo, ninguém ousava fazer a ultrapassagem, isso seria por demais desrespeitoso e também, convenhamos, perigoso.
Caso você venha para esses lados do Paraná e encontrar pela frente o “homem do cavalo”, certamente sua viagem será um tiquinho retardada, mas em compensação terá a chance de conhecer uma verdadeira lenda viva.
Do site http://eternosim.blogspot.com

IMAGEM DE FÉ: Quem se ajoelha diante de Deus....



EVANGELHO DO DIA Domingo, 20 de Novembro de 2011


Evangelho (Mateus 25,31-46)
Domingo, 20 de Novembro de 2011
Jesus Cristo, Rei do Universo
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.