18 de dez. de 2011

ENTREVISTA DE DOMINGO: Edilson Massao Suetomi



O esportista e analista de suporte, peabiruense de nascimento e mourãoense de coração, Edilson Massao Suetomi é o homenageado neste final de semana na ENTREVISTA DE DOMINGO, a última deste ano. E no programa Tocando de Primeira, edição 956, apresentado neste dia 17 de dezembro de 2011 na Rádio Colméia de Campo Mourão ele foi agraciado com o troféu Tocando de Primeira produzido por Troféus e Brindes Coelho, em homenagem justa e merecida por sua atuação como pai, dirigente e antes de tudo, voluntário na modalidade de tênis de mesa.
"Com um ano de idade, mudamos de Peabiru para Rolândia onde fiquei até os meus 18 anos. Estudava em um colégio num período e no outro tinha aulas em uma escola japonesa, muito comum para os descendentes de japoneses naquela época. Fiz essa rotina até sair de Rolândia e ir para Maringá estudar Processamento de Dados na UEM", conta o analista de sistemas que trabalha há mais de 20 anos na Gerência de Organização e Sistemas (Geros) da Coamo Agroindustrial Cooperativa.
"Por onde passei sempre tive a oportunidade de praticar o tênis de mesa, nunca fui um bom mesatenista, mas sempre gostei de jogar, e de estar envolvido neste meio, seja como atleta ou como coordenador ou dirigente. O ambiente do tênis de mesa é muito mais familiar do que competitivo", revela Edison Suetomi, diretor da modalidade na Arcam e na Sonibram, e também da Federação de Tênis de Mesa do Paraná.

Pessoa simples, amiga, determinada e disciplinada que gosta das coisas certas nos seus respectivos lugares. Sociável e de bem com a vida, de muitos amigos e como ciddadão com esperanças em dias melhores para os brasileiros.
Conheça um pouco da história de sucesso deste jovem empreendedor.
Ótima leitura.
Quem é Edilson Suetomi? Sou natural de Peabiru-PR, nascido em 12/05/1965.Filho de Minoru Suetomi e Mitiko Suetomi, casado com Geni Matsuko Okumoto Suetomi e pai de Guilherme Massao Suetomi. Tenho os irmãos Magali, Lucia e Alexandre. Com 1 ano de idade mudamos de Peabiru-PR e fomos morar em Rolândia-PR, onde fiquei até os 18 anos. Estudava em um colégio em um período e no outro tinha aulas em uma escola japonesa, muito comum para os descendentes de japoneses naquela época. Fiz essa rotina até sair de Rolândia e ir para Maringá estudar na UEM. Desde quando em Campo Mourão?Cheguei em Campo Mourão em junho de 1989 para trabalhar ana Coamo como analista de sistemas na Geros – Gerência de Organização e Sistemas.
Onde o senhor estudou, que cursos fez ou faz? Como nasceu sua vocação para a informática e para o tênis de mesa? Em 1983 fui para Maringá fazer o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados na UEM. Nos primeiros meses, não sabia o que era exatamente o curso, mas sabia que era o que mais se aproximava do que eu queria que era na área de tecnologia. Em 1984 comecei a trabalhar no CETIL – Procesamento de Dados, em Maringá. Fazia a UEM durante o dia e trabalhava a noite no CETIL. Foi no CETIL que realmente compreendi bem o que era processamento de dados, tive contato com diversos profissionais de várias regiões do Brasil e tomei gosto pela área em que atuo até hoje.
Após me formar em 1986, fui trabalhar na Coagru , em Ubiratã e
aprendi como trabalha uma cooperativa agrícola. Fique lá até 1989, quando vim trabalhar em Campo Mourão, na Coamo.
Por onde passei sempre tive a oportunidade de praticar o tênis de mesa, nunca fui um bom mesatenista, mas sempre gostei de jogar, e de estar envolvido neste meio, seja como atleta ou como coordenador ou dirigente. O ambiente do tênis de mesa é muito mais familiar do que competitivo.
Como o senhor se define? Sou uma pessoa relativamente calma. Gosto das coisas “certinhas”. Aprecio quando tudo é feito corretamente desde a primeira vez. Alguns dizem que sou perfeccionista, mas querer que tudo esteja ou seja feito da maneira certa é o desejo de todos.
Como é o seu dia a dia? Trabalho durante o dia na Coamo e algumas vezes por semana vou a noite na Sonibram para jogar um pouco ou treinar os atletas iniciantes no tênis de mesa. Nos finais de semana, quando não tem campeonato, procuro ficar em casa com a família, as vezes sem fazer nada e muitas vezes fazendo um monte coisas, geralmente fazendo algum reparo em casa, cortando grama, inventando alguma coisa.
O que faz profissionalmente? Atualmente atuo como Analista de Suporte na Coamo Agroindustrial Cooperativa. Estou nesta área desde 1994. Antes trabalhei como Analista de Sistemas na mesma Gerência.
E o hobby da fotografia? Quais as principais fotos, obra prima que já fez? Sempre gostei de fotografia e gosto mais ainda de fotografar. Estou aprendendo aos poucos ainda como fazer boas fotos, mas estou evoluindo. Já fiz algumas fotos que realmente ficaram muito boas, as vezes nem dá para acreditar que fui eu mesmo que fiz. Eu gosto muito de tirar fotos da minha família e dos meus amigos.
Eu acho que a fotografia é uma bela forma de você registrar um momento e poder revivê-lo tantas vezes que quiser. Ela consegue captar não somente a imagem, mas tudo mais que ela representa.
As vezes olho algumas fotos e consigo sentir novamente as emoções de quando a foto foi tirada. Quando o meu filho Guilherme tinha uns 3 anos de idade, fiz uma estatística de quantas fotos dele ou com ele eu havia tirado e descobri que tinha praticamente 1 foto por dia, ou seja mais de 1.000 fotos, e olha que as fotos eram reveladas, eu não tinha uma câmera digital ainda. Com a chegada da fotografia digital, ficou muito mais fácil praticar este hobby. Hoje você tira milhares de fotos e escolhe a que mais lhe agrada. Antes você tirava algumas fotos, mandava revelar e torcia para ficassem boas.
Quais os desafios de um analista de sistema ou profissional de TI hoje em dia? Hoje, um profissional de TI tem que ter uma mente aberta para qualquer tipo de tecnologia. Seja uma já consolidada ou ainda por ser. Tem que ter o dinamismo para
poder se adaptar as constantes mudanças que ocorrem nesta área. Tem que estar constantemente pesquisando, estudando e experimentado inovações tecnológicas. E também , tem que ter um grande comprometimento com os projetos em que participa. O que o senhor já fez, que se pudesse, jamais teria feito ou faria de novo? Não sei, não consigo pensar em nada neste sentido.
O que o senhor ainda não fez, que sonha, almeja um dia fazer? Conhecer o Japão (foto) com a minha família.
Qual o seu esporte preferido e o time do coração? Sou fã de todos os esportes, alguns eu gosto mais, outros menos, mas tenho uma preferência pelo tênis de mesa. Não tenho um time do coração, gostava muito do Flamengo de Zico, Junior, Leandro, Adilio, Andrade, Marinho, Carpegiani ... O que leva o senhor e o Sérgio Ueda e tantos outros, a serem apaixonados pelo tênis de mesa? Acho que primeiro pelo fato que gostarmos de esportes e no caso do tênis de mesa, creio que seja porque podemos contribuir diretamente para a sua prática e seu desenvolvimento, seja da modalidade como também dos seus praticantes.
Comecei com o tênis de mesa ainda adolescente em Rolândia. Treinava com os amigos, mas nunca ganhei nada, só participava mesmo. Alguns anos atrás, quando meu filho Guilherme passou a praticar o esporte, deixei de jogar e passei a acompanhá-lo nos treinamentos e nas competições, procurando sempre apoiá-lo.
Fui então convidado pelo Sérgio Ueda, então Presidente da FTMP – Federação de Tênis de Mesa do Paraná, para participar da diretoria da Federação. Desde então estou como secretário da FTMP e, coincidentemente, assumi também o cargo de sub-diretor de tênis de mesa na ARCAM.
As conquistas dos atletas de Campo Mourão, que nós acompanhamos nos treinamentos, nas viagens, nas competições, são muito gratificantes, não só pelas conquistas em si, mas porque vemos o quanto eles se esforçam, se dedicam para que isto aconteça.
Fico muito orgulhoso do desempenho destes atletas e também porque entre eles está o Guilherme. Eu vejo como ele se esforça para conciliar o estudo com treinamentos e competições. Felizmente ele vai bem nos estudos e em geral tem ido bem também nas competições de Tênis de Mesa que participa. Agradeço a Sonibram, a FECAM, a COAMO, que são as grandes parceiras do Tênis de Mesa de Campo Mourão.
VAPT-VUPT
Ética em uma frase é...
Fazer o deve ser feito de maneira correta , respeitando os direitos de todos.
Política é... Algo que deveria servir para unir os indivíduos de opiniões diferentes em prol do bem comum, da unidade . Acho que isto foi esquecido por algumas pessoas que se dizem políticos.
Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão? Sérgio Ueda, Edson Hirata e Nelson Martins (foto). Sergio Ueda e Edson Hirata pela dedicação fora do comum para com o esporte (Tênis de Mesa e Basquete, respectivamente) e Nelson Martins pelo esforço para que o basquete de Campo Mourão seja organizado e competitivo, e que pode servir de exemplo para outras modalidades.
Cite três personalidades mourãoenses? José Aroldo Galassini, Antonio Satoshi Shima e Ilivaldo Duarte. José Aroldo Galassini pela capacidade de liderança e de administração, Antonio Satoshi Shima pelo seu empreendedorismo e pelo sua disponibilidade em ajudar a todos, e Ilivaldo Duarte pelo apoio que ao esporte amador e aos seus amigos.
Campo Mourão do presente é... uma cidade boa para se morar, mas precisa de mais atenção em sua administração para que possa se desenvolver de m
aneira organizada.
A Campo Mourão do futuro será!!!! uma cidade muito melhor do que é hoje.
Governo Nelson Tureck.... poderia ser melhor.
Governo Beto Richa.... muito acanhado ainda.
Governo Dilma.... é a chance de uma mulher poder arrumar e limpar a casa, tirando toda a sujeira que incomoda a todos, e colocando tudo em seu devido lugar.
Comida... Adoro comida japonesa, brasileira, italiana, alemã, etc.
Música... Qualquer tipo de musica, acho que depende muito do momento.
Um fato inesquecível... O nascimento do meu filho Guilherme.
Um fato marcante ... O meu casamento com a Geni.
Uma fotografia...Não consigo eleger uma fotografia, quando penso nisso me vem a cabeça várias fotos pelos mais variados motivos.
O tênis de mesa é ...o esporte mais democrático que conheço, onde atletas entre de 5 ou 6 anos até mais de 80 anos podem competir em igualdade de condições.
Sérgio Ueda.....Uma pessoa e um atleta que se dedica mais aos atletas/praticantes do tênis de mesa do que propriamente ao esporte. Uma pessoa que contribui em muito para a formação do cidadão que pratica o esporte. Edilson com o filho Guilherme e a Celebridade Sérgio Ueda.

Um sonho ... Gostaria de ver o Brasil com uma economia estável, uma política livre de corrupção e escândalos , uma educação ao alcance de todos , uma referência no esporte com vários centros de treinamento para todos os esportes, sem criminalidade, sem pobreza e sem miséria,e sem desigualdade.
Qual pergunta gostaria de ter respondido e não lhe foi perguntado nesta ENTREVISTA DE DOMINGO? Aproveitando a oportunidade, onde praticar o Tênis de Mesa em Campo Mourão? As terças, quintas e sextas, das 19h30 às 22h00 na Sonibram.
Edilson e família, ao lado campeoníssimo Hugo Hoyama
Qual sentimento de receber esta homenagem?
Fiquei muito feliz em ser convidado a participar da Entrevista de Domingo do seu Blog. Fico também contente por poder compartilhar com seus leitores, alguns momentos da minha vida e algumas opinões que tenho.

Qual o seu recado aos leitores dessa ENTREVISTA DE DOMINGO?
Gostaria de aproveitar a oportunidade de desejar a todos um Feliz Natal e um Ano de 2012 repleto de realizações e de muitas felicidades. E que os próximos anos sejam sempre melhores do que os que já se foram. Feliz Natal e Feliz Ano Novo. Na imagem deste sábado (17/12) no Restaurante Mandarake, Edilson ao lado de Sérgio Ueda, Ailton Queiróz, da sua esposa Geni e do filho Guilherme, Nelsinho Martins, Antonio Satoshi Shima e Ilivaldo Duarte.

2 comentários:

  1. Mais uma entrevista, apresenta pelo confrade Ilivaldo, que nos proporciona lições de vida! Desejo ao Edilson Massao Suetomi e seus familiares muita paz e alegria no coração! Que Deus os abençoe!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ilivaldo pela excelente entrevista e justa homenagem a esse dinâmico e generoso esportista mourãoense. O Edilson atua como voluntário no Tênis de Mesa de Campo Mourão e Paraná com brilhantismo. Essa abnegação e parceria com o Sérgio refletem bem o motivo do sucesso dos mesatenistas de nossa cidade.

    ResponderExcluir