31 de jul. de 2011

PLANTÃO DO BLOG 3: CM Basquete vence Curitiba e se classifica para o Sul-Brasileiro



A equipe do Integrado/ Fecam/ Campo Mourão venceu neste domingo sua segunda partida na fase final da Taça Paraná Adulta Masculina, em Ponta Grossa, no ginásio Borell Du Vernay. Campo Mourão venceu o Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil por 114 a 72 (63 a 35 no primeiro tempo). Os cestinhas da partida foram os atletas, Adair Rocha, de Curitiba, com 30 pontos, e Rodrigo Compri, de Campo Mourão, com 29 pontos.
Na outra partida, o Guarani/ Cescage/ SMER perdeu para o Maringá/ Usaçúcar, por diferença de 20 pontos.

Com esses resultados, Maringá conquistou o título da competição e Campo Mourão foi vice-campeão. Assim, essas duas equipes estão garantidas no Campeonato Sul Brasileiro Adulto Masculino.

PLANTÃO DO BLOG 2: Sport perde para o Cascavel e é rebaixado para "Terceirona" em 2012



O Sport Club Campo Mourão perdeu para o Cascavel, por 4 a 2, na tarde chuvosa deste domingo no estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana e foi rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Paranaense 2012.

Isso se houver time e interessados em tocar e reerguer o time na nova temporada.

Os torcedores já esperavam por essa queda, pois desde o início, o Sport, através do seu presidente Luiz Carlos Khel ameaçava não disputar a competição e poderia "vender" a vaga para grupos interessados. Aconteceu até um pequeno ensaio em reverter essa situação com o empresário Osni Menezes conversando com outros desportistas e falando na imprensa do seu interesse em apoiar o "Leão do Vale". Ficou só na intenção e em algumas conversas. O projeto não deu certo e o time foi administrado por um grupo de empresários que detém, também, o comando na Sociedade Esportiva Platinense, de Santo Antonio Platinense, no norte pioneiro, que está na "Terceirona" deste ano.

E assim, os "estrangeiros" chegaram, mostraram organização e boa vontade, montaram um bom time, mas constaram que não tinham e não teriam o estádio Roberto Brzezinski, o nosso velho "RB" em condições de sediar jogos do time na competição; E sem estádio para jogar, tiveram despesas de mais de R$ 5 mil para jogar em Apucarana, com ausência da torcida e da imprensa, sem contar, a falta de apoio da cidade para levar e elevar o nome do futebol mourãoense.

Como torcedor e mourãoense da comunicação, que tive a felicidade de criar o slogan "Leão do Vale" no final da década de 80, fico triste com essa queda para a "terceirona" no Paranaense. Esse resultado era perfeitamente esperado, previsível, desde o início devido as condições e os acontecimentos antes, durante e agora no final do Sport na "Segundona".

Será o fim do futebol profissional em nossa cidade? Pode até ser que não, mas, dificilmente, pelas conversas com empresários de nossa cidade. Não podemos esquecer que 2012 será ano de eleição municipal para prefeito e vereadores, e tudo pode acontecer. Tudo, até um grupo de empresários se organizarem para disputar com o Sport uma terceira divisão.

PLANTÃO DO BLOG: Londrina toma dois gols no final e provoca quadrangular no Paranaense



Estava tudo dando certo. O Londrina ganhava do Foz por 3 a 1 na Fronteira e o Toledo empatava com o Serrano em Prudentópolis, por 0 a 0.

Estava. Até que o Foz, com um jogador a menos fez dois gols em menos de cinco minutos e jogou "água no chopp" do Tubarão, que estava prestes a ser campeão também do segundo turno e se classificar junto com o Toledo para a Primeira Divisão do futebol paranaense em 2012.

Agora, haverá semifinais com "mata-mata" reunindo Toledo x Foz e Londrina x Grêmio Metropolitano, de Maringá, que empatou em casa com o Nacional de Rolândia, por dois gols.

O que estava fácil, pode custar caro para o tradicional Londrina, já que os vebcedores dos "mata-mata" decidirão o título da "segundona" e subirão para a divisão de elite em 2012.

EVANGELHO DO DIA 31 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 14,13-21)
Domingo, 31 de Julho de 2011
18º Domingo Comum
Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um
lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”
16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”
17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”.
18Jesus disse: “Trazei-os aqui”.
19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.
20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças”.
Palavra da Salvação: Glória a Vós, Senhor!

30 de jul. de 2011

PLANTÃO DO BLOG 2: CM Futsal erra muito e perde em casa para o Corbélia por 3 a 1



Jogando em casa o Campo Mourão Futsal errou muitos passes, perdeu muitas oportunidades e também o jogo na noite deste sábado, por 3 a 1 para o Corbélia, que veio com postura defensiva e veio para jogar nos erros do time mourãoenses.
Pouco mais de 300 torcedores estiveram no ginásio Valternei de Oliveira e viram a segunda derrota do time mourãoense na segunda fase. O próximo jogo será nesta sexta-feira, às 20h30, também em Campo Mourão diante do São Miguel do Iguaçu.

PLANTÃO DO BLOG: CM Basquete vence P. Grossa na Taça Paraná e joga domingo com Círculo Militar



Por 81 a 72, Campo Mourão Basquete venceu o Guarani, de Ponta Grossa, na noite deste sábado em Ponta Grossa.

A equipe do Integrado/ Fecam/ Campo Mourão venceu sua primeira partida na fase final da Taça Paraná Adulta Masculina, no ginásio Borell Du Vernay. A equipe se recuperou da derrota sofrida na primeira rodada, e venceu o Guarani/ Cescage/ SMER por 81 a 72 (38 a 29 no primeiro tempo). Os cestinhas da partida foram os atletas Danilo Tavares, do Guarani, e Thiago Rosa, de Campo Mourão, que anotaram 29 e 24 pontos, respectivamente.
Neste domingo, o Integrado/ Fecam/ Campo Mourão enfrenta o Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil, as 9h30. Já o Guarani/ Cescage/ SMER pega o Maringá/ Usaçúcar, as 11h30.
De acordo com o regulamento da competição, as equipes se enfrentam em sistema de turno único, sendo a campeã da Taça Paraná Adulta Masculina, a que somar o maior número de pontos. As duas equipes melhores colocadas garantem vaga no Campeonato Sul Brasileiro Adulto Masculino.

Com Informações do site da Federação Paranaense de Basquetebol.

OS CATEQUISTAS DO SANTUÁRIO Nossa Senhora Aparecida em CM

Na imagem acima, os catequistas do Santuário Nossas Senhora Aparecida, de Campo Mourão, reunindo os voluntários da Matriz e da Capela Nossa Senhora do Perpértuo Socorro, da Vila Rio Grande. Eles estiveram reunidos em uma formação catequética para evolução na caminhada pastoral. Vale lembrar que Ser Catequista é um dom a serviço de Deus e da evangelização. É estar disposto a semear a esperança com palavras e exemplos, levando as pessoas - crianças, jovens e adultos - a mensagem do reino de Deus.
Ser Catequista é uma resposta ao chamado de Deus
, é uma resposta com perseverança e dedicação para fazer este mundo melhor, com mais sabedoria e interesse das palavras de salvação proferidas por Deus.

Ser Catequista é ter em mente que não é e não precisa ser especialista em Bíblia, em Liturgia ou em Moral, mas sim, ser testemunha da fé com exemplos e obras, não importa o tamanho e a quantidade, mas de maneira contínua.
Portanto, Catequistas, do Santuário e de todos os lugares: Deus tem um propósito para vocês. Não tenham medo, peçam a luz do Espírito Santo e façam com amor a sua missão. Deus, na sua bondade, misericórdia e amor fará com que você seja a diferença e seja um instrumento de evangelização. Viva!

É HOJE! Rádio Colméia AM transmitirá futsal do CM na Chave Ouro




Confirmado. Futsal sem rádio não tem graça, certo? Certíssimo, por isso, é que anuncio com satisfação a iniciativa da Rádio Colméia AM através dos companheiros Gerson Maciel, Luiz Cláudio e Roberto Soares, que a partir de hoje passará a transmitir os jogos do Campo Mourão Futsal n a Chave Ouro do Campeonato Paranaense 2011. Viva!

Mesmo com dificuldades e sem o apoio devido, os nossos companheiros irão a luta em respeito a grande torcida mourãoense e regional para levar as emoções do salonismo.

É, realmente, futsal no rádio tem mais graça e emoção. Quem está de parabéns são os milhares de ouvintes que compõem a multidão invisível,a apaixonada pelo esporte.
"Acreditamos ser possivel realizar um bom trabalho e garantir a alegria dos apaixonados pelo nosso futsal", comemora Roberto Soares. A narração dos jogos será de Gerson Maciel com reportagens de Luiz Cláudio e como âncora Roberto Soares.
E viva a Rádio Colméia AM.

TAÇA PARANÁ DE BASQUETE: CM perde na estreia para Maringá e joga hoje com P. Grossa



Na rodada de abertura da fase final da Taça Paraná Adulta Masculina, as equipes do Maringá/ Usaçúcar e Guarani/ Cescage/ SMER venceram suas partidas. A competição está sendo disputada no Ginásio Borell Du Vernay (Rua Rui Barbosa, s/n - Centro - Ponta Grossa), até amanhã.
O Maringá/ Usaçúcar venceu o Integrado/ Fecam/ Campo Mourão por 81 a 77. O cestinha da partida foi o atleta Thiago Farias, de Campo Mourão, que anotou 25 pontos.
Já a equipe do Guarani/ Cescage/ SMER venceu o Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil por 87 a 75. O atleta Gustavo Moreira, do Guarani, foi o cestinha da partida com 24 pontos.
De acordo com o regulamento da competição, as equipes se enfrentam em sistema de turno único, sendo a campeã da Taça Paraná Adulta Masculina, a que somar o maior número de pontos. As duas equipes melhores colocadas garantem vaga no Campeonato Sul Brasileiro Adulto Masculino.

Confira a tabela e os resultados da competição:
- 29/07 (Sexta-feira) - Ginásio Borell Du Vernay - Ponta Grossa
18h00 (JG 29) - Maringá/ Usaçúcar 81 x 77 Integrado/ Fecam/ Campo Mourão
20h00 (JG 30) - Guarani/ Cescage/ SMER 87 x 75 Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil
- 30/07 (Sábado) - Ginásio Borell Du Vernay - Ponta Grossa
15h30 (JG 31) - Maringá/ Usaçúcar x Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil
17h30 (JG 32) - Guarani/ Cescage/ SMER x Integrado/ Fecam/ Campo Mourão
- 31/07 (Domingo) - Ginásio Borell Du Vernay - Ponta Grossa
09h30 (JG 33) - Integrado/ Fecam/ Campo Mourão x Círculo Militar/ Dom Bosco/ Amil
11h30 (JG 34) - Guarani/ Cescage/ SMER x Maringá/ Usaçúcar
Divulgação/ FPRB

EVANGELHO DO DIA 30 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 14,1-12)
Sábado, 30 de Julho de 2011
São Pedro Crisólogo
1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do gover­nador Herodes
. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permi­tido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos con­vidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. De­pois foram contar tudo a Jesus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de jul. de 2011

COPA COAMO e futsal da Chave Ouro são atrações do Tocando de Primeira 936 na Rádio Colméia



O programa Tocando de Primeira deste sábado, com a edição de número 936 pelos 850 KHZ da Rádio Colméia terá muitas atrações, a partir das 11 horas, ao vivo do seu estúdio número um.
No primeiro tempo, em destaque a Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço.
Presenças de representantes da Coordenação Técnica - Marcélio Szdylowski, Luis Carlos Santana, Ubirajara Rodrigues, o "Birão", e Jader dos Santos.
Os radialistas Gerson Maciel e Roberto Soares, e o atleta Pilil do Campo Mourão Futsal estarão ao vivo no segundo tempo do programa, para falar do jogo deste sábado em casa diante do Corbélia, às 20h30, no ginásio Valternei de Oliveira.
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho!
Programa Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro!
Valorizando o bem, resgatando esperanças e promovendo os bons exemplos.
Oferecimento:
CENTRO DIAGNÓSTICOS DR. MARCOS CORPA; CARTÓRIO DO VALDEMAR; PARANÁ SUPERMERCADOS; TINTAS MODELO; FERRAGENS CENTRAL; ESCOLA EDUCARE; GUARDIAN MONITORAMENTO, SUPER FIORELA; ÓTICA VISOLUX e TOPOCAMP.

RECONHECIMENTO: Coamo recebe prêmio Ocepar 2011 na categoria “Rádio Jornalismo”




A Coamo Agroindustrial Cooperativa ficou com o segundo lugar no Prêmio Ocepar de Jornalismo 2011 na categoria “Rádio Jornalismo”. “Assistência que gera lucro, transforma pessoas e garante progresso no campo”, foi o tema da reportagem de autoria de Wilson Bibiano Lima, da assessoria de imprensa da Coamo, que foi veiculada no programa de rádio “Informativo Coamo” no último dia 11 de julho. Nesta categoria, participaram programas produzidos por emissoras abertas e também por assessorias de comunicação de cooperativas de todo o Paraná. A entrega dos prêmios aconteceu na quinta-feira (28), a noite no auditório da Ocepar em Curitiba, com a presença de autoridades cooperativistas e estaduais, como o governador Beto Richa. Ao todo foram inscritos 92 trabalhos em todas as categorias: rádio, televisão, impresso e mídia corporativa. De todos, 14 foram selecionados e premiados pela comissão julgadora do Prêmio Ocepar 2011.
A matéria que deu a Coamo o segundo lugar no concurso deste ano valorizou os últimos 40 anos do cooperativismo paranaense, conforme determinava o regulamento do evento.Na categoria rádio, o primeiro lugar ficou com a rádio Banda B, de Curitiba, que também teve a Coamo como tema, com o título "Da terra da saúva, da samambaia, do sapé nasceu a Coamo, a maior cooperativa da América Latina".
Para Wilson Bibiano, o tema premiado valorizou o cooperativismo paranaense, mas sobretudo o trabalho desenvolvido pela assistência técnica da Coamo, fator determinante para a escolha do assunto. “Os últimos quarenta anos foram de avanços significativos para a agricultura do Paraná, e o trabalho preconizado pela Coamo e seu corpo técnico foi determinante para esse crescimento”, conta.
Orgulho - “Estamos felizes com esta classificação entre os três finalistas na categoria rádio jornalismo, concorrendo não só com outras cooperativas, mas também com outras emissoras de rádio. A reportagem foi muito bem produzida e apresenta a evolução do trabalho das cooperativas e da Coamo nesses quarenta anos para o aumento das produtividades agrícolas dos seus associados coma difusão e o uso de modernas tecnologias.", disse o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Outras categorias – Na categoria imprensa o jornal Folha de Londrina concorreu com o tema “Cooperativismo vertical”, destacando o trabalho de agroindustrialização realizado pela Coamo nesses quarenta anos de atividade como forma de agregar valor à produção dos cooperados. Esse veiculo foi premiado com o terceiro lugar.
Bibiano, com o troféu Ocepar 2011 e ao lado dos companheiros da assessoria de imprensa Ilivaldo Duarte, Karhiely Rodrigues, Ana Paula Pelissari e Antonio Márcio.

BASQUETE: Com desfalques, CM estreia hoje na Taça Paraná em Ponta Grossa



Com apenas 5 jogadores adultos a equipe do Integrado/Fecam/Campo Mourão partiu na madrugada desta sexta para a região dos Campos Gerais com o objetivo de trazer o tetracampeonato da Taça Paraná.

A equipe viajou desfalcada do ala Felipe e do pivô e capitão da equipe Borracha que se recuperam de contusão e estarão disponíveis apenas para o Campeonato Paranaense onde Campo Mourão irá tentar o tricampeonato.

Os reforços Schneider e Omar também não poderão atuar já que o prazo de inscrição já se encerrou no segundo circuito e eles só se apresentarão na próxima segunda-feira dia 2. Mesmo assim a equipe viaja motivada para Ponta Grossa, já que além do título a competição da duas vagas para o Campeonato Sul-Brasileiro que será realizado em setembro no estado de Santa Catarina.

O técnico Emerson de Souza irá aproveitar a ausência dos atletas contundidos e dos novos contratados para dar oportunidade aos garotos do juvenil que irão aproveitar a oportunidade com bastante entusiasmo depois de conquistarem no ultimo dia 16 o título do Campeonato Paranaense Juvenil sobre Londrina.

A delegação mourãoense é composta pelos seguintes atletas:Carlos, William, Cleiton, Mathias e Willião (adultos)Rodrigo, Angelo e Wagner (sub-18)Zuchini, Alison, Zé Wellinton e Vitor (sub-17)Comissão Técnica: Emerson, Eliseu, Rafão, José Ari e China Hirata.

O jogo de estréia de Campo Mourão é nesta sexta contra a equipe de Maringá as 18hs no ginásio Borel e às 20 horas se enfrentam Curitiba e o time da Casa. A competição terá continuidade até domingo onde será decidido o título da temporada 2011.

EVANGELHO DO DIA 29 de Julho de 2011



Evangelho (João 11,19-27)
Sexta-Feira, 29 de Julho de 2011
Santa Marta
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por
causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

28 de jul. de 2011

COLUNA DE CAMILA ZAZULA: Aparelhos Auditivos, parte 2



Nesta semana continuaremos a falar sobre aparelhos auditivos.
Atualmente, possuem três tipos de tecnologias de aparelhos auditivos:
Analógicos: foram os primeiros a serem lançados no mercado. O som é captado por um microfone, enviando-o para um pequeno amplificador. Já amplificado, o som é conduzido a um receptor que o remete para a orelha. Seus ajustes são realizados manualmente por um profissional, geralmente um fonoaudiólogo.
Digitais: são os aparelhos de ultima geração que temos no mercado. São os mais avançados. O som passa por um processador de sinal que o digitaliza e o amplifica de forma diferenciada. Esse sistema proporciona ainda uma maior flexibilidade e precisão nos ajustes da amplificação sonora. A tecnologia digital permite a existência de memórias diferentes para amplificações personalizadas em diferentes ambientes sonoros, como a amplificação apenas da fala e redução de ruído ambiental. A programação do aparelho é realizada por um fonoaudiólogo em um computador.
Programáveis- Digitais por trimer: são os aparelhos com um sistema intermediário entre os analógicos e os digitais. Podem ser chamados de digitalmente programáveis. Seu funcionamento se equivale a um aparelho analógico, porem seus ajustes são através de uma chave.
Os aparelhos auditivos funcionam com uma pilha de zinco que deve ser trocada, em média, a cada 10 dias.
Os modelos dos aparelhos auditivos são:
Microcanal: aparelho que fica totalmente dentro do canal auditivo, se tornando praticamente invisível em seus usuários.
Intracanal: aparelho que, como o nome já diz, fica dentro do canal auditivo, sendo uma das opções para pessoas que querem unir a estética à boa amplificação.
Intra- auricular: aparelho que fica posicionado dentro do ouvido, ocupando toda a parte da concha auricular, sendo indicado para pessoas que apresentam perdas leves a severas.
Retroauricular: aparelho que fica atrás da orelha, muito conhecido no mercado. é um dos modelos mais antigos e pode ser adaptado em pessoas com perdas auditivas de todos os graus. Pode ser de tamanho normal ou mini- retro.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

EVANGELHO DO DIA 28 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 13,47-53)
Quinta-Feira, 28 de Julho de 2011
17ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo
. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de jul. de 2011

ELIZEU DE SOUZA, do basquete mourãoense, participa de evento na Escola Nacional de Técnicos




O acadêmico de Educação Física do Integrado e supervisor do Campo Mourão Basquete, Eliseu Souza, esteve participando recentemente de treinamento para aprimoramento na modalidade na Escola Nacional de Técnicos. A convite do BLOG , ele relata como foi esta experiência.

"Foi muito importante para mim participar na Escola Nacional de Técnicos, para continuar meu aprendizado no basquete. Nesses dias estive trocando conhecimentos com técnicos de outras cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As aulas teóricas e práticas foram ministradas por exelentes profissionais que possuem grande experiência no meio do basquetebol, como Paulo Bassul, que já dirigiu a seleção feminina nas olimpíadas de Pequim e no bronze de Sidney, e o ex-armador da seleção brasileira de 1987 e atual treinador do Bauru, Jorge Guerra, o Guerrinha.
Sem dúvida, foram quatros dias de muito aprendizado, muito importante para que invista na melhoria da minha prática pedagógica no basquetebol de nossa cidade." Na imagem, Eliseu e o famoso jogador Rolando, ex-seleção brasileira de basquetebol.

COLUNA BOAS MANEIRAS com Lucilene Bunhak de Araújo



Leitores fiéis desta coluna, depois de tantas solicitações via telefone, e-mail e pessoalmente é importante saber referente a NOIVADO.
Tomada a decisão do noivado, tudo geralmente começa por uma visita informal da namorada à família do namorado (mais tarde haverá outra visita que será formal), o qual apresenta aos seus pais “a moça com quem deseja se casar”.
Outras visitas no mesmo estilo informal poderão ser feitas aos avós, tios, casais amigos do noivo e, reciprocamente, pelo lado dos parentes e amizades da noiva, após se decidirem a noivar. Note-se que o noivo e a noiva somente devem tomar essa iniciativa às vésperas do noivado, quando as pessoas possam perceber qual o verdadeiro propósito da visita, embora não se possa ainda pronunciar a palavra “noivado”. Caso contrário, a visita será inoportuna, porque permeada pela dúvida do que realmente irá acontecer... e dúvidas assim causam constrangimento nas famílias bem constituídas.
Na primeira vez que o namorado visita a mãe de sua namorada, ele será levado naturalmente a cumprimentá-la com carinho e respeito, ao lhe ser apresentado. Para expressar esses sentimentos, talvez ele deseje lhe beijar a mão – um modo de cumprimentar enfaticamente condenado pelas pessoas de costumes mais avançados, modernamente chics e charmosamente espontâneas. Porém esta forma de cumprimento pode se tornar irresistível quando realmente se deseja mostrar de modo especial o afeto por uma senhora, no caso a mãe da pessoa amada.

EVANGELHO DO DIA 27 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 13,44-46)
Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011
17ª Semana Comum
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

26 de jul. de 2011

COPA COAMO 2011: O espetáculo II!



O estado do Mato Grosso do Sul foi o homenageado na edição deste ano da Copa Coamo 2011. A pira foi concebida retratando alguns dos símbolos do estado sul-matogrossense e foi muito elogiada. Na coordenação do Cerimonial esteve Auri Salvador, que com o apoio dos profissionais da gerência de Engenharia e Manutenção fez mais uma obra prima, e um "golaço" como dizemos no mundo esportivo.

Nas imagens abaixo, mais alguns momentos do Cerimonial e da festa da Copa Coamo 2011. Fotos de Valter Velozo, do site http://www.itribuna.com.br/

o site de notícias da Tribuna do Interior.


















E viva a Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço 2011

COPA COAMO 2011: um espetáculo! Confira dez imagens da grande final em Campo Mourão












Um espetáculo! Assim foi o cerimonial de abertura, os jogos e o encerramento da Copa Coamo 2011 no último sábado em Campo Mourão.

No maior evento rural esportivo do país, 33 equipes somente na fase final, das 470 que iniciaram a competição.

Mas o que importa é celebrar, é confraternizar e promover o verdadeiro espírito esportivo. Viva!

Confira nesta primeira parte, dez imagens deste show de evento.

Fotos Valter Velozo, do site http://www.itribuna.com.br/

o site de notícias da Tribuna do Interior.

EVANGELHO DO DIA 26 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 13,16-17)
Terça-Feira, 26 de Julho de 2011
São Joaquim e Ana
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

25 de jul. de 2011

FIORELLA, UMA SUPER PADARIA, comemora 20 anos de amor por Campo Mourão



Este 25 de julho de 2011 para os empresários Geraldo Sebastião dos Santos e Antonio Darci de Matos, que administram e fazem acontecer a Super Fiorella é histórico e inesquecível.

O Geraldo da Fiorella (foto) e o Darci da Fiorella, juntamente com dezenas de colaboradores comemoram nesta data os primeiros 20 anos em Campo Mourão.
Mais do que uma simples padaria, Fiorella é uma marca forte e extremamente respeitada. É mais do que uma lanchonete, uma loja de conveniência, uma padaria ou um restaurante. A Fiorella, grafado com dois eles é Super. É um ponto obrigatório dos amigos. Foi lá que celebramos a volta do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM. Foi na Fiorella que em 1999 inauguramos o "Portal do Esporte" Tocando de Primeira reunindo um grupo de notáveis colunistas, inédito em Campo Mourão.
A Fiorella comemora 20 anos de amor por Campo Mourão, investindo na diversificação de serviços e na criatividade dos colaboradores profissionais. A Fiorella se transformou em uma superpadaria e tem se destacado como uma das melhores do pais, elevando o nome de Campo Mourão e da região
.
Em março de 2009, Geraldo dos Santos foi homenageado neste BLOG na “ENTREVISTA DE DOMINGO”. Na oportunidade ele falou um pouco da história e dos desafios da Super Fiorella. Abaixo, reproduzo algumas das respostas.

Você pode conferir a ENTREVISTA DE DOMINGO na íntegra acessando
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/03/entrevista-de-domingo-geraldo-dos_22.html

Desde quando o Senhor reside em Campo Mourão e além da Fiorella, quais são outros empreendimentos na cidade?

Geraldo dos Santos - Resido em Campo Mourão desde 1991. Na época, fizemos uma pesquisa no ramo de Padaria em várias cidades - Toledo, Assis Chateubriand, Marechal Rondon, Cianorte, Umuarama e Apucarana – que nos direcionou para esta cidade. Na época, Campo Mourão tinha apenas seis padarias - hoje tem 34, havia uma carência de produtos e o atendimento ficava a desejar – na época as padarias abriam até as 19 horas e não abriam aos domingos. Nossa proposta foi de encantar os clientes com um bom atendimento e produtos de qualidade. Começamos com uma loja discreta, mas com muita garra e determinação fomos crescendo. Em 1998, abrimos no Shopping Piu Bello nossa praça de alimentação
Quais são seus grandes sonhos como empresário? Meu maior sonho era ter meu próprio negócio, em 27 de junho de 1991 fundamos a Fiorella Pães e Doces. Na época, tinha como sócios o Darcy – que contintua até hoje- e o Wilson, que em 1996 saiu da sociedade. O meu grande sonho é ser parceiro de grandes ideias e poder investir mais nas pessoas.
O que o Senhor destaca como inovação da Super Fiorella? A Super Fiorella foi um marco na noite da nossa cidade, pois foi a partir do sucesso da Fiorella Lanches que outros empresários começaram a investir em pizzarias, lanchonetes, barzinhos e até restaurantes. Em 1999 mudamos para o prédio atual onde temos padaria, confeitaria, loja de conveniência, bistrô, lanchonete e restaurante, onde passam em média mais de 2.000 pessoas por dia. Temos 93 funcionários diretos e 15 indiretos e para nosso orgulho, a Fiorella está entre as cinco melhores padarias do Paraná e entre as 100 melhores do Brasil. A Fiorella é uma empresa reconhecida pela comunidade, pelos clientes e mais ainda pelos funcionários como um lugar digno de se trabalhar, onde impera o respeito e a dignidade, valores que são a fórmula do sucesso da Fiorella. Nossa empresa sempre investiu em responsabilidade social através de entidades filantrópicas, incentivando vários projetos culturais e esportivos, além da educação. Em nosso quadro de funcionários temos deficientes físicos e dois ex-alunos da Apae.

E viva a Super Fiorella, 20 anos de amor por Campo Mourão! Viva!

EVANGELHO DO DIA 25 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 20,20-28)
Segunda-Feira, 25 de Julho de 2011
São Tiago, Apóstolo
20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e
ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

23 de jul. de 2011

ÁRBITRO DA FIFA, Evandro Roman hoje na Copa Coamo e no Tocando de Primeira 935



O programa Tocando de Primeira deste sábado com a edição de número 935 pelos 850 KHZ da Rádio Colméia terá muitas atrações, a partir das 11 horas, ao vivo da Arcam, em Campo Mourão, com a final da Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço.
Entre os convidados, estarei juntamente com Gerson Maciel entrevistando cooperados, atletas e dirigentes que fazem parte do maior evento rural esportivo do país. E também, o secretário estadual de Esportes, o árbitro da Fifa, Evandro Rogério Roman.
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho!
Programa Tocando de Primeira, um golaço no rádio brasileiro!
Valorizando o bem, resgatando esperanças e promovendo os bons exemplos.
Oferecimento: CENTRO DIAGNÓSTICOS DR. MARCOS CORPA; CARTÓRIO DO VALDEMAR; PARANÁ SUPERMERCADOS; FIBRAFIO; TINTAS MODELO; FERRAGENS CENTRAL; ESCOLA EDUCARE; GUARDIAN MONITORAMENTO, SUPER FIORELA; ÓTICA VISOLUX e TOPOCAMP.

MOURÃOENSE TINO STANIZEWSKI:presidente da Associação Brasileira de Armazenagem



O mourãoense, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar, Silvestre "Tino" Staniszewski, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Armazenagem – ABCAO.
A 30ª Assembléia Geral da Associação Nacional de Armazenagem aconteceu em Curitiba daia 22 de julho e além do paranaense Silvestre "Tino" Staniszewski elegeu o paulista Luiz Concílius Ramos, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - Ceagesp, na vice-presidência.
Em nome da Codapar, Tino Staniszewski apresentou como principais propostas de governo para a gestão 2011/2013, intensificar as ações da Abcao junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, especialmente junto às câmaras setoriais ligadas ao meio; ampliar a freqüência de reuniões técnicas entre as associadas e público interessado visando o fortalecimento das ações; a ampliação do quadro associativo buscando agregar outras entidades e estados; a promoção de cooperação técnica e institucional com instituições ligadas ao setor de armazenagem do país e exterior, além da retomada dos seminários de armazenagem com fornecedores de equipamentos, produtos e serviços e a implantação de um sistema de ações políticas para auxiliar associadas na busca de recursos financeiros. “Vamos dotar as empresas filiadas de uma maior representatividade regional com mais autonomia e descentralização aos diretores estaduais”, disse o presidente em seu discurso de posse.
Criada há 24 anos, a Abcao exerce papel pioneiro na adoção e divulgação de novas tecnologias e de procedimentos técnicos, contribuindo com o setor armazenador nacional, especialmente o cooperativista. Atualmente ela é composta pela Codapar, Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns do Rio Grande do Sul), Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e Casemg (Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais).
Tino Staniszewski destacou que a nova Diretoria tem como principais objetivos incrementar o intercâmbio técnico e operacional entre as associadas, promover encontros e eventos relacionados à atividade de armazenagem, aumentar a representatividade da entidade nas principais questões relacionadas ao setor armazenador.Colaborando na defesa da modernização do setor e no reconhecimento do trabalho feito pelas demais filiadas, Silvestre Tino Staniszewski afirmou que muitas reivindicações feitas pela associação foram aprovadas pelo governo federal, e refletiram positivamente para o trabalho desenvolvido pelas empresas, beneficiando também o setor de agronegócios. Uma delas foi a padronização das tarifas cobradas pelos armazéns oficiais.
Tino é engenheiro agrônomo, pós-graduado em Administração Rural, foi chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) na região de Campo Mourão de 1995 a 2002. Foi secretário Municipal da Coordenação Geral da Prefeitura de Campo Mourão de 2005 a 2006. Também foi diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, entre outras associações e órgãos de classe, e Inspetor Chefe do CREA-PR. Tem 47 anos.


Fonte: Gilmar Cardoso

EVANGELHO DO DIA 23 de Julho de 2011



Evangelho (Mateus 13,24-30)
Sábado, 23 de Julho de 2011
16ª Semana Comum
Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam,
veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos ar­rancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

22 de jul. de 2011

DO BLOG DO GERSON: Futebol sem rádio, não tem graça. Sem rádio e sem TV então...



Àqueles que têm indagado e aos "curiosos" de plantão, gostaria de informar sobre o porque não estamos transmitindo o Futsal nesta segunda Parte da Chave Ouro.
Em março deste ano, fomos convidados (Eu e o companheiro Luiz Claudio), pela Televisão Carajás, através do Sr Adolfo Schel e sua esposa Leosmara para a cobertura da "Primeira" parte do Campeonato.
Convidamos então, para fazer parte das coberturas, o amigo professor Ismar Kath. Cumprimos com nosso compromisso.
Com a participação dedicada dos profissionais da TV, conseguimos levar ao telespectador, transmissões com algumas novidades (para nossa realidade), um padrão de narração, reportagens e comentários com conteúdo, pautados na informação, coerência, dinamismo e respeito e uma boa interação com o torcedor através de diferentes ferramentas (internet, telefone, etc).
Para nossa surpresa, hà alguns dias do início da Segunda Parte do campeonato, fomos informados pela TV, através do Sr. Adolfo Schel, de que a empresa não iria transmitir os jogos desta etapa (e as razões, a TV é que pode informar), havendo assim a quebra de contrato.
Acredito que nem fosse necessário falar, porém, têm-se ouvido muita conversa à boca pequena.
Não somos aventureiros da comunicação, nem tampouco pseudos jornalistas espotivos.
Atuo na imprensa esportiva ha exatos 26 anos, sempre na mesma empresa (Radio Colméia) com muito orgulho, com participação eventual em outros veículos.
O repórter Luiz Claudio está há 13 anos na Rádio Rural FM e haá 8, tenho a alegria de compartilhar com ele, as transmissões de futsal e futebol pelas quadras e campos deste estado e fora dele também.
O amigo (de verdade) Ismar, é competente professor de Educação Física e consagrado técnico de Futsal, além de um apaixonado pela comunicação e gentil colaborador para o veículo que solicite e mereça seus préstimos como analista esportivo com profundo conhecimento de causa.
Logo, é importante que, aquele que se aventura a tecer um comentário incoerente ou a fazer uma brincadeira de mau gosto a respeito de outrem, busque saber de quem está falando. Assim talvez, o "mico" seja menor.
Sentimos por não podermos estar promovendo o nosso esporte através de um microfone ou até uma câmera de TV. Mas ficamos impossibilitados, uma vez que as transmissões esportivas no rádio foram inviabilizadas finaceiramente e apostamos então num projeto de TV. Projeto este que foi abortado precocemente.
Mas o esporte é muito maior que esses pormenores e isso é o que importa. E certamente, teremos muitas outrs oportunidades e formas, de estarmos em contato com os esportistas e torcedores mourãoenses.
Gerson Maciel

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Nunca antes na história do Brasil, do mundo...



“Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como o mar, num indo e vindo infinito... Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta mentir, nem fugir...”
Realmente, vivemos num mundo em constantes mudanças, incertezas, tudo muda o tempo todo no Brasil, no mundo. A vida vem em ondas. As civilizações nascem, crescem, tem seu apogeu, sua decadência... E a velha afirmação se torna cada dia mais universal: Nunca antes na história do Brasil, do mundo...
- A Inglaterra, cujo império já governou o mundo, tida modelo de correção e seriedade, que já teve líder que duvidou da seriedade do povo brasileiro, revela ao mundo uma rede de grampos de escutas telefônicas que invadiam a vida de pessoas para abastecer os jornais com notícias maldosas... E um dos responsáveis era assessor do primeiro ministro...
- O país que se julga mais poderoso do mundo da atualidade, os EUA, sustenta sua economia em cima de uma das maiores dívidas interna do mundo, uma dívida tão grande que só a ameaça de calote já balança com a segurança monetária mundial...
- A emergente China que aponta como uma das maiores economias mundiais e quer recuperar o poder que sua civilização já teve no passado, treme sob a ameaça de calote e quebra dos EUA, a quem está ligada numa ligação de vida e morte, como um abraço de afogados... Compra os títulos da dívida dos EUA e eles compram seus produtos...
- O país apontado como o possuidor da maior reserva petrolífera do mundo, a Venezuela, deixa seu povo viver em situação de pobreza...
- A seleção do país que se julga modelo de futebol para o mundo, que tem os jogadores mais bem pagos do mundo, perdeu quatro gols em um jogo... numa semifinal de copa... para desgosto de milhões de brasileiros perplexos...
- E as sucessivas denúncias de superfaturamentos, apadrinhamento de empreiteiras de parentes, amigos, correligionário traz a tona a velha sensação de que nunca na história do Brasil se roubou tanto... Que nunca houve tanta impunidade... Que corrupção é coisa natural neste país... Que mudam os governos troca os partidos prometendo resgatar a ética na política, mas o poder parece corromper...
Ao passar da ditadura para a democracia, a liberdade de expressão revelou muitos escândalos, antes encobertos. Sob Collor parecia que atingíamos ao cume da bandalheira. O povo, os “caras pintados” nas ruas levou à deposição do presidente e a esperança do aperfeiçoamento do regime e a esperança os políticos não ousariam reincidir no crime e os eleitores não elegeriam mais pseudo-salvadores da pátria e agentes políticos de ficha suspeita. Que engano!
Sucederam-se os governos e os escândalos, uns se sobrepondo aos outros, novas denúncias encobrindo as “antigas”. Foram pegos com a mão no dinheiro do povo ministros, senadores, deputados, prefeitos… E sucederam-se escândalos que já vão sendo apagados de nossa memória curta: Mensalão, Aloprados, Sangue sugas, DNIT... Jeitos novos de roubar o dinheiro do povo foram inventados: contratos de serviços superfaturados, cheios de aditivos e de serviços mal feitos, de publicidade não feita, assessorias milionárias, lobbies, invasão de conta de caseiros, favorecimento de empresas de parentes, despesas com cartões de crédito, aposentadorias milionárias, funcionários fantasmas, mordomias, viagens... Burattis, Waldomiros, Dirceu, Delúbios, Erenices, Pagots foram peças acessórias de uma máquina para se manter no poder...
Um clima de descrença, de dúvida, desesperança invade nosso coração... Até onde vão chegar ao assalto aos cofres públicos? Quando veremos o suado dinheiro dos impostos mais caros do mundo voltar para o povo na forma de boas e seguras estradas, saúde que qualidade, educação de valores...
E as perguntas do jornalista da Folha de S.P, Fernando de Barros e Silva inquietam a todos nós... “Por que os brasileiros não reagem à corrupção? Por que a indignação resulta apenas numa uma carta enviada à Redação ou numa coluna de jornal? Por que ela não se transforma em revolta, não mobiliza as pessoas, não toma as ruas? Por que tudo, no Brasil, termina em Carnaval ou em resmungo?” Por quê?
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br

CERIMONIAL DE ABERTURA é destaque na fase final da Copa Coamo 2011 em CM



As emoções da Copa Coamo 2011 terão início às 08h25 deste sábado, no ginásio da Arcam em Campo Mourão, com a concentração e desfiles das 33 equipes campeãs regionais. Também haverá apresentações artísticas e algumas surpresas que estão sendo mantidas em sigilo pela coordenação do Cerimonial. O ginásio de esportes da Arcam será palco também, do cerimonial de encerramento, por volta das 18h00, quando serão entregues os troféus e medalhas as quatro equipes melhores colocadas na fase final.
A fase final da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço é um evento que está sendo promovido neste ano na sua 11ª edição despertando o interesse de milhares de cooperados e familiares de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Ao todo a Copa Coamo reuniu 7.500 atletas cooperados distribuídos em 470 equipes que marcaram presença em sete etapas regionais em 33 locais diferentes no período de 7 de maio a 2 de julho no prestigiamento do maior evento esportivo rural do Brasil.
Após o cerimonial de abertura, as atenções se voltam para as disputas dos 44 jogos programados pela coordenação técnica, que totalizarão mais de 1.300 minutos de bola rolando, o equivalente a 22 horas de futebol ininterrupto. As 33 equipes estão distribuídas em 11 chaves de três equipes cada, onde jogarão entre si em cada grupo classificando apenas o campeão para a segunda fase, quando os jogos serão eliminatórios.
Um dos motivos que coloca a Copa Coamo como o maior evento esportivo rural do Brasil está na prática da disciplina pelos 7.500 atletas cooperados participantes representando as quase 500 equipes inscritas em 2011. “Ao todo foram 676 jogos até agora computando setes etapas regionais com a marcação de 1.766 gols e a distribuição de apenas 29 cartões azul e um vermelho. Esses números são impressionantes e refletem o espírito de participação dos cooperados no evento”, considera Nei Leocádio Cesconetto, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Copa Coamo.

EVANDRO ROMAN, árbitro da FIFA e Secretário de Esportes do Paraná estará na final da Copa Coamo



O árbitro da FIFA, Evandro Rogério Roman e atual Secretário Especial de Esportes do Paraná estará na final da Copa Coamo de Cooperados - futebol suíço neste sábado na Arcam, em Campo Mourão. Ele estará acompanhado do mourãoense Márcio Nunes, diretor -presidente do Instituto das Águas do Paraná.

Roman prestigiará o maior evento rural esportivo do Brasil, que reunirá 33 campeões de etapas regionais, na grande festa do cooperativismo organizado pela Coamo. Na imagem, Evandro Roman, na festa em homenagem ao lateral Dirceu Mendes, no ano passado em Araruna, ao lado deste blogueiro, do esportista Valdemir Carvalho, o "Peixinho" e do jornalista Roberto Soares, da TV Cidade Sul.
A final da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço -2011 está sendo promovida na sua 11ª edição e desperta o interesse de milhares de cooperados e familiares de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Evandro Rogério Roman (37) é gaúcho de Erval Grande, mas radicado em Cascavel e entende que é importante dar atenção para a formação de atletas capazes de disputar em alto nível as diversas competições importantes que serão realizadas no Brasil nos próximos anos. “Teremos uma década voltada para o esporte, com os Jogos Mundiais Militares [2011], a Copa das Confederações e a Copa do Mundo no Brasil [2013 e 2014, respectivamente], além da Olimpíada e Paraolimpíada do Rio de Janeiro [2016].
O novo secretário é formado em Educação Física, com mestrado e doutorado na disciplina pela Unicamp. Além disso, coordenou o curso de Educação Física na Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel. Por fim, é diretor-presidente do Instituto Terra de Educação.
Tornou-se árbitro em 1992. Estreou no Campeonato Paranaense em 1994 e, um ano depois, passou a integrar o quadro nacional. Em 2008, foi aprovado nos testes da Fifa e desde então apita com o brasão da principal entidade da bola no peito.