25 de nov. de 2011

HOJE TEM LANÇAMENTO EM CM: "Roberto Brzezinski, um semeador de esperanças"


Hoje comemora-se o centenário do ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski. Ele será lembrado em vários eventos, entre os quais, o lançamento da biografia escrita pelo historiador Jair Elias dos Santos Júnior.
O historiador passou seis meses fazendo pesquisas em arquivos, publicações e entrevistando pessoas, para reconstruir a vida pública do ex-prefeito que implantou os alicerces da urbanização da cidade
.

O ex-prefeito faleceu em 21 de setembro de 1959, em acidente automobilístico, no exercício do cargo, juntamente com o candidato a sua sucessão, Harrison José Borges. Neste acidente faleceram o candidato a prefeito de Engenheiro Beltrão, Aldevino Santiago e o coletor estadual, Alberto Burko Ribeiro. Somente o prefeito de Engenheiro Beltrão, Joaquim Bueno sobreviveu.
“Roberto Brzezinski como prefeito construiu a Praça Getúlio Vargas, o Estádio Municipal, acampou a Biblioteca Pública e deu apoio para a formação da Banda Municipal”, aponta Jair Elias. “Também voltou seus olhos para o interior, pois o território do município era enorme. E como educador, não deixou de investir na educação, criando e apoiando as escolas já existentes”.
Segundo o historiador, “Roberto Brzezinski foi lapidado desde a sua adolescência. Estudou no Ginásio Paranaense, celeiro que deu ao Paraná e ao Brasil, homens altamente capacitados, voltados para o humanismo nas suas ações políticas”. No livro mostra também a participação do ex-prefeito na Revolução de 1930. “O livro também mostra um homem desapegado, justo nas suas decisões e promotor da igualdade e justiça social”, lembra o historiador.
Quem foi Roberto Brzezinski
Nascido em Almirante Tamandaré, em 25 de novembro de 1911, filho de Francisco Brzezinski e Maria Kaminski. Casou com Tecla Mussak Brzezinski. Tiveram cinco filhos: Francisco Irineu, Iracema, Iria, Iran Roberto e Irene. Voluntário da revolução
de 30, com 22 anos, Brzezinski ingressou no serviço público, na condição de agente fiscal do Município de Mallet. Foi professor, diretor de escola e inspetor municipal de ensino. Ali, em 1941, tornou-se Juiz de Paz.
Em 1948, tomou conhecimento do eldorado no vale do Ivaí, as terras de Campo Mourão - na época, imagem de prosperidade sonhada por todos os imigrantes.
Roberto Brzezinski dedicou-se à atividade madeireira e as plantações de café. Desde 1952 até sua morte, viveu em Campo Mourão.
Foi eleito prefeito de Campo Mourão em 1955 com uma soma de votos que
superava a somatória de votos dos outros três candidatos. Sua vitória uniu a sigla PSD-UDN (Partido Social Democrático e União Democrática Nacional), aliança inédita em território brasileiro.
Durante seu mandato construiu a Praça Getúlio Vargas, promoveu a igualdade social, construiu escolas, abriu estradas para diversos distritos, ergueu o Estádio Municipal, instalou a Coletoria Estadual e o Serviço de Metereologia, criou a primeira Banda Municipal e fundou a Biblioteca Municipal e a sua luta incessante pela titulação de terras para posseiros, demonstrando o seu compromisso em favor dos oprimidos pelas camadas dominantes.
Sua morte antes de terminar o mandato, em 21 de setembro de 1959, e na condição de líder regional, o favorito nas futuras eleições para mandato legislativo, comoveu o noroeste e o Paraná.
Hoje, Roberto Brzezinski é nome do Estádio que construiu, de uma das ruas de Campo Mourão, uma escola de primeiro grau da vizinha cidade de Campina da Lagoa, e de um distrito chamado Vila “Roberto Brzezinski”.
Em 1993, por iniciativa do deputado estadual Namir Piacentini, foi lhe concedido o título de Cidadão Benemérito do Paraná, honraria entregue em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário